A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3356 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com docentes de uma escola de enfermagem de nível superior da cidade do Rio de Janeiro, que se propôs a identificar a percepção que os docentes da referida Escola tinham sobre as relações globais/locais da dimensão ambiental e discutir a incorporação da dimensão ambiental no seu exercício docente. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um formulário com perguntas abertas. Utilizou-se da análise de conteúdo para analisar os dados sendo possível identificar três categorias analíticas: global e local: tensões, contradições e paradoxos que geram desafios no exercício da docência; a discussão da problemática ambiental no processo de formação profissional; a questão ambiental no exercício docente. Conclui-se que a incorporação da dimensão ambiental no exercício docente e no processo de formação de futuros profissionais de enfermagem ainda é insipiente e periférica o que compromete a possibilidade de visualizar a dimensão ambiental, como eixo estruturante da sustentabilidade socioambiental e do maior e melhor entendimento das complexas relações meio ambiente-saúde. |
id |
FURG-9_061f51024abf9e333bc78b7861ef1e6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3356 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEMEducação ambientalsustentabilidadesaúdeenfermagem.Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com docentes de uma escola de enfermagem de nível superior da cidade do Rio de Janeiro, que se propôs a identificar a percepção que os docentes da referida Escola tinham sobre as relações globais/locais da dimensão ambiental e discutir a incorporação da dimensão ambiental no seu exercício docente. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um formulário com perguntas abertas. Utilizou-se da análise de conteúdo para analisar os dados sendo possível identificar três categorias analíticas: global e local: tensões, contradições e paradoxos que geram desafios no exercício da docência; a discussão da problemática ambiental no processo de formação profissional; a questão ambiental no exercício docente. Conclui-se que a incorporação da dimensão ambiental no exercício docente e no processo de formação de futuros profissionais de enfermagem ainda é insipiente e periférica o que compromete a possibilidade de visualizar a dimensão ambiental, como eixo estruturante da sustentabilidade socioambiental e do maior e melhor entendimento das complexas relações meio ambiente-saúde.Lepidus2013-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/335610.14295/remea.v26i0.3356REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3356/2012Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Júlia Marques dosVargas, Liliana Angel2020-08-14T19:58:40Zoai:periodicos.furg.br:article/3356Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:40Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM |
title |
A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM Santos, Júlia Marques dos Educação ambiental sustentabilidade saúde enfermagem. |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM |
author |
Santos, Júlia Marques dos |
author_facet |
Santos, Júlia Marques dos Vargas, Liliana Angel |
author_role |
author |
author2 |
Vargas, Liliana Angel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Júlia Marques dos Vargas, Liliana Angel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental sustentabilidade saúde enfermagem. |
topic |
Educação ambiental sustentabilidade saúde enfermagem. |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com docentes de uma escola de enfermagem de nível superior da cidade do Rio de Janeiro, que se propôs a identificar a percepção que os docentes da referida Escola tinham sobre as relações globais/locais da dimensão ambiental e discutir a incorporação da dimensão ambiental no seu exercício docente. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um formulário com perguntas abertas. Utilizou-se da análise de conteúdo para analisar os dados sendo possível identificar três categorias analíticas: global e local: tensões, contradições e paradoxos que geram desafios no exercício da docência; a discussão da problemática ambiental no processo de formação profissional; a questão ambiental no exercício docente. Conclui-se que a incorporação da dimensão ambiental no exercício docente e no processo de formação de futuros profissionais de enfermagem ainda é insipiente e periférica o que compromete a possibilidade de visualizar a dimensão ambiental, como eixo estruturante da sustentabilidade socioambiental e do maior e melhor entendimento das complexas relações meio ambiente-saúde. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3356 10.14295/remea.v26i0.3356 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3356 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v26i0.3356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3356/2012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 2011 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783000006656 |