A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Júlia Marques dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Vargas, Liliana Angel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3356
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com docentes de uma escola de enfermagem de nível superior da cidade do Rio de Janeiro, que se propôs a identificar a percepção que os docentes da referida Escola tinham sobre as relações globais/locais da dimensão ambiental e discutir a incorporação da dimensão ambiental no seu exercício docente. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um formulário com perguntas abertas. Utilizou-se da análise de conteúdo para analisar os dados sendo possível identificar três categorias analíticas: global e local: tensões, contradições e paradoxos que geram desafios no exercício da docência; a discussão da problemática ambiental no processo de formação profissional; a questão ambiental no exercício docente. Conclui-se que a incorporação da dimensão ambiental no exercício docente e no processo de formação de futuros profissionais de enfermagem ainda é insipiente e periférica o que compromete a possibilidade de visualizar a dimensão ambiental, como eixo estruturante da sustentabilidade socioambiental e do maior e melhor entendimento das complexas relações meio ambiente-saúde.
id FURG-9_061f51024abf9e333bc78b7861ef1e6e
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3356
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEMEducação ambientalsustentabilidadesaúdeenfermagem.Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com docentes de uma escola de enfermagem de nível superior da cidade do Rio de Janeiro, que se propôs a identificar a percepção que os docentes da referida Escola tinham sobre as relações globais/locais da dimensão ambiental e discutir a incorporação da dimensão ambiental no seu exercício docente. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um formulário com perguntas abertas. Utilizou-se da análise de conteúdo para analisar os dados sendo possível identificar três categorias analíticas: global e local: tensões, contradições e paradoxos que geram desafios no exercício da docência; a discussão da problemática ambiental no processo de formação profissional; a questão ambiental no exercício docente. Conclui-se que a incorporação da dimensão ambiental no exercício docente e no processo de formação de futuros profissionais de enfermagem ainda é insipiente e periférica o que compromete a possibilidade de visualizar a dimensão ambiental, como eixo estruturante da sustentabilidade socioambiental e do maior e melhor entendimento das complexas relações meio ambiente-saúde.Lepidus2013-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/335610.14295/remea.v26i0.3356REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3356/2012Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Júlia Marques dosVargas, Liliana Angel2020-08-14T19:58:40Zoai:periodicos.furg.br:article/3356Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:40Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
title A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Santos, Júlia Marques dos
Educação ambiental
sustentabilidade
saúde
enfermagem.
title_short A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
title_full A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
title_sort A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
author Santos, Júlia Marques dos
author_facet Santos, Júlia Marques dos
Vargas, Liliana Angel
author_role author
author2 Vargas, Liliana Angel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Júlia Marques dos
Vargas, Liliana Angel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
sustentabilidade
saúde
enfermagem.
topic Educação ambiental
sustentabilidade
saúde
enfermagem.
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com docentes de uma escola de enfermagem de nível superior da cidade do Rio de Janeiro, que se propôs a identificar a percepção que os docentes da referida Escola tinham sobre as relações globais/locais da dimensão ambiental e discutir a incorporação da dimensão ambiental no seu exercício docente. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um formulário com perguntas abertas. Utilizou-se da análise de conteúdo para analisar os dados sendo possível identificar três categorias analíticas: global e local: tensões, contradições e paradoxos que geram desafios no exercício da docência; a discussão da problemática ambiental no processo de formação profissional; a questão ambiental no exercício docente. Conclui-se que a incorporação da dimensão ambiental no exercício docente e no processo de formação de futuros profissionais de enfermagem ainda é insipiente e periférica o que compromete a possibilidade de visualizar a dimensão ambiental, como eixo estruturante da sustentabilidade socioambiental e do maior e melhor entendimento das complexas relações meio ambiente-saúde.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3356
10.14295/remea.v26i0.3356
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3356
identifier_str_mv 10.14295/remea.v26i0.3356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3356/2012
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 26 (2011): Volume 26 : janeiro a junho de 2011
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783000006656