Pegada Hídrica… …Água – um recurso finito a preservar: estudo de caso em duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9720 |
Resumo: | A escola, em permanente desafio, exige de toda a comunidade educativa, principalmente dos professores, dinâmicas ajustadas aos paradigmas sociais atuais. Nessa linha de ação, o trabalho dos professores deve refletir práticas pedagógicas inovadoras como resposta aos desafios constantes da sociedade. Dentro das temáticas que podem ser abordadas nas salas de aula, atividades relacionadas com a Educação Ambiental contribuem para a aquisição de capacidades, comportamentos e atitudes imprescindíveis para manter o equilíbrio entre o Homem e o Ambiente no que tange aos seus recursos naturais limitados, como é exemplo a água. O presente artigo pretende dar a conhecer algumas atividades relativas à temática, em duas turmas de 1.º ciclo do ensino básico (CEB) com alunos dos 1.º, 2.º e 4.º anos de escolaridade. |
id |
FURG-9_073221765fee2777906e13cb17f09add |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9720 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pegada Hídrica… …Água – um recurso finito a preservar: estudo de caso em duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação AmbientalGestão de Recursos HídricosPegada hídricaA escola, em permanente desafio, exige de toda a comunidade educativa, principalmente dos professores, dinâmicas ajustadas aos paradigmas sociais atuais. Nessa linha de ação, o trabalho dos professores deve refletir práticas pedagógicas inovadoras como resposta aos desafios constantes da sociedade. Dentro das temáticas que podem ser abordadas nas salas de aula, atividades relacionadas com a Educação Ambiental contribuem para a aquisição de capacidades, comportamentos e atitudes imprescindíveis para manter o equilíbrio entre o Homem e o Ambiente no que tange aos seus recursos naturais limitados, como é exemplo a água. O presente artigo pretende dar a conhecer algumas atividades relativas à temática, em duas turmas de 1.º ciclo do ensino básico (CEB) com alunos dos 1.º, 2.º e 4.º anos de escolaridade.Lepidus2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/972010.14295/remea.v36i3.9720REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 276-2911517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9720/6299Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Carla LilianaDias, Isabel Correiados Santos, Olga Maria Assunção Pinto2019-12-17T15:42:55Zoai:periodicos.furg.br:article/9720Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-12-17T15:42:55Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pegada Hídrica… …Água – um recurso finito a preservar: estudo de caso em duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Pegada Hídrica… …Água – um recurso finito a preservar: estudo de caso em duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Pegada Hídrica… …Água – um recurso finito a preservar: estudo de caso em duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico Gomes, Carla Liliana Educação Ambiental Gestão de Recursos Hídricos Pegada hídrica |
title_short |
Pegada Hídrica… …Água – um recurso finito a preservar: estudo de caso em duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Pegada Hídrica… …Água – um recurso finito a preservar: estudo de caso em duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Pegada Hídrica… …Água – um recurso finito a preservar: estudo de caso em duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Pegada Hídrica… …Água – um recurso finito a preservar: estudo de caso em duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Pegada Hídrica… …Água – um recurso finito a preservar: estudo de caso em duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Gomes, Carla Liliana |
author_facet |
Gomes, Carla Liliana Dias, Isabel Correia dos Santos, Olga Maria Assunção Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Isabel Correia dos Santos, Olga Maria Assunção Pinto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Carla Liliana Dias, Isabel Correia dos Santos, Olga Maria Assunção Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Gestão de Recursos Hídricos Pegada hídrica |
topic |
Educação Ambiental Gestão de Recursos Hídricos Pegada hídrica |
description |
A escola, em permanente desafio, exige de toda a comunidade educativa, principalmente dos professores, dinâmicas ajustadas aos paradigmas sociais atuais. Nessa linha de ação, o trabalho dos professores deve refletir práticas pedagógicas inovadoras como resposta aos desafios constantes da sociedade. Dentro das temáticas que podem ser abordadas nas salas de aula, atividades relacionadas com a Educação Ambiental contribuem para a aquisição de capacidades, comportamentos e atitudes imprescindíveis para manter o equilíbrio entre o Homem e o Ambiente no que tange aos seus recursos naturais limitados, como é exemplo a água. O presente artigo pretende dar a conhecer algumas atividades relativas à temática, em duas turmas de 1.º ciclo do ensino básico (CEB) com alunos dos 1.º, 2.º e 4.º anos de escolaridade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9720 10.14295/remea.v36i3.9720 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9720 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v36i3.9720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9720/6299 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 276-291 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787262468096 |