A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Clarissa França Tavares de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ferreira Júnior, Washington Soares, Pinto, Raíssa Cavalcante, Silva, Adélia Carla Vertano da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3965
Resumo: Em 2006, um grupo de alunos criou uma entidade de cunho ambientalista, o Grupo Ecológico Bicho do Mato (GEBM), com o objetivo de propor atividades de Educação Ambiental a serem aplicadas no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e nas comunidades no entorno do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Tendo por base as ações desenvolvidas pelo GEBM, este trabalho reflete sobre as contribuições que grupos universitários podem oferecer para os graduandos em sua formação acadêmica e como a Educação Ambiental pode ser uma forte aliada neste processo. As atividades abrangeram tanto o próprio ambiente da UFAL – implantação da coleta seletiva do lixo no ICBS, organização de eventos institucionais e campanhas de sensibilização ambiental –, quanto o ambiente extra-universitário – como palestras e oficinas em escolas para alunos do Ensino Fundamental. As experiências adquiridas pelo grupo permitem mostrar que é indispensável a cooperação mútua entre a sociedade e a instituição de ensino superior e que, para isso, deve haver também interação entre o corpo discente, docente e gestão. Nesse sentido, espera-se que outros grupos de estudantes se estruturem para a realização deste mesmo fim, por meio da promoção de atividades de integração dos que compõem a Universidade e as comunidades próximas, tendo como foco a Educação Ambiental.
id FURG-9_08f378bd0db8aaaa9e1ed22e6015882b
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3965
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do MatoCooperação acadêmicaconsciência ambientalEm 2006, um grupo de alunos criou uma entidade de cunho ambientalista, o Grupo Ecológico Bicho do Mato (GEBM), com o objetivo de propor atividades de Educação Ambiental a serem aplicadas no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e nas comunidades no entorno do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Tendo por base as ações desenvolvidas pelo GEBM, este trabalho reflete sobre as contribuições que grupos universitários podem oferecer para os graduandos em sua formação acadêmica e como a Educação Ambiental pode ser uma forte aliada neste processo. As atividades abrangeram tanto o próprio ambiente da UFAL – implantação da coleta seletiva do lixo no ICBS, organização de eventos institucionais e campanhas de sensibilização ambiental –, quanto o ambiente extra-universitário – como palestras e oficinas em escolas para alunos do Ensino Fundamental. As experiências adquiridas pelo grupo permitem mostrar que é indispensável a cooperação mútua entre a sociedade e a instituição de ensino superior e que, para isso, deve haver também interação entre o corpo discente, docente e gestão. Nesse sentido, espera-se que outros grupos de estudantes se estruturem para a realização deste mesmo fim, por meio da promoção de atividades de integração dos que compõem a Universidade e as comunidades próximas, tendo como foco a Educação Ambiental.Lepidus2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/396510.14295/remea.v23i0.3965REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3965/2361Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Clarissa França Tavares deFerreira Júnior, Washington SoaresPinto, Raíssa CavalcanteSilva, Adélia Carla Vertano da2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/3965Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato
title A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato
Souza, Clarissa França Tavares de
Cooperação acadêmica
consciência ambiental
title_short A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato
title_full A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato
title_sort A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato
author Souza, Clarissa França Tavares de
author_facet Souza, Clarissa França Tavares de
Ferreira Júnior, Washington Soares
Pinto, Raíssa Cavalcante
Silva, Adélia Carla Vertano da
author_role author
author2 Ferreira Júnior, Washington Soares
Pinto, Raíssa Cavalcante
Silva, Adélia Carla Vertano da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Clarissa França Tavares de
Ferreira Júnior, Washington Soares
Pinto, Raíssa Cavalcante
Silva, Adélia Carla Vertano da
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperação acadêmica
consciência ambiental
topic Cooperação acadêmica
consciência ambiental
description Em 2006, um grupo de alunos criou uma entidade de cunho ambientalista, o Grupo Ecológico Bicho do Mato (GEBM), com o objetivo de propor atividades de Educação Ambiental a serem aplicadas no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e nas comunidades no entorno do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Tendo por base as ações desenvolvidas pelo GEBM, este trabalho reflete sobre as contribuições que grupos universitários podem oferecer para os graduandos em sua formação acadêmica e como a Educação Ambiental pode ser uma forte aliada neste processo. As atividades abrangeram tanto o próprio ambiente da UFAL – implantação da coleta seletiva do lixo no ICBS, organização de eventos institucionais e campanhas de sensibilização ambiental –, quanto o ambiente extra-universitário – como palestras e oficinas em escolas para alunos do Ensino Fundamental. As experiências adquiridas pelo grupo permitem mostrar que é indispensável a cooperação mútua entre a sociedade e a instituição de ensino superior e que, para isso, deve haver também interação entre o corpo discente, docente e gestão. Nesse sentido, espera-se que outros grupos de estudantes se estruturem para a realização deste mesmo fim, por meio da promoção de atividades de integração dos que compõem a Universidade e as comunidades próximas, tendo como foco a Educação Ambiental.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3965
10.14295/remea.v23i0.3965
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3965
identifier_str_mv 10.14295/remea.v23i0.3965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3965/2361
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783995105280