A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3965 |
Resumo: | Em 2006, um grupo de alunos criou uma entidade de cunho ambientalista, o Grupo Ecológico Bicho do Mato (GEBM), com o objetivo de propor atividades de Educação Ambiental a serem aplicadas no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e nas comunidades no entorno do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Tendo por base as ações desenvolvidas pelo GEBM, este trabalho reflete sobre as contribuições que grupos universitários podem oferecer para os graduandos em sua formação acadêmica e como a Educação Ambiental pode ser uma forte aliada neste processo. As atividades abrangeram tanto o próprio ambiente da UFAL – implantação da coleta seletiva do lixo no ICBS, organização de eventos institucionais e campanhas de sensibilização ambiental –, quanto o ambiente extra-universitário – como palestras e oficinas em escolas para alunos do Ensino Fundamental. As experiências adquiridas pelo grupo permitem mostrar que é indispensável a cooperação mútua entre a sociedade e a instituição de ensino superior e que, para isso, deve haver também interação entre o corpo discente, docente e gestão. Nesse sentido, espera-se que outros grupos de estudantes se estruturem para a realização deste mesmo fim, por meio da promoção de atividades de integração dos que compõem a Universidade e as comunidades próximas, tendo como foco a Educação Ambiental. |
id |
FURG-9_08f378bd0db8aaaa9e1ed22e6015882b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3965 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do MatoCooperação acadêmicaconsciência ambientalEm 2006, um grupo de alunos criou uma entidade de cunho ambientalista, o Grupo Ecológico Bicho do Mato (GEBM), com o objetivo de propor atividades de Educação Ambiental a serem aplicadas no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e nas comunidades no entorno do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Tendo por base as ações desenvolvidas pelo GEBM, este trabalho reflete sobre as contribuições que grupos universitários podem oferecer para os graduandos em sua formação acadêmica e como a Educação Ambiental pode ser uma forte aliada neste processo. As atividades abrangeram tanto o próprio ambiente da UFAL – implantação da coleta seletiva do lixo no ICBS, organização de eventos institucionais e campanhas de sensibilização ambiental –, quanto o ambiente extra-universitário – como palestras e oficinas em escolas para alunos do Ensino Fundamental. As experiências adquiridas pelo grupo permitem mostrar que é indispensável a cooperação mútua entre a sociedade e a instituição de ensino superior e que, para isso, deve haver também interação entre o corpo discente, docente e gestão. Nesse sentido, espera-se que outros grupos de estudantes se estruturem para a realização deste mesmo fim, por meio da promoção de atividades de integração dos que compõem a Universidade e as comunidades próximas, tendo como foco a Educação Ambiental.Lepidus2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/396510.14295/remea.v23i0.3965REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3965/2361Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Clarissa França Tavares deFerreira Júnior, Washington SoaresPinto, Raíssa CavalcanteSilva, Adélia Carla Vertano da2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/3965Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato |
title |
A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato Souza, Clarissa França Tavares de Cooperação acadêmica consciência ambiental |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS ACADÊMICOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A experiência do Grupo Ecológico Bicho do Mato |
author |
Souza, Clarissa França Tavares de |
author_facet |
Souza, Clarissa França Tavares de Ferreira Júnior, Washington Soares Pinto, Raíssa Cavalcante Silva, Adélia Carla Vertano da |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira Júnior, Washington Soares Pinto, Raíssa Cavalcante Silva, Adélia Carla Vertano da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Clarissa França Tavares de Ferreira Júnior, Washington Soares Pinto, Raíssa Cavalcante Silva, Adélia Carla Vertano da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cooperação acadêmica consciência ambiental |
topic |
Cooperação acadêmica consciência ambiental |
description |
Em 2006, um grupo de alunos criou uma entidade de cunho ambientalista, o Grupo Ecológico Bicho do Mato (GEBM), com o objetivo de propor atividades de Educação Ambiental a serem aplicadas no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e nas comunidades no entorno do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Tendo por base as ações desenvolvidas pelo GEBM, este trabalho reflete sobre as contribuições que grupos universitários podem oferecer para os graduandos em sua formação acadêmica e como a Educação Ambiental pode ser uma forte aliada neste processo. As atividades abrangeram tanto o próprio ambiente da UFAL – implantação da coleta seletiva do lixo no ICBS, organização de eventos institucionais e campanhas de sensibilização ambiental –, quanto o ambiente extra-universitário – como palestras e oficinas em escolas para alunos do Ensino Fundamental. As experiências adquiridas pelo grupo permitem mostrar que é indispensável a cooperação mútua entre a sociedade e a instituição de ensino superior e que, para isso, deve haver também interação entre o corpo discente, docente e gestão. Nesse sentido, espera-se que outros grupos de estudantes se estruturem para a realização deste mesmo fim, por meio da promoção de atividades de integração dos que compõem a Universidade e as comunidades próximas, tendo como foco a Educação Ambiental. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3965 10.14295/remea.v23i0.3965 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3965 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v23i0.3965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3965/2361 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783995105280 |