DIVERSIDADE DE OLHARES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3401 |
Resumo: | A universidade apresenta-se como espaço importante para a formação em educação ambiental e, a pós-graduação constitui-se uma das principais vias de acesso à educação ambiental, principalmente, a especialização. Portanto, esse estudo teve como objetivo analisar a trajetória dos profissionais que passaram pelo curso de especialização em “Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento” da UFPR, situando essa experiência interdisciplinar da própria instituição de ensino, bem como as motivações desses sujeitos e sua relação com o campo da educação ambiental. Para tanto, essa pesquisa qualitativa e exploratória, a partir do estudo de caso, entrevistou 12 alunos egressos. Diante da análise de conteúdo, emergiu a categoria que evidenciou a trajetória ambiental dos sujeitos, demonstrando uma diversidade de olhares diante do grupo multidisciplinar dos profissionais que compõem o universo desse curso. |
id |
FURG-9_0ebcccc6f92a8c1c6bd7c2a660f5a247 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3401 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIVERSIDADE DE OLHARES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTALprofissionais em educação ambientaluniversidadeformação.A universidade apresenta-se como espaço importante para a formação em educação ambiental e, a pós-graduação constitui-se uma das principais vias de acesso à educação ambiental, principalmente, a especialização. Portanto, esse estudo teve como objetivo analisar a trajetória dos profissionais que passaram pelo curso de especialização em “Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento” da UFPR, situando essa experiência interdisciplinar da própria instituição de ensino, bem como as motivações desses sujeitos e sua relação com o campo da educação ambiental. Para tanto, essa pesquisa qualitativa e exploratória, a partir do estudo de caso, entrevistou 12 alunos egressos. Diante da análise de conteúdo, emergiu a categoria que evidenciou a trajetória ambiental dos sujeitos, demonstrando uma diversidade de olhares diante do grupo multidisciplinar dos profissionais que compõem o universo desse curso.Lepidus2013-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/340110.14295/remea.v0i0.3401REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial : setembro de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3401/2059Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorales, Angélica Góis Müller2020-08-14T19:59:00Zoai:periodicos.furg.br:article/3401Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIVERSIDADE DE OLHARES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
DIVERSIDADE DE OLHARES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
DIVERSIDADE DE OLHARES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL Morales, Angélica Góis Müller profissionais em educação ambiental universidade formação. |
title_short |
DIVERSIDADE DE OLHARES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
DIVERSIDADE DE OLHARES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
DIVERSIDADE DE OLHARES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
DIVERSIDADE DE OLHARES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
DIVERSIDADE DE OLHARES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Morales, Angélica Góis Müller |
author_facet |
Morales, Angélica Góis Müller |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morales, Angélica Góis Müller |
dc.subject.por.fl_str_mv |
profissionais em educação ambiental universidade formação. |
topic |
profissionais em educação ambiental universidade formação. |
description |
A universidade apresenta-se como espaço importante para a formação em educação ambiental e, a pós-graduação constitui-se uma das principais vias de acesso à educação ambiental, principalmente, a especialização. Portanto, esse estudo teve como objetivo analisar a trajetória dos profissionais que passaram pelo curso de especialização em “Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento” da UFPR, situando essa experiência interdisciplinar da própria instituição de ensino, bem como as motivações desses sujeitos e sua relação com o campo da educação ambiental. Para tanto, essa pesquisa qualitativa e exploratória, a partir do estudo de caso, entrevistou 12 alunos egressos. Diante da análise de conteúdo, emergiu a categoria que evidenciou a trajetória ambiental dos sujeitos, demonstrando uma diversidade de olhares diante do grupo multidisciplinar dos profissionais que compõem o universo desse curso. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3401 10.14295/remea.v0i0.3401 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3401 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.3401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3401/2059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial : setembro de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783053484032 |