O papel da Educação Ambiental na discussão das Mudanças Climáticas: caracterização a partir de um espaço dialógico entre pesquisadores em ecologia e docentes em ciênciasThe role of Environmental Education to discuss Climate Change: characterization to from a dialogic space between researchers in ecology and teachers in ScienceEl papel de la Educación Ambiental en la discusión del Cambio Climático: caracterización a partir de un espacio dialógico entre investigadores en ecología y docentes en ciencias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benac, Raquel dos Santos Moniz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Freire, Laísa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7905
Resumo: No presente artigo caracterizamos o papel da Educação Ambiental (EA) na discussão das Mudanças Climáticas (MC) a partir da análise de um espaço dialógico entre pesquisadores em ecologia e docentes em ciências. O referencial teórico-metodológico do presente estudo baseou-se no Dialogismo do Discurso e na Teoria do Diálogo. A partir disso, apresentamos o cenário empírico do trabalho, as etapas metodológicas e por último nossos resultados e reflexões. O espaço dialógico possibilitou aproximações entre pesquisadores em ecologia e docentes em ciências e revelou a assimetria de poder entre os participantes na interação. A partir da análise do presente estudo, entendemos que o fortalecimento da dimensão ético-política da EA é fundamental para o enfrentamento das MC, assim como a problematização do discurso econômico-tecnológico-científico vigente que naturaliza as injustiças socioambientais relacionadas a esta questão. In this paper, we aim to characterize the role of Environmental Education (EA) into Climate Change (MC) discussion from the analysis of a dialogical space between researchers in ecology and high school science teachers. The theoretical-methodological framework of the present study was based on Discourse Dialogism and the Theory of Dialogue. From this, first, we present the empirical scenario of the work, after the methodological stages of the research and finally, our results and reflections. The dialogical space allowed for approximations between researchers in ecology and science teachers and revealed the asymmetry of power among the participants in the interaction. From the analysis of the present study, we understand that the strengthening of the ethical-political dimension of the EA is fundamental to the confrontation of the MC, as well as the problematization of the current economic-technological-scientific discourse that naturalizes the social-environmental injustices related to this issue. En el presente artículo caracterizamos el papel de la Educación Ambiental (EA) en la discusión del Cambio Climático (CC) a partir del análisis de un espacio dialógico entre investigadores en ecología y docentes en ciencias. El referencial teórico-metodológico del presente estudio se basó en el Dialogismo del Discurso y en la Teoría del Diálogo. A partir de eso, presentamos el escenario empírico del trabajo, las etapas metodológicas y por último nuestros resultados y reflexiones. El espacio dialógico posibilitó acercamientos entre investigadores en ecología y docentes en ciencias y reveló la asimetría de poder entre los participantes en la interacción. A partir del análisis del presente estudio, entendemos que el fortalecimiento de la dimensión ético-política de la EA es fundamental para el enfrentamiento de las MC, así como la problematización del discurso económico-tecnológico-científico vigente que naturaliza las injusticias socioambientales relacionadas a esta cuestión.
id FURG-9_11804f2b5a2b8da17eda5e8325933ce6
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7905
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling O papel da Educação Ambiental na discussão das Mudanças Climáticas: caracterização a partir de um espaço dialógico entre pesquisadores em ecologia e docentes em ciênciasThe role of Environmental Education to discuss Climate Change: characterization to from a dialogic space between researchers in ecology and teachers in ScienceEl papel de la Educación Ambiental en la discusión del Cambio Climático: caracterización a partir de un espacio dialógico entre investigadores en ecología y docentes en cienciaseducação ambientalmudanças climáticasdiálogoNo presente artigo caracterizamos o papel da Educação Ambiental (EA) na discussão das Mudanças Climáticas (MC) a partir da análise de um espaço dialógico entre pesquisadores em ecologia e docentes em ciências. O referencial teórico-metodológico do presente estudo baseou-se no Dialogismo do Discurso e na Teoria do Diálogo. A partir disso, apresentamos o cenário empírico do trabalho, as etapas metodológicas e por último nossos resultados e reflexões. O espaço dialógico possibilitou aproximações entre pesquisadores em ecologia e docentes em ciências e revelou a assimetria de poder entre os participantes na interação. A partir da análise do presente estudo, entendemos que o fortalecimento da dimensão ético-política da EA é fundamental para o enfrentamento das MC, assim como a problematização do discurso econômico-tecnológico-científico vigente que naturaliza as injustiças socioambientais relacionadas a esta questão. In this paper, we aim to characterize the role of Environmental Education (EA) into Climate Change (MC) discussion from the analysis of a dialogical space between researchers in ecology and high school science teachers. The theoretical-methodological framework of the present study was based on Discourse Dialogism and the Theory of Dialogue. From this, first, we present the empirical scenario of the work, after the methodological stages of the research and finally, our results and reflections. The dialogical space allowed for approximations between researchers in ecology and science teachers and revealed the asymmetry of power among the participants in the interaction. From the analysis of the present study, we understand that the strengthening of the ethical-political dimension of the EA is fundamental to the confrontation of the MC, as well as the problematization of the current economic-technological-scientific discourse that naturalizes the social-environmental injustices related to this issue. En el presente artículo caracterizamos el papel de la Educación Ambiental (EA) en la discusión del Cambio Climático (CC) a partir del análisis de un espacio dialógico entre investigadores en ecología y docentes en ciencias. El referencial teórico-metodológico del presente estudio se basó en el Dialogismo del Discurso y en la Teoría del Diálogo. A partir de eso, presentamos el escenario empírico del trabajo, las etapas metodológicas y por último nuestros resultados y reflexiones. El espacio dialógico posibilitó acercamientos entre investigadores en ecología y docentes en ciencias y reveló la asimetría de poder entre los participantes en la interacción. A partir del análisis del presente estudio, entendemos que el fortalecimiento de la dimensión ético-política de la EA es fundamental para el enfrentamiento de las MC, así como la problematización del discurso económico-tecnológico-científico vigente que naturaliza las injusticias socioambientales relacionadas a esta cuestión.Lepidus2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/790510.14295/remea.v35i3.7905REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 3 (2018); 46-731517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7905/5550Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBenac, Raquel dos Santos MonizFreire, Laísa Maria2018-12-20T17:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7905Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-12-20T17:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da Educação Ambiental na discussão das Mudanças Climáticas: caracterização a partir de um espaço dialógico entre pesquisadores em ecologia e docentes em ciênciasThe role of Environmental Education to discuss Climate Change: characterization to from a dialogic space between researchers in ecology and teachers in ScienceEl papel de la Educación Ambiental en la discusión del Cambio Climático: caracterización a partir de un espacio dialógico entre investigadores en ecología y docentes en ciencias
title O papel da Educação Ambiental na discussão das Mudanças Climáticas: caracterização a partir de um espaço dialógico entre pesquisadores em ecologia e docentes em ciênciasThe role of Environmental Education to discuss Climate Change: characterization to from a dialogic space between researchers in ecology and teachers in ScienceEl papel de la Educación Ambiental en la discusión del Cambio Climático: caracterización a partir de un espacio dialógico entre investigadores en ecología y docentes en ciencias
spellingShingle O papel da Educação Ambiental na discussão das Mudanças Climáticas: caracterização a partir de um espaço dialógico entre pesquisadores em ecologia e docentes em ciênciasThe role of Environmental Education to discuss Climate Change: characterization to from a dialogic space between researchers in ecology and teachers in ScienceEl papel de la Educación Ambiental en la discusión del Cambio Climático: caracterización a partir de un espacio dialógico entre investigadores en ecología y docentes en ciencias
Benac, Raquel dos Santos Moniz
educação ambiental
mudanças climáticas
diálogo
title_short O papel da Educação Ambiental na discussão das Mudanças Climáticas: caracterização a partir de um espaço dialógico entre pesquisadores em ecologia e docentes em ciênciasThe role of Environmental Education to discuss Climate Change: characterization to from a dialogic space between researchers in ecology and teachers in ScienceEl papel de la Educación Ambiental en la discusión del Cambio Climático: caracterización a partir de un espacio dialógico entre investigadores en ecología y docentes en ciencias
title_full O papel da Educação Ambiental na discussão das Mudanças Climáticas: caracterização a partir de um espaço dialógico entre pesquisadores em ecologia e docentes em ciênciasThe role of Environmental Education to discuss Climate Change: characterization to from a dialogic space between researchers in ecology and teachers in ScienceEl papel de la Educación Ambiental en la discusión del Cambio Climático: caracterización a partir de un espacio dialógico entre investigadores en ecología y docentes en ciencias
title_fullStr O papel da Educação Ambiental na discussão das Mudanças Climáticas: caracterização a partir de um espaço dialógico entre pesquisadores em ecologia e docentes em ciênciasThe role of Environmental Education to discuss Climate Change: characterization to from a dialogic space between researchers in ecology and teachers in ScienceEl papel de la Educación Ambiental en la discusión del Cambio Climático: caracterización a partir de un espacio dialógico entre investigadores en ecología y docentes en ciencias
title_full_unstemmed O papel da Educação Ambiental na discussão das Mudanças Climáticas: caracterização a partir de um espaço dialógico entre pesquisadores em ecologia e docentes em ciênciasThe role of Environmental Education to discuss Climate Change: characterization to from a dialogic space between researchers in ecology and teachers in ScienceEl papel de la Educación Ambiental en la discusión del Cambio Climático: caracterización a partir de un espacio dialógico entre investigadores en ecología y docentes en ciencias
title_sort O papel da Educação Ambiental na discussão das Mudanças Climáticas: caracterização a partir de um espaço dialógico entre pesquisadores em ecologia e docentes em ciênciasThe role of Environmental Education to discuss Climate Change: characterization to from a dialogic space between researchers in ecology and teachers in ScienceEl papel de la Educación Ambiental en la discusión del Cambio Climático: caracterización a partir de un espacio dialógico entre investigadores en ecología y docentes en ciencias
author Benac, Raquel dos Santos Moniz
author_facet Benac, Raquel dos Santos Moniz
Freire, Laísa Maria
author_role author
author2 Freire, Laísa Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benac, Raquel dos Santos Moniz
Freire, Laísa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
mudanças climáticas
diálogo
topic educação ambiental
mudanças climáticas
diálogo
description No presente artigo caracterizamos o papel da Educação Ambiental (EA) na discussão das Mudanças Climáticas (MC) a partir da análise de um espaço dialógico entre pesquisadores em ecologia e docentes em ciências. O referencial teórico-metodológico do presente estudo baseou-se no Dialogismo do Discurso e na Teoria do Diálogo. A partir disso, apresentamos o cenário empírico do trabalho, as etapas metodológicas e por último nossos resultados e reflexões. O espaço dialógico possibilitou aproximações entre pesquisadores em ecologia e docentes em ciências e revelou a assimetria de poder entre os participantes na interação. A partir da análise do presente estudo, entendemos que o fortalecimento da dimensão ético-política da EA é fundamental para o enfrentamento das MC, assim como a problematização do discurso econômico-tecnológico-científico vigente que naturaliza as injustiças socioambientais relacionadas a esta questão. In this paper, we aim to characterize the role of Environmental Education (EA) into Climate Change (MC) discussion from the analysis of a dialogical space between researchers in ecology and high school science teachers. The theoretical-methodological framework of the present study was based on Discourse Dialogism and the Theory of Dialogue. From this, first, we present the empirical scenario of the work, after the methodological stages of the research and finally, our results and reflections. The dialogical space allowed for approximations between researchers in ecology and science teachers and revealed the asymmetry of power among the participants in the interaction. From the analysis of the present study, we understand that the strengthening of the ethical-political dimension of the EA is fundamental to the confrontation of the MC, as well as the problematization of the current economic-technological-scientific discourse that naturalizes the social-environmental injustices related to this issue. En el presente artículo caracterizamos el papel de la Educación Ambiental (EA) en la discusión del Cambio Climático (CC) a partir del análisis de un espacio dialógico entre investigadores en ecología y docentes en ciencias. El referencial teórico-metodológico del presente estudio se basó en el Dialogismo del Discurso y en la Teoría del Diálogo. A partir de eso, presentamos el escenario empírico del trabajo, las etapas metodológicas y por último nuestros resultados y reflexiones. El espacio dialógico posibilitó acercamientos entre investigadores en ecología y docentes en ciencias y reveló la asimetría de poder entre los participantes en la interacción. A partir del análisis del presente estudio, entendemos que el fortalecimiento de la dimensión ético-política de la EA es fundamental para el enfrentamiento de las MC, así como la problematización del discurso económico-tecnológico-científico vigente que naturaliza las injusticias socioambientales relacionadas a esta cuestión.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7905
10.14295/remea.v35i3.7905
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7905
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i3.7905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7905/5550
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 3 (2018); 46-73
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786183483392