A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E A ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Arthur José Medeiros de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Suassuna, Dulce Maria Figueira de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2929
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender o significado da educação ambiental como conteúdo transversal no contexto escolar. Pretende-se também entender em que medida a Lei nº 9795/99 consiste em fundamento para a construção do Projeto Político- Pedagógico da escola e de balizamento para a prática pedagógica do professor. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em duas escolas com perfis sócio-econômicos distintos. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a educação ambiental não se constitui como tema transversal nas discussões pautadas no contexto escolar, acreditando-se com isso que é necessária a realização de um trabalho pedagógico eficiente, permanente e contínuo, para que a noção de formação da consciência ambiental por meio da educação formal possa se tornar um tema pertinente à realidade escolar e, desta forma, ter-se fundamentos para iniciar uma discussão sobre o atual modelo de sociedade e a questão da sustentabilidade. Palavras-chaves: Escola, Educação Ambiental, Projeto Político- Pedagógico.
id FURG-9_140dc5773faf98b98286f697f0cdce09
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2929
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E A ESCOLAEducaçãoconsciência ambientalEscola.O presente trabalho tem por objetivo compreender o significado da educação ambiental como conteúdo transversal no contexto escolar. Pretende-se também entender em que medida a Lei nº 9795/99 consiste em fundamento para a construção do Projeto Político- Pedagógico da escola e de balizamento para a prática pedagógica do professor. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em duas escolas com perfis sócio-econômicos distintos. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a educação ambiental não se constitui como tema transversal nas discussões pautadas no contexto escolar, acreditando-se com isso que é necessária a realização de um trabalho pedagógico eficiente, permanente e contínuo, para que a noção de formação da consciência ambiental por meio da educação formal possa se tornar um tema pertinente à realidade escolar e, desta forma, ter-se fundamentos para iniciar uma discussão sobre o atual modelo de sociedade e a questão da sustentabilidade. Palavras-chaves: Escola, Educação Ambiental, Projeto Político- Pedagógico.Lepidus2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/292910.14295/remea.v15i0.2929REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 15 (2005): Volume 15 : julho a dezembro de 20051517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2929/1654Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Arthur José Medeiros deSuassuna, Dulce Maria Figueira de Almeida2020-08-14T20:01:07Zoai:periodicos.furg.br:article/2929Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:01:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E A ESCOLA
title A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E A ESCOLA
spellingShingle A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E A ESCOLA
Almeida, Arthur José Medeiros de
Educação
consciência ambiental
Escola.
title_short A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E A ESCOLA
title_full A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E A ESCOLA
title_fullStr A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E A ESCOLA
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E A ESCOLA
title_sort A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E A ESCOLA
author Almeida, Arthur José Medeiros de
author_facet Almeida, Arthur José Medeiros de
Suassuna, Dulce Maria Figueira de Almeida
author_role author
author2 Suassuna, Dulce Maria Figueira de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Arthur José Medeiros de
Suassuna, Dulce Maria Figueira de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
consciência ambiental
Escola.
topic Educação
consciência ambiental
Escola.
description O presente trabalho tem por objetivo compreender o significado da educação ambiental como conteúdo transversal no contexto escolar. Pretende-se também entender em que medida a Lei nº 9795/99 consiste em fundamento para a construção do Projeto Político- Pedagógico da escola e de balizamento para a prática pedagógica do professor. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em duas escolas com perfis sócio-econômicos distintos. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a educação ambiental não se constitui como tema transversal nas discussões pautadas no contexto escolar, acreditando-se com isso que é necessária a realização de um trabalho pedagógico eficiente, permanente e contínuo, para que a noção de formação da consciência ambiental por meio da educação formal possa se tornar um tema pertinente à realidade escolar e, desta forma, ter-se fundamentos para iniciar uma discussão sobre o atual modelo de sociedade e a questão da sustentabilidade. Palavras-chaves: Escola, Educação Ambiental, Projeto Político- Pedagógico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2929
10.14295/remea.v15i0.2929
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2929
identifier_str_mv 10.14295/remea.v15i0.2929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2929/1654
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 15 (2005): Volume 15 : julho a dezembro de 2005
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781945139200