CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penteado, Claudio Luis de Camargo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fortunato, Ivan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3912
Resumo: O artigo tem por objetivo avaliar a crise ambiental pela perspectiva da percepção dos indivíduos sobre o meio ambiente. Sustentado pelo pensamento complexo de Morin e pelas idéias de Capra, que sinalizam que a degradação ambiental é resultado da falta de uma visão complexa da relação sociedade e meio ambiente e uma crise de percepção, respectivamente. Esse artigo apresenta uma pesquisa sobre a percepção dos alunos do curso superior de pedagogia sobre o meio ambiente. Após a análise e classificação das respostas, os resultados encontrados sinalizam que há manifesta fragmentação nas diversas percepções dos estudantes em relação a temática, o que comprovam as teses de Capra e Morin, indicando que existe a necessidade de uma alfabetização ecológica (Capra), reforma do pensamento (Morin) e/ou a promoção de uma ecosofia (Guattari), de forma que novos valores que promovam o ecocidadão sejam inseridos (especialmente) via educação formal.
id FURG-9_1a7e99ce730f387dd65074249a109460
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3912
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE?meio-ambientepercepçãocrisepensamento complexosustentabilidade.O artigo tem por objetivo avaliar a crise ambiental pela perspectiva da percepção dos indivíduos sobre o meio ambiente. Sustentado pelo pensamento complexo de Morin e pelas idéias de Capra, que sinalizam que a degradação ambiental é resultado da falta de uma visão complexa da relação sociedade e meio ambiente e uma crise de percepção, respectivamente. Esse artigo apresenta uma pesquisa sobre a percepção dos alunos do curso superior de pedagogia sobre o meio ambiente. Após a análise e classificação das respostas, os resultados encontrados sinalizam que há manifesta fragmentação nas diversas percepções dos estudantes em relação a temática, o que comprovam as teses de Capra e Morin, indicando que existe a necessidade de uma alfabetização ecológica (Capra), reforma do pensamento (Morin) e/ou a promoção de uma ecosofia (Guattari), de forma que novos valores que promovam o ecocidadão sejam inseridos (especialmente) via educação formal.Lepidus2013-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/391210.14295/remea.v24i0.3912REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3912/2338Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPenteado, Claudio Luis de CamargoFortunato, Ivan2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3912Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE?
title CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE?
spellingShingle CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE?
Penteado, Claudio Luis de Camargo
meio-ambiente
percepção
crise
pensamento complexo
sustentabilidade.
title_short CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE?
title_full CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE?
title_fullStr CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE?
title_full_unstemmed CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE?
title_sort CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE?
author Penteado, Claudio Luis de Camargo
author_facet Penteado, Claudio Luis de Camargo
Fortunato, Ivan
author_role author
author2 Fortunato, Ivan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penteado, Claudio Luis de Camargo
Fortunato, Ivan
dc.subject.por.fl_str_mv meio-ambiente
percepção
crise
pensamento complexo
sustentabilidade.
topic meio-ambiente
percepção
crise
pensamento complexo
sustentabilidade.
description O artigo tem por objetivo avaliar a crise ambiental pela perspectiva da percepção dos indivíduos sobre o meio ambiente. Sustentado pelo pensamento complexo de Morin e pelas idéias de Capra, que sinalizam que a degradação ambiental é resultado da falta de uma visão complexa da relação sociedade e meio ambiente e uma crise de percepção, respectivamente. Esse artigo apresenta uma pesquisa sobre a percepção dos alunos do curso superior de pedagogia sobre o meio ambiente. Após a análise e classificação das respostas, os resultados encontrados sinalizam que há manifesta fragmentação nas diversas percepções dos estudantes em relação a temática, o que comprovam as teses de Capra e Morin, indicando que existe a necessidade de uma alfabetização ecológica (Capra), reforma do pensamento (Morin) e/ou a promoção de uma ecosofia (Guattari), de forma que novos valores que promovam o ecocidadão sejam inseridos (especialmente) via educação formal.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3912
10.14295/remea.v24i0.3912
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3912
identifier_str_mv 10.14295/remea.v24i0.3912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3912/2338
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783966793728