CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3912 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo avaliar a crise ambiental pela perspectiva da percepção dos indivíduos sobre o meio ambiente. Sustentado pelo pensamento complexo de Morin e pelas idéias de Capra, que sinalizam que a degradação ambiental é resultado da falta de uma visão complexa da relação sociedade e meio ambiente e uma crise de percepção, respectivamente. Esse artigo apresenta uma pesquisa sobre a percepção dos alunos do curso superior de pedagogia sobre o meio ambiente. Após a análise e classificação das respostas, os resultados encontrados sinalizam que há manifesta fragmentação nas diversas percepções dos estudantes em relação a temática, o que comprovam as teses de Capra e Morin, indicando que existe a necessidade de uma alfabetização ecológica (Capra), reforma do pensamento (Morin) e/ou a promoção de uma ecosofia (Guattari), de forma que novos valores que promovam o ecocidadão sejam inseridos (especialmente) via educação formal. |
id |
FURG-9_1a7e99ce730f387dd65074249a109460 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3912 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE?meio-ambientepercepçãocrisepensamento complexosustentabilidade.O artigo tem por objetivo avaliar a crise ambiental pela perspectiva da percepção dos indivíduos sobre o meio ambiente. Sustentado pelo pensamento complexo de Morin e pelas idéias de Capra, que sinalizam que a degradação ambiental é resultado da falta de uma visão complexa da relação sociedade e meio ambiente e uma crise de percepção, respectivamente. Esse artigo apresenta uma pesquisa sobre a percepção dos alunos do curso superior de pedagogia sobre o meio ambiente. Após a análise e classificação das respostas, os resultados encontrados sinalizam que há manifesta fragmentação nas diversas percepções dos estudantes em relação a temática, o que comprovam as teses de Capra e Morin, indicando que existe a necessidade de uma alfabetização ecológica (Capra), reforma do pensamento (Morin) e/ou a promoção de uma ecosofia (Guattari), de forma que novos valores que promovam o ecocidadão sejam inseridos (especialmente) via educação formal.Lepidus2013-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/391210.14295/remea.v24i0.3912REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3912/2338Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPenteado, Claudio Luis de CamargoFortunato, Ivan2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3912Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE? |
title |
CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE? |
spellingShingle |
CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE? Penteado, Claudio Luis de Camargo meio-ambiente percepção crise pensamento complexo sustentabilidade. |
title_short |
CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE? |
title_full |
CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE? |
title_fullStr |
CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE? |
title_full_unstemmed |
CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE? |
title_sort |
CRISE AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: FRAGMENTAÇÃO OU COMPLEXIDADE? |
author |
Penteado, Claudio Luis de Camargo |
author_facet |
Penteado, Claudio Luis de Camargo Fortunato, Ivan |
author_role |
author |
author2 |
Fortunato, Ivan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penteado, Claudio Luis de Camargo Fortunato, Ivan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
meio-ambiente percepção crise pensamento complexo sustentabilidade. |
topic |
meio-ambiente percepção crise pensamento complexo sustentabilidade. |
description |
O artigo tem por objetivo avaliar a crise ambiental pela perspectiva da percepção dos indivíduos sobre o meio ambiente. Sustentado pelo pensamento complexo de Morin e pelas idéias de Capra, que sinalizam que a degradação ambiental é resultado da falta de uma visão complexa da relação sociedade e meio ambiente e uma crise de percepção, respectivamente. Esse artigo apresenta uma pesquisa sobre a percepção dos alunos do curso superior de pedagogia sobre o meio ambiente. Após a análise e classificação das respostas, os resultados encontrados sinalizam que há manifesta fragmentação nas diversas percepções dos estudantes em relação a temática, o que comprovam as teses de Capra e Morin, indicando que existe a necessidade de uma alfabetização ecológica (Capra), reforma do pensamento (Morin) e/ou a promoção de uma ecosofia (Guattari), de forma que novos valores que promovam o ecocidadão sejam inseridos (especialmente) via educação formal. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3912 10.14295/remea.v24i0.3912 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3912 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v24i0.3912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3912/2338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783966793728 |