Educação ambiental como ferramenta para o monitoramento dos rios que adentram o Parque Nacional do Iguaçu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4440 |
Resumo: | O Parque Nacional do Iguaçu (PNI) está inserido na bacia do Baixo Iguaçu, com rede de drenagem constituída por afluentes da margem direita do rio Iguaçu onde vários tributários têm suas nascentes fora do Parque e correm para desaguar em seu interior. O padrão de drenagem faz com que as atividades humanas desenvolvidas no entorno tenham influência direta ou indireta no Parque, especialmente aquelas referentes à utilização de produtos químicos nas lavouras, à erosão, à sedimentação de rios e a contaminação hídrica que por ventura ocorra. Para melhorar a gestão da Unidade de Conservação (UC) houve a necessidade de conhecer a qualidade hídrica dos rios que adentram o Parque. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia que pudesse envolver os municípios do entorno e a equipe técnica da UC, criando o Projeto Conhecendo os Rios do Parque, que envolve diretamente os setores de educação ambiental – ESCOLA PARQUE e o de monitoramento de efluentes e águas interiores - aquaIGUAÇU. O projeto teve início em São Miguel do Iguaçu por conta do bom relacionamento que a Escola Parque possui com os professores deste município. O Colégio que participou do projeto durante todo o ano de 2012 pertence ao Distrito de São Jorge, na zona rural, onde os alunos conhecem bem a realidade local e tem o rio escolhido para o monitoramento passando por suas propriedades. O uso da educação ambiental como ferramenta para este monitoramento foi fundamental para o desenvolvimento das atividades tanto em sala quanto em campo. |
id |
FURG-9_1ab4d171c2f8c548f2eed649cc578301 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4440 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental como ferramenta para o monitoramento dos rios que adentram o Parque Nacional do IguaçuParquerioIguaçu.O Parque Nacional do Iguaçu (PNI) está inserido na bacia do Baixo Iguaçu, com rede de drenagem constituída por afluentes da margem direita do rio Iguaçu onde vários tributários têm suas nascentes fora do Parque e correm para desaguar em seu interior. O padrão de drenagem faz com que as atividades humanas desenvolvidas no entorno tenham influência direta ou indireta no Parque, especialmente aquelas referentes à utilização de produtos químicos nas lavouras, à erosão, à sedimentação de rios e a contaminação hídrica que por ventura ocorra. Para melhorar a gestão da Unidade de Conservação (UC) houve a necessidade de conhecer a qualidade hídrica dos rios que adentram o Parque. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia que pudesse envolver os municípios do entorno e a equipe técnica da UC, criando o Projeto Conhecendo os Rios do Parque, que envolve diretamente os setores de educação ambiental – ESCOLA PARQUE e o de monitoramento de efluentes e águas interiores - aquaIGUAÇU. O projeto teve início em São Miguel do Iguaçu por conta do bom relacionamento que a Escola Parque possui com os professores deste município. O Colégio que participou do projeto durante todo o ano de 2012 pertence ao Distrito de São Jorge, na zona rural, onde os alunos conhecem bem a realidade local e tem o rio escolhido para o monitoramento passando por suas propriedades. O uso da educação ambiental como ferramenta para este monitoramento foi fundamental para o desenvolvimento das atividades tanto em sala quanto em campo.Lepidus2014-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/444010.14295/remea.v0i0.4440REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 148-1581517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4440/2791Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, YolandaXavier, Mariele MucciattoGiovanni, CarlosSilva, Fernanda2020-08-14T19:57:22Zoai:periodicos.furg.br:article/4440Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:22Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental como ferramenta para o monitoramento dos rios que adentram o Parque Nacional do Iguaçu |
title |
Educação ambiental como ferramenta para o monitoramento dos rios que adentram o Parque Nacional do Iguaçu |
spellingShingle |
Educação ambiental como ferramenta para o monitoramento dos rios que adentram o Parque Nacional do Iguaçu Silva, Yolanda Parque rio Iguaçu. |
title_short |
Educação ambiental como ferramenta para o monitoramento dos rios que adentram o Parque Nacional do Iguaçu |
title_full |
Educação ambiental como ferramenta para o monitoramento dos rios que adentram o Parque Nacional do Iguaçu |
title_fullStr |
Educação ambiental como ferramenta para o monitoramento dos rios que adentram o Parque Nacional do Iguaçu |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental como ferramenta para o monitoramento dos rios que adentram o Parque Nacional do Iguaçu |
title_sort |
Educação ambiental como ferramenta para o monitoramento dos rios que adentram o Parque Nacional do Iguaçu |
author |
Silva, Yolanda |
author_facet |
Silva, Yolanda Xavier, Mariele Mucciatto Giovanni, Carlos Silva, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Xavier, Mariele Mucciatto Giovanni, Carlos Silva, Fernanda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Yolanda Xavier, Mariele Mucciatto Giovanni, Carlos Silva, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parque rio Iguaçu. |
topic |
Parque rio Iguaçu. |
description |
O Parque Nacional do Iguaçu (PNI) está inserido na bacia do Baixo Iguaçu, com rede de drenagem constituída por afluentes da margem direita do rio Iguaçu onde vários tributários têm suas nascentes fora do Parque e correm para desaguar em seu interior. O padrão de drenagem faz com que as atividades humanas desenvolvidas no entorno tenham influência direta ou indireta no Parque, especialmente aquelas referentes à utilização de produtos químicos nas lavouras, à erosão, à sedimentação de rios e a contaminação hídrica que por ventura ocorra. Para melhorar a gestão da Unidade de Conservação (UC) houve a necessidade de conhecer a qualidade hídrica dos rios que adentram o Parque. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia que pudesse envolver os municípios do entorno e a equipe técnica da UC, criando o Projeto Conhecendo os Rios do Parque, que envolve diretamente os setores de educação ambiental – ESCOLA PARQUE e o de monitoramento de efluentes e águas interiores - aquaIGUAÇU. O projeto teve início em São Miguel do Iguaçu por conta do bom relacionamento que a Escola Parque possui com os professores deste município. O Colégio que participou do projeto durante todo o ano de 2012 pertence ao Distrito de São Jorge, na zona rural, onde os alunos conhecem bem a realidade local e tem o rio escolhido para o monitoramento passando por suas propriedades. O uso da educação ambiental como ferramenta para este monitoramento foi fundamental para o desenvolvimento das atividades tanto em sala quanto em campo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4440 10.14295/remea.v0i0.4440 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4440 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.4440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4440/2791 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 148-158 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784410341376 |