Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Rodrigo Vanderlan do
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Badiru, Ajibola Isau, de Oliveira, Luiz Agberto Fragoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7441
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo apresentar de forma prática as possibilidades pedagógicas desenvolvidas após incrementação da composteira para produção de biofertilizante como recurso didático interdisciplinar na horta escolar do Colégio Monte Sinai, em Maceió-Alagoas. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, com análise observacional dos dados através de uma pesquisa exploratória, tendo seu delineamento bibliográfico e documental como aporte teórico de dados secundários, busca apresentar os benefícios educacionais em projetos voltados ao meio ambiente como forma conscientizadora dos processos de ensino-aprendizagem na educação ambiental para além dos muros escolares. O processo foi viabilizado após caracterização dos possíveis elementos orgânicos a serem depositados na composteira, cujos resíduos provenientes da mangueira (Mangifera Indica) localizada na escola com suas folhas, flores e frutos, tornaram-se os principais elementos geradores da biomassa. Este artículo tiene como principal objetivo presentar de forma práctica las posibilidades pedagógicas desarrolladas tras el incremento de la composición para producción de biofertilizante como recurso didáctico interdisciplinario en la huerta escolar del Colegio Monte Sinai en Maceió-Alagoas. Utilizando un enfoque metodológico cualitativo, con análisis observacional de los datos a través de una investigación exploratoria, teniendo su delineamiento bibliográfico y documental como aporte teórico de datos secundarios, busca presentar los beneficios educativos en proyectos volcados al medio ambiente como forma concientizadora de los procesos de enseñanza-aprendizaje en la educación ambiental más allá de los muros escolares. El proceso fue viabilizado después de caracterizar los posibles elementos orgánicos a ser depositados en la composición, cuyos residuos provenientes de la manguera (Mangifera Indica) ubicada en la escuela con sus hojas, flores y frutos, se convirtieron en los principales elementos generadores de la biomasa. This article has as main objective to present in a practical way the pedagogical possibilities developed after increasing the composter for the production of biofertilizer as an interdisciplinary didactic resource in the school garden of the Monte Sinai College in Maceió-Alagoas. Using a qualitative methodological approach, with observational data analysis through an exploratory research, with its bibliographic and documentary delineation as a theoretical contribution of secondary data, it seeks to present the educational benefits in projects focused on the environment as a way of raising awareness of the teaching-learning processes in environmental education beyond school walls. The process was feasible after characterization of the possible organic elements to be deposited in the compost, whose residues from the mango tree (Mangifera Indica) located in the school with its leaves, flowers and fruits, became the main biomass generating elements.
id FURG-9_1c7c286040845b9fb3044d917d494501
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7441
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school hortaComposteiraBiofertilizanteRecurso Didático.Este artigo tem como principal objetivo apresentar de forma prática as possibilidades pedagógicas desenvolvidas após incrementação da composteira para produção de biofertilizante como recurso didático interdisciplinar na horta escolar do Colégio Monte Sinai, em Maceió-Alagoas. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, com análise observacional dos dados através de uma pesquisa exploratória, tendo seu delineamento bibliográfico e documental como aporte teórico de dados secundários, busca apresentar os benefícios educacionais em projetos voltados ao meio ambiente como forma conscientizadora dos processos de ensino-aprendizagem na educação ambiental para além dos muros escolares. O processo foi viabilizado após caracterização dos possíveis elementos orgânicos a serem depositados na composteira, cujos resíduos provenientes da mangueira (Mangifera Indica) localizada na escola com suas folhas, flores e frutos, tornaram-se os principais elementos geradores da biomassa. Este artículo tiene como principal objetivo presentar de forma práctica las posibilidades pedagógicas desarrolladas tras el incremento de la composición para producción de biofertilizante como recurso didáctico interdisciplinario en la huerta escolar del Colegio Monte Sinai en Maceió-Alagoas. Utilizando un enfoque metodológico cualitativo, con análisis observacional de los datos a través de una investigación exploratoria, teniendo su delineamiento bibliográfico y documental como aporte teórico de datos secundarios, busca presentar los beneficios educativos en proyectos volcados al medio ambiente como forma concientizadora de los procesos de enseñanza-aprendizaje en la educación ambiental más allá de los muros escolares. El proceso fue viabilizado después de caracterizar los posibles elementos orgánicos a ser depositados en la composición, cuyos residuos provenientes de la manguera (Mangifera Indica) ubicada en la escuela con sus hojas, flores y frutos, se convirtieron en los principales elementos generadores de la biomasa. This article has as main objective to present in a practical way the pedagogical possibilities developed after increasing the composter for the production of biofertilizer as an interdisciplinary didactic resource in the school garden of the Monte Sinai College in Maceió-Alagoas. Using a qualitative methodological approach, with observational data analysis through an exploratory research, with its bibliographic and documentary delineation as a theoretical contribution of secondary data, it seeks to present the educational benefits in projects focused on the environment as a way of raising awareness of the teaching-learning processes in environmental education beyond school walls. The process was feasible after characterization of the possible organic elements to be deposited in the compost, whose residues from the mango tree (Mangifera Indica) located in the school with its leaves, flowers and fruits, became the main biomass generating elements.Lepidus2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/744110.14295/remea.v35i2.7441REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 4-231517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7441/5372Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Rodrigo Vanderlan doBadiru, Ajibola Isaude Oliveira, Luiz Agberto Fragoso2018-08-31T17:53:15Zoai:periodicos.furg.br:article/7441Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-08-31T17:53:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta
title Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta
spellingShingle Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta
Nascimento, Rodrigo Vanderlan do
Composteira
Biofertilizante
Recurso Didático.
title_short Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta
title_full Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta
title_fullStr Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta
title_full_unstemmed Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta
title_sort Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta
author Nascimento, Rodrigo Vanderlan do
author_facet Nascimento, Rodrigo Vanderlan do
Badiru, Ajibola Isau
de Oliveira, Luiz Agberto Fragoso
author_role author
author2 Badiru, Ajibola Isau
de Oliveira, Luiz Agberto Fragoso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Rodrigo Vanderlan do
Badiru, Ajibola Isau
de Oliveira, Luiz Agberto Fragoso
dc.subject.por.fl_str_mv Composteira
Biofertilizante
Recurso Didático.
topic Composteira
Biofertilizante
Recurso Didático.
description Este artigo tem como principal objetivo apresentar de forma prática as possibilidades pedagógicas desenvolvidas após incrementação da composteira para produção de biofertilizante como recurso didático interdisciplinar na horta escolar do Colégio Monte Sinai, em Maceió-Alagoas. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, com análise observacional dos dados através de uma pesquisa exploratória, tendo seu delineamento bibliográfico e documental como aporte teórico de dados secundários, busca apresentar os benefícios educacionais em projetos voltados ao meio ambiente como forma conscientizadora dos processos de ensino-aprendizagem na educação ambiental para além dos muros escolares. O processo foi viabilizado após caracterização dos possíveis elementos orgânicos a serem depositados na composteira, cujos resíduos provenientes da mangueira (Mangifera Indica) localizada na escola com suas folhas, flores e frutos, tornaram-se os principais elementos geradores da biomassa. Este artículo tiene como principal objetivo presentar de forma práctica las posibilidades pedagógicas desarrolladas tras el incremento de la composición para producción de biofertilizante como recurso didáctico interdisciplinario en la huerta escolar del Colegio Monte Sinai en Maceió-Alagoas. Utilizando un enfoque metodológico cualitativo, con análisis observacional de los datos a través de una investigación exploratoria, teniendo su delineamiento bibliográfico y documental como aporte teórico de datos secundarios, busca presentar los beneficios educativos en proyectos volcados al medio ambiente como forma concientizadora de los procesos de enseñanza-aprendizaje en la educación ambiental más allá de los muros escolares. El proceso fue viabilizado después de caracterizar los posibles elementos orgánicos a ser depositados en la composición, cuyos residuos provenientes de la manguera (Mangifera Indica) ubicada en la escuela con sus hojas, flores y frutos, se convirtieron en los principales elementos generadores de la biomasa. This article has as main objective to present in a practical way the pedagogical possibilities developed after increasing the composter for the production of biofertilizer as an interdisciplinary didactic resource in the school garden of the Monte Sinai College in Maceió-Alagoas. Using a qualitative methodological approach, with observational data analysis through an exploratory research, with its bibliographic and documentary delineation as a theoretical contribution of secondary data, it seeks to present the educational benefits in projects focused on the environment as a way of raising awareness of the teaching-learning processes in environmental education beyond school walls. The process was feasible after characterization of the possible organic elements to be deposited in the compost, whose residues from the mango tree (Mangifera Indica) located in the school with its leaves, flowers and fruits, became the main biomass generating elements.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7441
10.14295/remea.v35i2.7441
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7441
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i2.7441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7441/5372
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 4-23
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786115325952