Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7441 |
Resumo: | Este artigo tem como principal objetivo apresentar de forma prática as possibilidades pedagógicas desenvolvidas após incrementação da composteira para produção de biofertilizante como recurso didático interdisciplinar na horta escolar do Colégio Monte Sinai, em Maceió-Alagoas. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, com análise observacional dos dados através de uma pesquisa exploratória, tendo seu delineamento bibliográfico e documental como aporte teórico de dados secundários, busca apresentar os benefícios educacionais em projetos voltados ao meio ambiente como forma conscientizadora dos processos de ensino-aprendizagem na educação ambiental para além dos muros escolares. O processo foi viabilizado após caracterização dos possíveis elementos orgânicos a serem depositados na composteira, cujos resíduos provenientes da mangueira (Mangifera Indica) localizada na escola com suas folhas, flores e frutos, tornaram-se os principais elementos geradores da biomassa. Este artículo tiene como principal objetivo presentar de forma práctica las posibilidades pedagógicas desarrolladas tras el incremento de la composición para producción de biofertilizante como recurso didáctico interdisciplinario en la huerta escolar del Colegio Monte Sinai en Maceió-Alagoas. Utilizando un enfoque metodológico cualitativo, con análisis observacional de los datos a través de una investigación exploratoria, teniendo su delineamiento bibliográfico y documental como aporte teórico de datos secundarios, busca presentar los beneficios educativos en proyectos volcados al medio ambiente como forma concientizadora de los procesos de enseñanza-aprendizaje en la educación ambiental más allá de los muros escolares. El proceso fue viabilizado después de caracterizar los posibles elementos orgánicos a ser depositados en la composición, cuyos residuos provenientes de la manguera (Mangifera Indica) ubicada en la escuela con sus hojas, flores y frutos, se convirtieron en los principales elementos generadores de la biomasa. This article has as main objective to present in a practical way the pedagogical possibilities developed after increasing the composter for the production of biofertilizer as an interdisciplinary didactic resource in the school garden of the Monte Sinai College in Maceió-Alagoas. Using a qualitative methodological approach, with observational data analysis through an exploratory research, with its bibliographic and documentary delineation as a theoretical contribution of secondary data, it seeks to present the educational benefits in projects focused on the environment as a way of raising awareness of the teaching-learning processes in environmental education beyond school walls. The process was feasible after characterization of the possible organic elements to be deposited in the compost, whose residues from the mango tree (Mangifera Indica) located in the school with its leaves, flowers and fruits, became the main biomass generating elements. |
id |
FURG-9_1c7c286040845b9fb3044d917d494501 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7441 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school hortaComposteiraBiofertilizanteRecurso Didático.Este artigo tem como principal objetivo apresentar de forma prática as possibilidades pedagógicas desenvolvidas após incrementação da composteira para produção de biofertilizante como recurso didático interdisciplinar na horta escolar do Colégio Monte Sinai, em Maceió-Alagoas. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, com análise observacional dos dados através de uma pesquisa exploratória, tendo seu delineamento bibliográfico e documental como aporte teórico de dados secundários, busca apresentar os benefícios educacionais em projetos voltados ao meio ambiente como forma conscientizadora dos processos de ensino-aprendizagem na educação ambiental para além dos muros escolares. O processo foi viabilizado após caracterização dos possíveis elementos orgânicos a serem depositados na composteira, cujos resíduos provenientes da mangueira (Mangifera Indica) localizada na escola com suas folhas, flores e frutos, tornaram-se os principais elementos geradores da biomassa. Este artículo tiene como principal objetivo presentar de forma práctica las posibilidades pedagógicas desarrolladas tras el incremento de la composición para producción de biofertilizante como recurso didáctico interdisciplinario en la huerta escolar del Colegio Monte Sinai en Maceió-Alagoas. Utilizando un enfoque metodológico cualitativo, con análisis observacional de los datos a través de una investigación exploratoria, teniendo su delineamiento bibliográfico y documental como aporte teórico de datos secundarios, busca presentar los beneficios educativos en proyectos volcados al medio ambiente como forma concientizadora de los procesos de enseñanza-aprendizaje en la educación ambiental más allá de los muros escolares. El proceso fue viabilizado después de caracterizar los posibles elementos orgánicos a ser depositados en la composición, cuyos residuos provenientes de la manguera (Mangifera Indica) ubicada en la escuela con sus hojas, flores y frutos, se convirtieron en los principales elementos generadores de la biomasa. This article has as main objective to present in a practical way the pedagogical possibilities developed after increasing the composter for the production of biofertilizer as an interdisciplinary didactic resource in the school garden of the Monte Sinai College in Maceió-Alagoas. Using a qualitative methodological approach, with observational data analysis through an exploratory research, with its bibliographic and documentary delineation as a theoretical contribution of secondary data, it seeks to present the educational benefits in projects focused on the environment as a way of raising awareness of the teaching-learning processes in environmental education beyond school walls. The process was feasible after characterization of the possible organic elements to be deposited in the compost, whose residues from the mango tree (Mangifera Indica) located in the school with its leaves, flowers and fruits, became the main biomass generating elements.Lepidus2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/744110.14295/remea.v35i2.7441REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 4-231517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7441/5372Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Rodrigo Vanderlan doBadiru, Ajibola Isaude Oliveira, Luiz Agberto Fragoso2018-08-31T17:53:15Zoai:periodicos.furg.br:article/7441Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-08-31T17:53:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta |
title |
Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta |
spellingShingle |
Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta Nascimento, Rodrigo Vanderlan do Composteira Biofertilizante Recurso Didático. |
title_short |
Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta |
title_full |
Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta |
title_fullStr |
Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta |
title_full_unstemmed |
Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta |
title_sort |
Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbanaPropuesta pedagógica interdisciplinar realizada a partir de la utilización de la compostura en una horta escolar urbanaInterdisciplinary pedagogical proposal from the use of the composite in an urban school horta |
author |
Nascimento, Rodrigo Vanderlan do |
author_facet |
Nascimento, Rodrigo Vanderlan do Badiru, Ajibola Isau de Oliveira, Luiz Agberto Fragoso |
author_role |
author |
author2 |
Badiru, Ajibola Isau de Oliveira, Luiz Agberto Fragoso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Rodrigo Vanderlan do Badiru, Ajibola Isau de Oliveira, Luiz Agberto Fragoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Composteira Biofertilizante Recurso Didático. |
topic |
Composteira Biofertilizante Recurso Didático. |
description |
Este artigo tem como principal objetivo apresentar de forma prática as possibilidades pedagógicas desenvolvidas após incrementação da composteira para produção de biofertilizante como recurso didático interdisciplinar na horta escolar do Colégio Monte Sinai, em Maceió-Alagoas. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, com análise observacional dos dados através de uma pesquisa exploratória, tendo seu delineamento bibliográfico e documental como aporte teórico de dados secundários, busca apresentar os benefícios educacionais em projetos voltados ao meio ambiente como forma conscientizadora dos processos de ensino-aprendizagem na educação ambiental para além dos muros escolares. O processo foi viabilizado após caracterização dos possíveis elementos orgânicos a serem depositados na composteira, cujos resíduos provenientes da mangueira (Mangifera Indica) localizada na escola com suas folhas, flores e frutos, tornaram-se os principais elementos geradores da biomassa. Este artículo tiene como principal objetivo presentar de forma práctica las posibilidades pedagógicas desarrolladas tras el incremento de la composición para producción de biofertilizante como recurso didáctico interdisciplinario en la huerta escolar del Colegio Monte Sinai en Maceió-Alagoas. Utilizando un enfoque metodológico cualitativo, con análisis observacional de los datos a través de una investigación exploratoria, teniendo su delineamiento bibliográfico y documental como aporte teórico de datos secundarios, busca presentar los beneficios educativos en proyectos volcados al medio ambiente como forma concientizadora de los procesos de enseñanza-aprendizaje en la educación ambiental más allá de los muros escolares. El proceso fue viabilizado después de caracterizar los posibles elementos orgánicos a ser depositados en la composición, cuyos residuos provenientes de la manguera (Mangifera Indica) ubicada en la escuela con sus hojas, flores y frutos, se convirtieron en los principales elementos generadores de la biomasa. This article has as main objective to present in a practical way the pedagogical possibilities developed after increasing the composter for the production of biofertilizer as an interdisciplinary didactic resource in the school garden of the Monte Sinai College in Maceió-Alagoas. Using a qualitative methodological approach, with observational data analysis through an exploratory research, with its bibliographic and documentary delineation as a theoretical contribution of secondary data, it seeks to present the educational benefits in projects focused on the environment as a way of raising awareness of the teaching-learning processes in environmental education beyond school walls. The process was feasible after characterization of the possible organic elements to be deposited in the compost, whose residues from the mango tree (Mangifera Indica) located in the school with its leaves, flowers and fruits, became the main biomass generating elements. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7441 10.14295/remea.v35i2.7441 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7441 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v35i2.7441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7441/5372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 4-23 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786115325952 |