PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8950 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar um projeto desenvolvido pela Usina Hidrelétrica de Itaipu para promoção de encontros/oficinas de educação ambiental com os pescadores profissionais que atuam ao longo do reservatório, a partir de uma perspectiva de análise que concilie indicadores de resultado de natureza quantitativa e qualitativa. A análise teve como apoio teórico os estudos de Mikhailova (2004), Elkington (2001), Bohringer; Jochem (2007), Boulanger (2008), Bell e Morse (2011), entre outros. Foi empregado o método de estudo de caso. A triangulação de entrevistas, documentos internos e a observação das oficinas de educação ambiental indicaram que os resultados mais relevantes do programa são de natureza qualitativa. Sugere-se, por fim, a avaliação longitudinal do programa, a fim de acompanhar a evolução dos indicadores identificados. |
id |
FURG-9_1fe8a4b4edfa60c6c7fe46786f21f0e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8950 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADEEducação AmbientalUsina de ItaipuIndicadores de SustentabilidadeA presente pesquisa tem como objetivo analisar um projeto desenvolvido pela Usina Hidrelétrica de Itaipu para promoção de encontros/oficinas de educação ambiental com os pescadores profissionais que atuam ao longo do reservatório, a partir de uma perspectiva de análise que concilie indicadores de resultado de natureza quantitativa e qualitativa. A análise teve como apoio teórico os estudos de Mikhailova (2004), Elkington (2001), Bohringer; Jochem (2007), Boulanger (2008), Bell e Morse (2011), entre outros. Foi empregado o método de estudo de caso. A triangulação de entrevistas, documentos internos e a observação das oficinas de educação ambiental indicaram que os resultados mais relevantes do programa são de natureza qualitativa. Sugere-se, por fim, a avaliação longitudinal do programa, a fim de acompanhar a evolução dos indicadores identificados.Lepidus2019-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/895010.14295/remea.v36i2.8950REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 126-1471517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8950/5915Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMussi, Fabricio BaronSchwarzbach, Loise CristinaDudeque Pianovski Vieira, Alboni Marisa2019-07-20T21:54:28Zoai:periodicos.furg.br:article/8950Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-07-20T21:54:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE |
title |
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE |
spellingShingle |
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE Mussi, Fabricio Baron Educação Ambiental Usina de Itaipu Indicadores de Sustentabilidade |
title_short |
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE |
title_full |
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE |
title_fullStr |
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE |
title_full_unstemmed |
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE |
title_sort |
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE |
author |
Mussi, Fabricio Baron |
author_facet |
Mussi, Fabricio Baron Schwarzbach, Loise Cristina Dudeque Pianovski Vieira, Alboni Marisa |
author_role |
author |
author2 |
Schwarzbach, Loise Cristina Dudeque Pianovski Vieira, Alboni Marisa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mussi, Fabricio Baron Schwarzbach, Loise Cristina Dudeque Pianovski Vieira, Alboni Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Usina de Itaipu Indicadores de Sustentabilidade |
topic |
Educação Ambiental Usina de Itaipu Indicadores de Sustentabilidade |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo analisar um projeto desenvolvido pela Usina Hidrelétrica de Itaipu para promoção de encontros/oficinas de educação ambiental com os pescadores profissionais que atuam ao longo do reservatório, a partir de uma perspectiva de análise que concilie indicadores de resultado de natureza quantitativa e qualitativa. A análise teve como apoio teórico os estudos de Mikhailova (2004), Elkington (2001), Bohringer; Jochem (2007), Boulanger (2008), Bell e Morse (2011), entre outros. Foi empregado o método de estudo de caso. A triangulação de entrevistas, documentos internos e a observação das oficinas de educação ambiental indicaram que os resultados mais relevantes do programa são de natureza qualitativa. Sugere-se, por fim, a avaliação longitudinal do programa, a fim de acompanhar a evolução dos indicadores identificados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8950 10.14295/remea.v36i2.8950 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8950 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v36i2.8950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8950/5915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 126-147 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786802143232 |