PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mussi, Fabricio Baron
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Schwarzbach, Loise Cristina, Dudeque Pianovski Vieira, Alboni Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8950
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar um projeto desenvolvido pela Usina Hidrelétrica de Itaipu para promoção de encontros/oficinas de educação ambiental com os pescadores profissionais que atuam ao longo do reservatório, a partir de uma perspectiva de análise que concilie indicadores de resultado de natureza quantitativa e qualitativa. A análise teve como apoio teórico os estudos de Mikhailova (2004), Elkington (2001), Bohringer; Jochem (2007), Boulanger (2008), Bell e Morse (2011), entre outros. Foi empregado o método de estudo de caso. A triangulação de entrevistas, documentos internos e a observação das oficinas de educação ambiental indicaram que os resultados mais relevantes do programa são de natureza qualitativa. Sugere-se, por fim, a avaliação longitudinal do programa, a fim de acompanhar a evolução dos indicadores identificados.
id FURG-9_1fe8a4b4edfa60c6c7fe46786f21f0e5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8950
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADEEducação AmbientalUsina de ItaipuIndicadores de SustentabilidadeA presente pesquisa tem como objetivo analisar um projeto desenvolvido pela Usina Hidrelétrica de Itaipu para promoção de encontros/oficinas de educação ambiental com os pescadores profissionais que atuam ao longo do reservatório, a partir de uma perspectiva de análise que concilie indicadores de resultado de natureza quantitativa e qualitativa. A análise teve como apoio teórico os estudos de Mikhailova (2004), Elkington (2001), Bohringer; Jochem (2007), Boulanger (2008), Bell e Morse (2011), entre outros. Foi empregado o método de estudo de caso. A triangulação de entrevistas, documentos internos e a observação das oficinas de educação ambiental indicaram que os resultados mais relevantes do programa são de natureza qualitativa. Sugere-se, por fim, a avaliação longitudinal do programa, a fim de acompanhar a evolução dos indicadores identificados.Lepidus2019-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/895010.14295/remea.v36i2.8950REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 126-1471517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8950/5915Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMussi, Fabricio BaronSchwarzbach, Loise CristinaDudeque Pianovski Vieira, Alboni Marisa2019-07-20T21:54:28Zoai:periodicos.furg.br:article/8950Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-07-20T21:54:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE
title PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE
spellingShingle PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE
Mussi, Fabricio Baron
Educação Ambiental
Usina de Itaipu
Indicadores de Sustentabilidade
title_short PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE
title_full PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE
title_fullStr PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE
title_full_unstemmed PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE
title_sort PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O EMPREGO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE
author Mussi, Fabricio Baron
author_facet Mussi, Fabricio Baron
Schwarzbach, Loise Cristina
Dudeque Pianovski Vieira, Alboni Marisa
author_role author
author2 Schwarzbach, Loise Cristina
Dudeque Pianovski Vieira, Alboni Marisa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mussi, Fabricio Baron
Schwarzbach, Loise Cristina
Dudeque Pianovski Vieira, Alboni Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Usina de Itaipu
Indicadores de Sustentabilidade
topic Educação Ambiental
Usina de Itaipu
Indicadores de Sustentabilidade
description A presente pesquisa tem como objetivo analisar um projeto desenvolvido pela Usina Hidrelétrica de Itaipu para promoção de encontros/oficinas de educação ambiental com os pescadores profissionais que atuam ao longo do reservatório, a partir de uma perspectiva de análise que concilie indicadores de resultado de natureza quantitativa e qualitativa. A análise teve como apoio teórico os estudos de Mikhailova (2004), Elkington (2001), Bohringer; Jochem (2007), Boulanger (2008), Bell e Morse (2011), entre outros. Foi empregado o método de estudo de caso. A triangulação de entrevistas, documentos internos e a observação das oficinas de educação ambiental indicaram que os resultados mais relevantes do programa são de natureza qualitativa. Sugere-se, por fim, a avaliação longitudinal do programa, a fim de acompanhar a evolução dos indicadores identificados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8950
10.14295/remea.v36i2.8950
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8950
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i2.8950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8950/5915
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 126-147
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786802143232