Educação Ambiental e estratégias empresariais na área portuária: um estudo da Companhia Docas do Pará (CDP)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3305 |
Resumo: | Desde a ECO-92 houve um crescimento substancial de ações de cunho ambiental na área empresarial, particularmente de Educação Ambiental (EA). Entre os setores empresariais que se destacaram em ações de EA nesses últimos anos, sobretudo no Brasil, pode-se citar o portuário. O objetivo do artigo é analisar criticamente a estratégia da inserção da EA no setor empresarial portuário e seus impactos nos trabalhadores, a partir do estudo da Companhia Docas do Pará (CDP). A pesquisa apresenta relevância, uma vez que a maioria das pesquisas da EA, no setor portuário, não elucidam as intenções de “ordem econômica e simbólica” do seu uso. O tratamento teórico-metodológico para análise norteia-se pela dimensão sociológica de Pierre Bourdieu, principalmente a partir da noção de Campo. |
id |
FURG-9_220c8a4e6f30b2acd08ec270de247177 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3305 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental e estratégias empresariais na área portuária: um estudo da Companhia Docas do Pará (CDP)Educação Ambiental. Companhia Docas do Pará. Portos.Desde a ECO-92 houve um crescimento substancial de ações de cunho ambiental na área empresarial, particularmente de Educação Ambiental (EA). Entre os setores empresariais que se destacaram em ações de EA nesses últimos anos, sobretudo no Brasil, pode-se citar o portuário. O objetivo do artigo é analisar criticamente a estratégia da inserção da EA no setor empresarial portuário e seus impactos nos trabalhadores, a partir do estudo da Companhia Docas do Pará (CDP). A pesquisa apresenta relevância, uma vez que a maioria das pesquisas da EA, no setor portuário, não elucidam as intenções de “ordem econômica e simbólica” do seu uso. O tratamento teórico-metodológico para análise norteia-se pela dimensão sociológica de Pierre Bourdieu, principalmente a partir da noção de Campo.Lepidus2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/330510.14295/remea.v30i1.3305REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 1 (2013); 264-2801517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3305/2231Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Jondison CardosoCastro, Edna Maria RamosFigueiredo, Sílvio José de Lima2020-08-14T19:57:45Zoai:periodicos.furg.br:article/3305Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:45Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental e estratégias empresariais na área portuária: um estudo da Companhia Docas do Pará (CDP) |
title |
Educação Ambiental e estratégias empresariais na área portuária: um estudo da Companhia Docas do Pará (CDP) |
spellingShingle |
Educação Ambiental e estratégias empresariais na área portuária: um estudo da Companhia Docas do Pará (CDP) Rodrigues, Jondison Cardoso Educação Ambiental. Companhia Docas do Pará. Portos. |
title_short |
Educação Ambiental e estratégias empresariais na área portuária: um estudo da Companhia Docas do Pará (CDP) |
title_full |
Educação Ambiental e estratégias empresariais na área portuária: um estudo da Companhia Docas do Pará (CDP) |
title_fullStr |
Educação Ambiental e estratégias empresariais na área portuária: um estudo da Companhia Docas do Pará (CDP) |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental e estratégias empresariais na área portuária: um estudo da Companhia Docas do Pará (CDP) |
title_sort |
Educação Ambiental e estratégias empresariais na área portuária: um estudo da Companhia Docas do Pará (CDP) |
author |
Rodrigues, Jondison Cardoso |
author_facet |
Rodrigues, Jondison Cardoso Castro, Edna Maria Ramos Figueiredo, Sílvio José de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Edna Maria Ramos Figueiredo, Sílvio José de Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Jondison Cardoso Castro, Edna Maria Ramos Figueiredo, Sílvio José de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Companhia Docas do Pará. Portos. |
topic |
Educação Ambiental. Companhia Docas do Pará. Portos. |
description |
Desde a ECO-92 houve um crescimento substancial de ações de cunho ambiental na área empresarial, particularmente de Educação Ambiental (EA). Entre os setores empresariais que se destacaram em ações de EA nesses últimos anos, sobretudo no Brasil, pode-se citar o portuário. O objetivo do artigo é analisar criticamente a estratégia da inserção da EA no setor empresarial portuário e seus impactos nos trabalhadores, a partir do estudo da Companhia Docas do Pará (CDP). A pesquisa apresenta relevância, uma vez que a maioria das pesquisas da EA, no setor portuário, não elucidam as intenções de “ordem econômica e simbólica” do seu uso. O tratamento teórico-metodológico para análise norteia-se pela dimensão sociológica de Pierre Bourdieu, principalmente a partir da noção de Campo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3305 10.14295/remea.v30i1.3305 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3305 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v30i1.3305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3305/2231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 1 (2013); 264-280 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782931849216 |