Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carolina Alves Gomes de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sánchez, Celso Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7498
Resumo: Este estudo se debruça sobre um grupo de educadoras ambientais comunitárias, que atuam em comunidades sob vulnerabilidade socioambiental em Magé, RJ. A partir do acompanhamento deste grupo, tivemos como objetivo levantar temas trazidos pelas educadoras que dialogassem com o movimento por justiça ambiental e com as discussões de gênero, como forma contextualizar as práticas da Educação Ambiental Crítica em meio a uma realidade de desigualdades. Os temas levantados evidenciam que os problemas socioambientais se sobrepõem às diversas situações de desigualdade e exclusão que se deflagram no território, inclusive as desigualdades gênero. O trabalho desenvolvido pelas educadoras apresenta as contradições trazidas, por um lado, pelas denúncias de um cotidiano de injustiças socioambientais e, por outro, de um trabalho educativo humanizador, que emerge da própria comunidade. Este estudio se centra en un grupo de educadoras ambientales comunitarias, que actúan en comunidades bajo vulnerabilidad socioambiental em Magé, RJ. A partir del seguimiento de este grupo, tuvimos como objetivo levantar temas traídos por las educadoras que dialogasen con el movimiento por justicia ambiental y con las discusiones de género, como forma de contextualizar las prácticas de la Educación Ambiental Crítica en medio de una realidad de desigualdades. Los temas levantados evidencian que los problemas socioambientales se superponen a las diversas situaciones de desigualdad y exclusión que se desencadenan en el territorio, incluidas las desigualdades de género. El trabajo desarrollado por las educadoras presenta las contradicciones traídas, por un lado, por las denuncias de un cotidiano de injusticias socioambientales y, por otro, de un trabajo educativo humanizador, que emerge de la propia comunidad. This study focuses on a group of community environmental educators, who work in communities under social and environmental vulnerability in Magé, RJ. From the follow-up of this group, we had as objective to raise themes brought by educators that dialogue with the movement for environmental justice and with the gender discussions, as a way to contextualize the practices of Critical Environmental Education in the midst of a reality of inequalities. The issues raised show that socio-environmental problems overlap with various situations of inequality and exclusion that are spreading in the territory, including gender inequalities. The work carried out by the educators presents the contradictions brought, on the one hand, by denunciations of a daily social and environmental injustices and, on the other hand, a humanizing educational work that emerges from the community itself.
id FURG-9_23a6dd4ca17412cd19cd96f5b17fed00
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7498
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ.Educação ambientaljustiça ambientalquestões de gêneroEste estudo se debruça sobre um grupo de educadoras ambientais comunitárias, que atuam em comunidades sob vulnerabilidade socioambiental em Magé, RJ. A partir do acompanhamento deste grupo, tivemos como objetivo levantar temas trazidos pelas educadoras que dialogassem com o movimento por justiça ambiental e com as discussões de gênero, como forma contextualizar as práticas da Educação Ambiental Crítica em meio a uma realidade de desigualdades. Os temas levantados evidenciam que os problemas socioambientais se sobrepõem às diversas situações de desigualdade e exclusão que se deflagram no território, inclusive as desigualdades gênero. O trabalho desenvolvido pelas educadoras apresenta as contradições trazidas, por um lado, pelas denúncias de um cotidiano de injustiças socioambientais e, por outro, de um trabalho educativo humanizador, que emerge da própria comunidade. Este estudio se centra en un grupo de educadoras ambientales comunitarias, que actúan en comunidades bajo vulnerabilidad socioambiental em Magé, RJ. A partir del seguimiento de este grupo, tuvimos como objetivo levantar temas traídos por las educadoras que dialogasen con el movimiento por justicia ambiental y con las discusiones de género, como forma de contextualizar las prácticas de la Educación Ambiental Crítica en medio de una realidad de desigualdades. Los temas levantados evidencian que los problemas socioambientales se superponen a las diversas situaciones de desigualdad y exclusión que se desencadenan en el territorio, incluidas las desigualdades de género. El trabajo desarrollado por las educadoras presenta las contradicciones traídas, por un lado, por las denuncias de un cotidiano de injusticias socioambientales y, por otro, de un trabajo educativo humanizador, que emerge de la propia comunidad. This study focuses on a group of community environmental educators, who work in communities under social and environmental vulnerability in Magé, RJ. From the follow-up of this group, we had as objective to raise themes brought by educators that dialogue with the movement for environmental justice and with the gender discussions, as a way to contextualize the practices of Critical Environmental Education in the midst of a reality of inequalities. The issues raised show that socio-environmental problems overlap with various situations of inequality and exclusion that are spreading in the territory, including gender inequalities. The work carried out by the educators presents the contradictions brought, on the one hand, by denunciations of a daily social and environmental injustices and, on the other hand, a humanizing educational work that emerges from the community itself.Lepidus2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/749810.14295/remea.v35i1.7498REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 151-1701517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7498/5188Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Carolina Alves Gomes deSánchez, Celso Pereira2018-05-18T11:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7498Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-05-18T11:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ.
title Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ.
spellingShingle Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ.
Oliveira, Carolina Alves Gomes de
Educação ambiental
justiça ambiental
questões de gênero
title_short Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ.
title_full Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ.
title_fullStr Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ.
title_full_unstemmed Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ.
title_sort Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ.
author Oliveira, Carolina Alves Gomes de
author_facet Oliveira, Carolina Alves Gomes de
Sánchez, Celso Pereira
author_role author
author2 Sánchez, Celso Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carolina Alves Gomes de
Sánchez, Celso Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
justiça ambiental
questões de gênero
topic Educação ambiental
justiça ambiental
questões de gênero
description Este estudo se debruça sobre um grupo de educadoras ambientais comunitárias, que atuam em comunidades sob vulnerabilidade socioambiental em Magé, RJ. A partir do acompanhamento deste grupo, tivemos como objetivo levantar temas trazidos pelas educadoras que dialogassem com o movimento por justiça ambiental e com as discussões de gênero, como forma contextualizar as práticas da Educação Ambiental Crítica em meio a uma realidade de desigualdades. Os temas levantados evidenciam que os problemas socioambientais se sobrepõem às diversas situações de desigualdade e exclusão que se deflagram no território, inclusive as desigualdades gênero. O trabalho desenvolvido pelas educadoras apresenta as contradições trazidas, por um lado, pelas denúncias de um cotidiano de injustiças socioambientais e, por outro, de um trabalho educativo humanizador, que emerge da própria comunidade. Este estudio se centra en un grupo de educadoras ambientales comunitarias, que actúan en comunidades bajo vulnerabilidad socioambiental em Magé, RJ. A partir del seguimiento de este grupo, tuvimos como objetivo levantar temas traídos por las educadoras que dialogasen con el movimiento por justicia ambiental y con las discusiones de género, como forma de contextualizar las prácticas de la Educación Ambiental Crítica en medio de una realidad de desigualdades. Los temas levantados evidencian que los problemas socioambientales se superponen a las diversas situaciones de desigualdad y exclusión que se desencadenan en el territorio, incluidas las desigualdades de género. El trabajo desarrollado por las educadoras presenta las contradicciones traídas, por un lado, por las denuncias de un cotidiano de injusticias socioambientales y, por otro, de un trabajo educativo humanizador, que emerge de la propia comunidad. This study focuses on a group of community environmental educators, who work in communities under social and environmental vulnerability in Magé, RJ. From the follow-up of this group, we had as objective to raise themes brought by educators that dialogue with the movement for environmental justice and with the gender discussions, as a way to contextualize the practices of Critical Environmental Education in the midst of a reality of inequalities. The issues raised show that socio-environmental problems overlap with various situations of inequality and exclusion that are spreading in the territory, including gender inequalities. The work carried out by the educators presents the contradictions brought, on the one hand, by denunciations of a daily social and environmental injustices and, on the other hand, a humanizing educational work that emerges from the community itself.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7498
10.14295/remea.v35i1.7498
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7498
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i1.7498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7498/5188
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 151-170
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786127908864