Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7498 |
Resumo: | Este estudo se debruça sobre um grupo de educadoras ambientais comunitárias, que atuam em comunidades sob vulnerabilidade socioambiental em Magé, RJ. A partir do acompanhamento deste grupo, tivemos como objetivo levantar temas trazidos pelas educadoras que dialogassem com o movimento por justiça ambiental e com as discussões de gênero, como forma contextualizar as práticas da Educação Ambiental Crítica em meio a uma realidade de desigualdades. Os temas levantados evidenciam que os problemas socioambientais se sobrepõem às diversas situações de desigualdade e exclusão que se deflagram no território, inclusive as desigualdades gênero. O trabalho desenvolvido pelas educadoras apresenta as contradições trazidas, por um lado, pelas denúncias de um cotidiano de injustiças socioambientais e, por outro, de um trabalho educativo humanizador, que emerge da própria comunidade. Este estudio se centra en un grupo de educadoras ambientales comunitarias, que actúan en comunidades bajo vulnerabilidad socioambiental em Magé, RJ. A partir del seguimiento de este grupo, tuvimos como objetivo levantar temas traídos por las educadoras que dialogasen con el movimiento por justicia ambiental y con las discusiones de género, como forma de contextualizar las prácticas de la Educación Ambiental Crítica en medio de una realidad de desigualdades. Los temas levantados evidencian que los problemas socioambientales se superponen a las diversas situaciones de desigualdad y exclusión que se desencadenan en el territorio, incluidas las desigualdades de género. El trabajo desarrollado por las educadoras presenta las contradicciones traídas, por un lado, por las denuncias de un cotidiano de injusticias socioambientales y, por otro, de un trabajo educativo humanizador, que emerge de la propia comunidad. This study focuses on a group of community environmental educators, who work in communities under social and environmental vulnerability in Magé, RJ. From the follow-up of this group, we had as objective to raise themes brought by educators that dialogue with the movement for environmental justice and with the gender discussions, as a way to contextualize the practices of Critical Environmental Education in the midst of a reality of inequalities. The issues raised show that socio-environmental problems overlap with various situations of inequality and exclusion that are spreading in the territory, including gender inequalities. The work carried out by the educators presents the contradictions brought, on the one hand, by denunciations of a daily social and environmental injustices and, on the other hand, a humanizing educational work that emerges from the community itself. |
id |
FURG-9_23a6dd4ca17412cd19cd96f5b17fed00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7498 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ.Educação ambientaljustiça ambientalquestões de gêneroEste estudo se debruça sobre um grupo de educadoras ambientais comunitárias, que atuam em comunidades sob vulnerabilidade socioambiental em Magé, RJ. A partir do acompanhamento deste grupo, tivemos como objetivo levantar temas trazidos pelas educadoras que dialogassem com o movimento por justiça ambiental e com as discussões de gênero, como forma contextualizar as práticas da Educação Ambiental Crítica em meio a uma realidade de desigualdades. Os temas levantados evidenciam que os problemas socioambientais se sobrepõem às diversas situações de desigualdade e exclusão que se deflagram no território, inclusive as desigualdades gênero. O trabalho desenvolvido pelas educadoras apresenta as contradições trazidas, por um lado, pelas denúncias de um cotidiano de injustiças socioambientais e, por outro, de um trabalho educativo humanizador, que emerge da própria comunidade. Este estudio se centra en un grupo de educadoras ambientales comunitarias, que actúan en comunidades bajo vulnerabilidad socioambiental em Magé, RJ. A partir del seguimiento de este grupo, tuvimos como objetivo levantar temas traídos por las educadoras que dialogasen con el movimiento por justicia ambiental y con las discusiones de género, como forma de contextualizar las prácticas de la Educación Ambiental Crítica en medio de una realidad de desigualdades. Los temas levantados evidencian que los problemas socioambientales se superponen a las diversas situaciones de desigualdad y exclusión que se desencadenan en el territorio, incluidas las desigualdades de género. El trabajo desarrollado por las educadoras presenta las contradicciones traídas, por un lado, por las denuncias de un cotidiano de injusticias socioambientales y, por otro, de un trabajo educativo humanizador, que emerge de la propia comunidad. This study focuses on a group of community environmental educators, who work in communities under social and environmental vulnerability in Magé, RJ. From the follow-up of this group, we had as objective to raise themes brought by educators that dialogue with the movement for environmental justice and with the gender discussions, as a way to contextualize the practices of Critical Environmental Education in the midst of a reality of inequalities. The issues raised show that socio-environmental problems overlap with various situations of inequality and exclusion that are spreading in the territory, including gender inequalities. The work carried out by the educators presents the contradictions brought, on the one hand, by denunciations of a daily social and environmental injustices and, on the other hand, a humanizing educational work that emerges from the community itself.Lepidus2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/749810.14295/remea.v35i1.7498REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 151-1701517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7498/5188Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Carolina Alves Gomes deSánchez, Celso Pereira2018-05-18T11:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/7498Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-05-18T11:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ. |
title |
Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ. |
spellingShingle |
Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ. Oliveira, Carolina Alves Gomes de Educação ambiental justiça ambiental questões de gênero |
title_short |
Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ. |
title_full |
Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ. |
title_fullStr |
Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ. |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ. |
title_sort |
Educação ambiental, justiça ambiental e questões de gênero: a perspectiva de um grupo de educadoras ambientais comunitárias de Magé, RJ.Educación ambiental, justicia ambiental y cuestiones de género: la perspectiva de un grupo de educadoras ambientales comunitarias de Magé, RJ.Environmental education, environmental justice and gender issues: the perspective of a group of community environmental educators of Magé, RJ. |
author |
Oliveira, Carolina Alves Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Carolina Alves Gomes de Sánchez, Celso Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Sánchez, Celso Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Carolina Alves Gomes de Sánchez, Celso Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental justiça ambiental questões de gênero |
topic |
Educação ambiental justiça ambiental questões de gênero |
description |
Este estudo se debruça sobre um grupo de educadoras ambientais comunitárias, que atuam em comunidades sob vulnerabilidade socioambiental em Magé, RJ. A partir do acompanhamento deste grupo, tivemos como objetivo levantar temas trazidos pelas educadoras que dialogassem com o movimento por justiça ambiental e com as discussões de gênero, como forma contextualizar as práticas da Educação Ambiental Crítica em meio a uma realidade de desigualdades. Os temas levantados evidenciam que os problemas socioambientais se sobrepõem às diversas situações de desigualdade e exclusão que se deflagram no território, inclusive as desigualdades gênero. O trabalho desenvolvido pelas educadoras apresenta as contradições trazidas, por um lado, pelas denúncias de um cotidiano de injustiças socioambientais e, por outro, de um trabalho educativo humanizador, que emerge da própria comunidade. Este estudio se centra en un grupo de educadoras ambientales comunitarias, que actúan en comunidades bajo vulnerabilidad socioambiental em Magé, RJ. A partir del seguimiento de este grupo, tuvimos como objetivo levantar temas traídos por las educadoras que dialogasen con el movimiento por justicia ambiental y con las discusiones de género, como forma de contextualizar las prácticas de la Educación Ambiental Crítica en medio de una realidad de desigualdades. Los temas levantados evidencian que los problemas socioambientales se superponen a las diversas situaciones de desigualdad y exclusión que se desencadenan en el territorio, incluidas las desigualdades de género. El trabajo desarrollado por las educadoras presenta las contradicciones traídas, por un lado, por las denuncias de un cotidiano de injusticias socioambientales y, por otro, de un trabajo educativo humanizador, que emerge de la propia comunidad. This study focuses on a group of community environmental educators, who work in communities under social and environmental vulnerability in Magé, RJ. From the follow-up of this group, we had as objective to raise themes brought by educators that dialogue with the movement for environmental justice and with the gender discussions, as a way to contextualize the practices of Critical Environmental Education in the midst of a reality of inequalities. The issues raised show that socio-environmental problems overlap with various situations of inequality and exclusion that are spreading in the territory, including gender inequalities. The work carried out by the educators presents the contradictions brought, on the one hand, by denunciations of a daily social and environmental injustices and, on the other hand, a humanizing educational work that emerges from the community itself. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7498 10.14295/remea.v35i1.7498 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7498 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v35i1.7498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7498/5188 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 1 (2018); 151-170 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786127908864 |