CONFECÇÃO E AVALIAÇÃO DE KITS ECOLÓGICOS COMO SUBSÍDIO DIDÁTICO PARA PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellinassi, Suélen
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3089
Resumo: Diante da necessidade de recursos instrucionais de Educação o presente trabalho visou produzir e avaliar Kits Ecológicos que servissem de subsídio às aulas de Ciências, Biologia e Educação Ambiental. Assim, foram elaborados quatro Kits sobre as adaptações dos animais, abordando os temas defesa, alimentação, reprodução e locomoção. Cada Kit contém manual de utilização, animais taxidermizados e/ou fixados em formol, entre outras peças específicas de cada assunto. Para que os professores tomassem conhecimento dos novos materiais, os Kits foram disponibilizados no acervo do Zoológico de Sorocaba e divulgados às escolas da cidade por meio de folhetos informativos. Após a divulgação, os Kits foram avaliados em quatro escolas particulares e seis escolas públicas, sendo aplicados a um total de 387 alunos de idades entre 4 e 12 anos. Os Kits foram avaliados através da aplicação de questionários e entrevistas aos professores e observação das aulas. A avaliação demonstrou a influência positiva dos Kits nas aulas, sendo evidenciada uma maior participação e conseqüente aprendizado dos alunos, concluindo-se que os Kits contribuem para o aprendizado prático, sendo um instrumento para a busca de métodos mais eficazes que despertem interesse, estimulem a percepção de detalhes e agucem a utilização dos sentidos dos alunos em benefício de seu aprendizado.
id FURG-9_24b3df554d271d13838cbfa13ea63a56
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3089
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling CONFECÇÃO E AVALIAÇÃO DE KITS ECOLÓGICOS COMO SUBSÍDIO DIDÁTICO PARA PROFESSORESEducação ambientalkit ecológicoadaptações dos animaisaprendizado.Diante da necessidade de recursos instrucionais de Educação o presente trabalho visou produzir e avaliar Kits Ecológicos que servissem de subsídio às aulas de Ciências, Biologia e Educação Ambiental. Assim, foram elaborados quatro Kits sobre as adaptações dos animais, abordando os temas defesa, alimentação, reprodução e locomoção. Cada Kit contém manual de utilização, animais taxidermizados e/ou fixados em formol, entre outras peças específicas de cada assunto. Para que os professores tomassem conhecimento dos novos materiais, os Kits foram disponibilizados no acervo do Zoológico de Sorocaba e divulgados às escolas da cidade por meio de folhetos informativos. Após a divulgação, os Kits foram avaliados em quatro escolas particulares e seis escolas públicas, sendo aplicados a um total de 387 alunos de idades entre 4 e 12 anos. Os Kits foram avaliados através da aplicação de questionários e entrevistas aos professores e observação das aulas. A avaliação demonstrou a influência positiva dos Kits nas aulas, sendo evidenciada uma maior participação e conseqüente aprendizado dos alunos, concluindo-se que os Kits contribuem para o aprendizado prático, sendo um instrumento para a busca de métodos mais eficazes que despertem interesse, estimulem a percepção de detalhes e agucem a utilização dos sentidos dos alunos em benefício de seu aprendizado.Lepidus2012-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/308910.14295/remea.v17i0.3089REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 17 (2006): Volume 17 : julho a dezembro de 20061517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3089/1760Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBellinassi, Suélen2020-08-14T20:00:46Zoai:periodicos.furg.br:article/3089Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:46Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv CONFECÇÃO E AVALIAÇÃO DE KITS ECOLÓGICOS COMO SUBSÍDIO DIDÁTICO PARA PROFESSORES
title CONFECÇÃO E AVALIAÇÃO DE KITS ECOLÓGICOS COMO SUBSÍDIO DIDÁTICO PARA PROFESSORES
spellingShingle CONFECÇÃO E AVALIAÇÃO DE KITS ECOLÓGICOS COMO SUBSÍDIO DIDÁTICO PARA PROFESSORES
Bellinassi, Suélen
Educação ambiental
kit ecológico
adaptações dos animais
aprendizado.
title_short CONFECÇÃO E AVALIAÇÃO DE KITS ECOLÓGICOS COMO SUBSÍDIO DIDÁTICO PARA PROFESSORES
title_full CONFECÇÃO E AVALIAÇÃO DE KITS ECOLÓGICOS COMO SUBSÍDIO DIDÁTICO PARA PROFESSORES
title_fullStr CONFECÇÃO E AVALIAÇÃO DE KITS ECOLÓGICOS COMO SUBSÍDIO DIDÁTICO PARA PROFESSORES
title_full_unstemmed CONFECÇÃO E AVALIAÇÃO DE KITS ECOLÓGICOS COMO SUBSÍDIO DIDÁTICO PARA PROFESSORES
title_sort CONFECÇÃO E AVALIAÇÃO DE KITS ECOLÓGICOS COMO SUBSÍDIO DIDÁTICO PARA PROFESSORES
author Bellinassi, Suélen
author_facet Bellinassi, Suélen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bellinassi, Suélen
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
kit ecológico
adaptações dos animais
aprendizado.
topic Educação ambiental
kit ecológico
adaptações dos animais
aprendizado.
description Diante da necessidade de recursos instrucionais de Educação o presente trabalho visou produzir e avaliar Kits Ecológicos que servissem de subsídio às aulas de Ciências, Biologia e Educação Ambiental. Assim, foram elaborados quatro Kits sobre as adaptações dos animais, abordando os temas defesa, alimentação, reprodução e locomoção. Cada Kit contém manual de utilização, animais taxidermizados e/ou fixados em formol, entre outras peças específicas de cada assunto. Para que os professores tomassem conhecimento dos novos materiais, os Kits foram disponibilizados no acervo do Zoológico de Sorocaba e divulgados às escolas da cidade por meio de folhetos informativos. Após a divulgação, os Kits foram avaliados em quatro escolas particulares e seis escolas públicas, sendo aplicados a um total de 387 alunos de idades entre 4 e 12 anos. Os Kits foram avaliados através da aplicação de questionários e entrevistas aos professores e observação das aulas. A avaliação demonstrou a influência positiva dos Kits nas aulas, sendo evidenciada uma maior participação e conseqüente aprendizado dos alunos, concluindo-se que os Kits contribuem para o aprendizado prático, sendo um instrumento para a busca de métodos mais eficazes que despertem interesse, estimulem a percepção de detalhes e agucem a utilização dos sentidos dos alunos em benefício de seu aprendizado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3089
10.14295/remea.v17i0.3089
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3089
identifier_str_mv 10.14295/remea.v17i0.3089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3089/1760
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 17 (2006): Volume 17 : julho a dezembro de 2006
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782440067072