NATUREZA E REPRESENTAÇÕES QUE R-EXISTEM: CINCO SÉCULOS DE INVASÃO, APROPRIAÇÃO E VIOLÊNCIA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9039 |
Resumo: | As tensões ideológicas forjadas pelo capital colocaram a Amazônia no centro das lutas simbólicas atuais. De um lado, a Medida Provisória 870 que, defendida pelo governo Bolsonaro, desarticula as principais pautas ambientais. Do outro, os saberes e as ancestralidades indígenas que tem r-existido aos cinco séculos de invasão, apropriação e violência em defesa da floresta. Com esses elementos, pensamos nesta pesquisa que tem como objetivo: identificar os saberes e as ancestralidades indígenas, nas representações sociais de Educação Ambiental de docentes na cidade de Castanhal – Pará. Participaram da pesquisa 121 docentes que, com formação em Pedagogia, responderam ao questionário, complementado por dois grupos de discussão e pela observação participante. Nos resultados mais significativos, destacamos que as estratégias sutis de dominação não conseguiram desenraizar, principalmente, as identidades que tem como base a defesa da natureza. |
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