A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3960 |
Resumo: | O presente artigo objetiva problematizar a Inserção Ecológica nas classes de alfabetização, contemplando a metodologia da Teoria dos Sistemas Ecológicos em suas quatro dimensões fundamentais, ou seja, o processo, a pessoa, o contexto e o tempo. Busca na realidade cotidiana escolar, especificamente, nas salas de aula alfabetizadoras, parâmetros e fundamentos que possibilitem a análise de entendimentos e novas interpretações que surgem sobre o desenvolvimento humano e sua constituição, e assim verificando a construção do sujeito/participante como ser/agente de sua trajetória pessoal e da história coletiva. No construir efetivo através da ação/reflexão/ação, procuramos perceber um universo de leituras e (re)leituras, do individual e coletivo, configurando as diferentes identidades, culturas e pertencimentos os quais perfazem elos que compõe a sistematização ecológica integrada ao dia-a-dia alfabetizador e a complexidade do desenvolver humano. |
id |
FURG-9_27756804e1dd64be6a3fb001caf25aeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3960 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃOInserção Ecológica – Desenvolvimento Humano - AlfabetizaçãoO presente artigo objetiva problematizar a Inserção Ecológica nas classes de alfabetização, contemplando a metodologia da Teoria dos Sistemas Ecológicos em suas quatro dimensões fundamentais, ou seja, o processo, a pessoa, o contexto e o tempo. Busca na realidade cotidiana escolar, especificamente, nas salas de aula alfabetizadoras, parâmetros e fundamentos que possibilitem a análise de entendimentos e novas interpretações que surgem sobre o desenvolvimento humano e sua constituição, e assim verificando a construção do sujeito/participante como ser/agente de sua trajetória pessoal e da história coletiva. No construir efetivo através da ação/reflexão/ação, procuramos perceber um universo de leituras e (re)leituras, do individual e coletivo, configurando as diferentes identidades, culturas e pertencimentos os quais perfazem elos que compõe a sistematização ecológica integrada ao dia-a-dia alfabetizador e a complexidade do desenvolver humano.Lepidus2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/396010.14295/remea.v23i0.3960REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3960/2356Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVega, Luciana Barbosa da Silva2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/3960Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO |
title |
A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO |
spellingShingle |
A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO Vega, Luciana Barbosa da Silva Inserção Ecológica – Desenvolvimento Humano - Alfabetização |
title_short |
A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO |
title_full |
A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO |
title_fullStr |
A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO |
title_sort |
A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO |
author |
Vega, Luciana Barbosa da Silva |
author_facet |
Vega, Luciana Barbosa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vega, Luciana Barbosa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inserção Ecológica – Desenvolvimento Humano - Alfabetização |
topic |
Inserção Ecológica – Desenvolvimento Humano - Alfabetização |
description |
O presente artigo objetiva problematizar a Inserção Ecológica nas classes de alfabetização, contemplando a metodologia da Teoria dos Sistemas Ecológicos em suas quatro dimensões fundamentais, ou seja, o processo, a pessoa, o contexto e o tempo. Busca na realidade cotidiana escolar, especificamente, nas salas de aula alfabetizadoras, parâmetros e fundamentos que possibilitem a análise de entendimentos e novas interpretações que surgem sobre o desenvolvimento humano e sua constituição, e assim verificando a construção do sujeito/participante como ser/agente de sua trajetória pessoal e da história coletiva. No construir efetivo através da ação/reflexão/ação, procuramos perceber um universo de leituras e (re)leituras, do individual e coletivo, configurando as diferentes identidades, culturas e pertencimentos os quais perfazem elos que compõe a sistematização ecológica integrada ao dia-a-dia alfabetizador e a complexidade do desenvolver humano. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3960 10.14295/remea.v23i0.3960 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3960 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v23i0.3960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3960/2356 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783987765248 |