A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vega, Luciana Barbosa da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3960
Resumo: O presente artigo objetiva problematizar a Inserção Ecológica nas classes de alfabetização, contemplando a metodologia da Teoria dos Sistemas Ecológicos em suas quatro dimensões fundamentais, ou seja, o processo, a pessoa, o contexto e o tempo. Busca na realidade cotidiana escolar, especificamente, nas salas de aula alfabetizadoras, parâmetros e fundamentos que possibilitem a análise de entendimentos e novas interpretações que surgem sobre o desenvolvimento humano e sua constituição, e assim verificando a construção do sujeito/participante como ser/agente de sua trajetória pessoal e da história coletiva. No construir efetivo através da ação/reflexão/ação, procuramos perceber um universo de leituras e (re)leituras, do individual e coletivo, configurando as diferentes identidades, culturas e pertencimentos os quais perfazem elos que compõe a sistematização ecológica integrada ao dia-a-dia alfabetizador e a complexidade do desenvolver humano.
id FURG-9_27756804e1dd64be6a3fb001caf25aeb
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3960
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃOInserção Ecológica – Desenvolvimento Humano - AlfabetizaçãoO presente artigo objetiva problematizar a Inserção Ecológica nas classes de alfabetização, contemplando a metodologia da Teoria dos Sistemas Ecológicos em suas quatro dimensões fundamentais, ou seja, o processo, a pessoa, o contexto e o tempo. Busca na realidade cotidiana escolar, especificamente, nas salas de aula alfabetizadoras, parâmetros e fundamentos que possibilitem a análise de entendimentos e novas interpretações que surgem sobre o desenvolvimento humano e sua constituição, e assim verificando a construção do sujeito/participante como ser/agente de sua trajetória pessoal e da história coletiva. No construir efetivo através da ação/reflexão/ação, procuramos perceber um universo de leituras e (re)leituras, do individual e coletivo, configurando as diferentes identidades, culturas e pertencimentos os quais perfazem elos que compõe a sistematização ecológica integrada ao dia-a-dia alfabetizador e a complexidade do desenvolver humano.Lepidus2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/396010.14295/remea.v23i0.3960REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3960/2356Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVega, Luciana Barbosa da Silva2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/3960Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
title A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
spellingShingle A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
Vega, Luciana Barbosa da Silva
Inserção Ecológica – Desenvolvimento Humano - Alfabetização
title_short A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
title_full A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
title_fullStr A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
title_full_unstemmed A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
title_sort A INSERÇÃO ECOLÓGICA COMO PROPOSTA DE ESTUDOS NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
author Vega, Luciana Barbosa da Silva
author_facet Vega, Luciana Barbosa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vega, Luciana Barbosa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Inserção Ecológica – Desenvolvimento Humano - Alfabetização
topic Inserção Ecológica – Desenvolvimento Humano - Alfabetização
description O presente artigo objetiva problematizar a Inserção Ecológica nas classes de alfabetização, contemplando a metodologia da Teoria dos Sistemas Ecológicos em suas quatro dimensões fundamentais, ou seja, o processo, a pessoa, o contexto e o tempo. Busca na realidade cotidiana escolar, especificamente, nas salas de aula alfabetizadoras, parâmetros e fundamentos que possibilitem a análise de entendimentos e novas interpretações que surgem sobre o desenvolvimento humano e sua constituição, e assim verificando a construção do sujeito/participante como ser/agente de sua trajetória pessoal e da história coletiva. No construir efetivo através da ação/reflexão/ação, procuramos perceber um universo de leituras e (re)leituras, do individual e coletivo, configurando as diferentes identidades, culturas e pertencimentos os quais perfazem elos que compõe a sistematização ecológica integrada ao dia-a-dia alfabetizador e a complexidade do desenvolver humano.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3960
10.14295/remea.v23i0.3960
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3960
identifier_str_mv 10.14295/remea.v23i0.3960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3960/2356
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783987765248