Educação ambiental entre brincadeiras com os Mascarados do Congo nas oficinas culturais com cotidianos escolaresEnvironmental education using plays with Mascarados do Congo in cultural workshops with school everyday
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5024 |
Resumo: | O artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado com objetivo de cartografar e problematizar processos de produção dos Mascarados do Congo, e seus atravessamentos com redes de conversações cotidianas escolares. O aporte metodológico e teórico foi inspirado na pesquisa em Educação Ambiental (EA) e cartográfica e nos estudos com os cotidianos, envolvendo professores, estudantes, artesão, congueiros, com diário de campo, fotografias, gravações e transcrições. Com a pesquisa capturamos conversas tecidas com a produção dos Mascarados, apostando na EA autopoiética – produção de si mesmo, autofazimento, realizamos Oficinas Culturais de Sensibilização Ambiental, Máscaras de congo, Contação de Histórias, Percussão, Toadas e Cinema de Animação. O desejo foi articular vida cotidiana, cheiros, sabores, risos, saberes, poesias, fazeres, sons e afetos. |
id |
FURG-9_28b1aadfe6ab260fa5449ecf43ae000b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5024 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental entre brincadeiras com os Mascarados do Congo nas oficinas culturais com cotidianos escolaresEnvironmental education using plays with Mascarados do Congo in cultural workshops with school everydayEducação Ambiental.Redes de conversações cotidianas. Práticas culturais.O artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado com objetivo de cartografar e problematizar processos de produção dos Mascarados do Congo, e seus atravessamentos com redes de conversações cotidianas escolares. O aporte metodológico e teórico foi inspirado na pesquisa em Educação Ambiental (EA) e cartográfica e nos estudos com os cotidianos, envolvendo professores, estudantes, artesão, congueiros, com diário de campo, fotografias, gravações e transcrições. Com a pesquisa capturamos conversas tecidas com a produção dos Mascarados, apostando na EA autopoiética – produção de si mesmo, autofazimento, realizamos Oficinas Culturais de Sensibilização Ambiental, Máscaras de congo, Contação de Histórias, Percussão, Toadas e Cinema de Animação. O desejo foi articular vida cotidiana, cheiros, sabores, risos, saberes, poesias, fazeres, sons e afetos.Lepidus2015-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/502410.14295/remea.v32i2.5024REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 2 (2015); 113-1281517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5024/3465Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Andreia TeixeiraTristão, Martha Ferreira2020-11-16T20:58:01Zoai:periodicos.furg.br:article/5024Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:01Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental entre brincadeiras com os Mascarados do Congo nas oficinas culturais com cotidianos escolaresEnvironmental education using plays with Mascarados do Congo in cultural workshops with school everyday |
title |
Educação ambiental entre brincadeiras com os Mascarados do Congo nas oficinas culturais com cotidianos escolaresEnvironmental education using plays with Mascarados do Congo in cultural workshops with school everyday |
spellingShingle |
Educação ambiental entre brincadeiras com os Mascarados do Congo nas oficinas culturais com cotidianos escolaresEnvironmental education using plays with Mascarados do Congo in cultural workshops with school everyday Ramos, Andreia Teixeira Educação Ambiental.Redes de conversações cotidianas. Práticas culturais. |
title_short |
Educação ambiental entre brincadeiras com os Mascarados do Congo nas oficinas culturais com cotidianos escolaresEnvironmental education using plays with Mascarados do Congo in cultural workshops with school everyday |
title_full |
Educação ambiental entre brincadeiras com os Mascarados do Congo nas oficinas culturais com cotidianos escolaresEnvironmental education using plays with Mascarados do Congo in cultural workshops with school everyday |
title_fullStr |
Educação ambiental entre brincadeiras com os Mascarados do Congo nas oficinas culturais com cotidianos escolaresEnvironmental education using plays with Mascarados do Congo in cultural workshops with school everyday |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental entre brincadeiras com os Mascarados do Congo nas oficinas culturais com cotidianos escolaresEnvironmental education using plays with Mascarados do Congo in cultural workshops with school everyday |
title_sort |
Educação ambiental entre brincadeiras com os Mascarados do Congo nas oficinas culturais com cotidianos escolaresEnvironmental education using plays with Mascarados do Congo in cultural workshops with school everyday |
author |
Ramos, Andreia Teixeira |
author_facet |
Ramos, Andreia Teixeira Tristão, Martha Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Tristão, Martha Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Andreia Teixeira Tristão, Martha Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental.Redes de conversações cotidianas. Práticas culturais. |
topic |
Educação Ambiental.Redes de conversações cotidianas. Práticas culturais. |
description |
O artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado com objetivo de cartografar e problematizar processos de produção dos Mascarados do Congo, e seus atravessamentos com redes de conversações cotidianas escolares. O aporte metodológico e teórico foi inspirado na pesquisa em Educação Ambiental (EA) e cartográfica e nos estudos com os cotidianos, envolvendo professores, estudantes, artesão, congueiros, com diário de campo, fotografias, gravações e transcrições. Com a pesquisa capturamos conversas tecidas com a produção dos Mascarados, apostando na EA autopoiética – produção de si mesmo, autofazimento, realizamos Oficinas Culturais de Sensibilização Ambiental, Máscaras de congo, Contação de Histórias, Percussão, Toadas e Cinema de Animação. O desejo foi articular vida cotidiana, cheiros, sabores, risos, saberes, poesias, fazeres, sons e afetos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5024 10.14295/remea.v32i2.5024 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5024 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v32i2.5024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5024/3465 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 2 (2015); 113-128 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784935677952 |