A Educação Ambiental diante da crise planetáriaEnvironmental education in the face of the planetary crisisLa Educacion Ambiental delante de la crisis planetaria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8569 |
Resumo: | Desde a organização das primeiras sociedades de caçadores-coletores até o desenvolvimento da vida sedentária, o ser humano foi transformando as paisagens dos ambientes naturais do nosso planeta. Atualmente, há uma crise planetária decorrente dos meios de produção e de consumo, em um modo de vida urbano pautado na tecnologia. Paralelamente, há um movimento internacional pela Educação Ambiental, visando o combate à crise instaurada. O presente trabalho se propõe a refletir sobre o potencial da Educação Ambiental em uma perspectiva crítica e criativa, a partir em uma abordagem freireana. Uma vez que os mecanismos de solução se pautam nos mesmos princípios que geraram a crise, é necessário que a Educação Ambiental se constitua a partir de seu potencial transformador, ao invés de servir ao Desenvolvimento Sustentável. From the organization of the first societies of hunter-gatherers to the development of sedentary life, the human being has transforming the landscapes of the natural environments of Pour planet. Nowadays, there is a planetary crisis resulting from the means of production and consumption, in an urban way of life based on technology. At the same time, there is an international movement for Environmental Education, aimed at combating the crisis. The present work proposes to reflect on the potential of Environmental Education in a critical and creative perspective, starting from a Freirean approach. Since the solution mechanisms are based on the same principles that generated the crisis, it is necessary that Environmental Education be constituted from its transformative potential, instead of serving the Sustainable Development. Desde la organización de las primeras sociedades de cazadores-colectores hasta el desarrollo de la vida sedentaria, el ser humano fue transformando los paisajes de los ambientes naturales del nuestro planeta. Actualmente, hay una crisis planetaria derivada de los medios de producción y de consumo, en un modo de vida urbano pautado en la tecnología. Paralelamente, hay un movimiento internacional por la Educación Ambiental, buscando el combate a la crisis instaurada. El presente trabajo se propone reflexionar sobre el potencial de la Educación Ambiental desde una perspectiva crítica y creativa, a partir de un enfoque freireano. Una vez que los mecanismos de solución se basan en los mismos principios que generaron la crisis, es necesario que la Educación Ambiental se constituya a partir de su potencial transformador, en lugar de servir al Desarrollo Sostenible. |
id |
FURG-9_292734f40b2d15dde555061f4b301635 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8569 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação Ambiental diante da crise planetáriaEnvironmental education in the face of the planetary crisisLa Educacion Ambiental delante de la crisis planetariaEducação Ambiental TransformadoraCrises socioambientais.Desde a organização das primeiras sociedades de caçadores-coletores até o desenvolvimento da vida sedentária, o ser humano foi transformando as paisagens dos ambientes naturais do nosso planeta. Atualmente, há uma crise planetária decorrente dos meios de produção e de consumo, em um modo de vida urbano pautado na tecnologia. Paralelamente, há um movimento internacional pela Educação Ambiental, visando o combate à crise instaurada. O presente trabalho se propõe a refletir sobre o potencial da Educação Ambiental em uma perspectiva crítica e criativa, a partir em uma abordagem freireana. Uma vez que os mecanismos de solução se pautam nos mesmos princípios que geraram a crise, é necessário que a Educação Ambiental se constitua a partir de seu potencial transformador, ao invés de servir ao Desenvolvimento Sustentável. From the organization of the first societies of hunter-gatherers to the development of sedentary life, the human being has transforming the landscapes of the natural environments of Pour planet. Nowadays, there is a planetary crisis resulting from the means of production and consumption, in an urban way of life based on technology. At the same time, there is an international movement for Environmental Education, aimed at combating the crisis. The present work proposes to reflect on the potential of Environmental Education in a critical and creative perspective, starting from a Freirean approach. Since the solution mechanisms are based on the same principles that generated the crisis, it is necessary that Environmental Education be constituted from its transformative potential, instead of serving the Sustainable Development. Desde la organización de las primeras sociedades de cazadores-colectores hasta el desarrollo de la vida sedentaria, el ser humano fue transformando los paisajes de los ambientes naturales del nuestro planeta. Actualmente, hay una crisis planetaria derivada de los medios de producción y de consumo, en un modo de vida urbano pautado en la tecnología. Paralelamente, hay un movimiento internacional por la Educación Ambiental, buscando el combate a la crisis instaurada. El presente trabajo se propone reflexionar sobre el potencial de la Educación Ambiental desde una perspectiva crítica y creativa, a partir de un enfoque freireano. Una vez que los mecanismos de solución se basan en los mismos principios que generaron la crisis, es necesario que la Educación Ambiental se constituya a partir de su potencial transformador, en lugar de servir al Desarrollo Sostenible.Lepidus2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/856910.14295/remea.v0i1.8569REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 139-1511517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8569/5507Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Daniela Vieira Costa2018-11-26T21:23:24Zoai:periodicos.furg.br:article/8569Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-11-26T21:23:24Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Ambiental diante da crise planetáriaEnvironmental education in the face of the planetary crisisLa Educacion Ambiental delante de la crisis planetaria |
title |
A Educação Ambiental diante da crise planetáriaEnvironmental education in the face of the planetary crisisLa Educacion Ambiental delante de la crisis planetaria |
spellingShingle |
A Educação Ambiental diante da crise planetáriaEnvironmental education in the face of the planetary crisisLa Educacion Ambiental delante de la crisis planetaria Menezes, Daniela Vieira Costa Educação Ambiental Transformadora Crises socioambientais. |
title_short |
A Educação Ambiental diante da crise planetáriaEnvironmental education in the face of the planetary crisisLa Educacion Ambiental delante de la crisis planetaria |
title_full |
A Educação Ambiental diante da crise planetáriaEnvironmental education in the face of the planetary crisisLa Educacion Ambiental delante de la crisis planetaria |
title_fullStr |
A Educação Ambiental diante da crise planetáriaEnvironmental education in the face of the planetary crisisLa Educacion Ambiental delante de la crisis planetaria |
title_full_unstemmed |
A Educação Ambiental diante da crise planetáriaEnvironmental education in the face of the planetary crisisLa Educacion Ambiental delante de la crisis planetaria |
title_sort |
A Educação Ambiental diante da crise planetáriaEnvironmental education in the face of the planetary crisisLa Educacion Ambiental delante de la crisis planetaria |
author |
Menezes, Daniela Vieira Costa |
author_facet |
Menezes, Daniela Vieira Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Daniela Vieira Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Transformadora Crises socioambientais. |
topic |
Educação Ambiental Transformadora Crises socioambientais. |
description |
Desde a organização das primeiras sociedades de caçadores-coletores até o desenvolvimento da vida sedentária, o ser humano foi transformando as paisagens dos ambientes naturais do nosso planeta. Atualmente, há uma crise planetária decorrente dos meios de produção e de consumo, em um modo de vida urbano pautado na tecnologia. Paralelamente, há um movimento internacional pela Educação Ambiental, visando o combate à crise instaurada. O presente trabalho se propõe a refletir sobre o potencial da Educação Ambiental em uma perspectiva crítica e criativa, a partir em uma abordagem freireana. Uma vez que os mecanismos de solução se pautam nos mesmos princípios que geraram a crise, é necessário que a Educação Ambiental se constitua a partir de seu potencial transformador, ao invés de servir ao Desenvolvimento Sustentável. From the organization of the first societies of hunter-gatherers to the development of sedentary life, the human being has transforming the landscapes of the natural environments of Pour planet. Nowadays, there is a planetary crisis resulting from the means of production and consumption, in an urban way of life based on technology. At the same time, there is an international movement for Environmental Education, aimed at combating the crisis. The present work proposes to reflect on the potential of Environmental Education in a critical and creative perspective, starting from a Freirean approach. Since the solution mechanisms are based on the same principles that generated the crisis, it is necessary that Environmental Education be constituted from its transformative potential, instead of serving the Sustainable Development. Desde la organización de las primeras sociedades de cazadores-colectores hasta el desarrollo de la vida sedentaria, el ser humano fue transformando los paisajes de los ambientes naturales del nuestro planeta. Actualmente, hay una crisis planetaria derivada de los medios de producción y de consumo, en un modo de vida urbano pautado en la tecnología. Paralelamente, hay un movimiento internacional por la Educación Ambiental, buscando el combate a la crisis instaurada. El presente trabajo se propone reflexionar sobre el potencial de la Educación Ambiental desde una perspectiva crítica y creativa, a partir de un enfoque freireano. Una vez que los mecanismos de solución se basan en los mismos principios que generaron la crisis, es necesario que la Educación Ambiental se constituya a partir de su potencial transformador, en lugar de servir al Desarrollo Sostenible. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8569 10.14295/remea.v0i1.8569 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8569 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i1.8569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8569/5507 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2018: Edição Especial EDEA, n. 1; 139-151 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786642759680 |