PRESENÇA DA TEMÁTICA AMBIENTAL EM CURRÍCULOS DE CURSOS TÉCNICOS DA ÁREA DE AGROPECUÁRIA: ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MATO GROSSO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Leila Cristina Aoyama
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pires, Dario Xavier, Zanon, Angela Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4387
Resumo: Esta investigação procura analisar a abordagem ambiental existente nos currículos prescritos dos cursos do ensino técnico de duas instituições públicas mato-grossenses: o Instituto Federal de Educação Tecnológica – IFMT e a Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, pertencente à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECITEC/MT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na análise documental dos currículos e posterior análise de conteúdo para identificação de temas ambientais articulados aos conhecimentos técnicos. Os resultados obtidos demonstram que estes currículos encontram-se pouco articulados com a educação ambiental. Os temas que possuem maior abordagem ambiental são: “manejo e conservação de solos”, “uso de insumos agrícolas” e “impactos ambientais gerados pela implantação de sistemas agrícolas”. Outros temas que podem ser mais bem trabalhados com valores da educação ambiental são: “o uso de culturas transgênicas”, “legislação ambiental”, “suinocultura” e “bovinocultura”. A articulação entre a educação ambiental e o currículo dos cursos do ensino técnico perpassa pela formação inicial e continuada dos professores nesta temática, pois eles são participantes da elaboração desses itinerários formativos e têm papel fundamental no ensino em sala de aula.
id FURG-9_2b32c5dbbd3d9fce607a476370e977c6
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4387
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling PRESENÇA DA TEMÁTICA AMBIENTAL EM CURRÍCULOS DE CURSOS TÉCNICOS DA ÁREA DE AGROPECUÁRIA: ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MATO GROSSOeducação ambientaleducação profissionalrelação homem-ambientetécnico agrícola.Esta investigação procura analisar a abordagem ambiental existente nos currículos prescritos dos cursos do ensino técnico de duas instituições públicas mato-grossenses: o Instituto Federal de Educação Tecnológica – IFMT e a Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, pertencente à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECITEC/MT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na análise documental dos currículos e posterior análise de conteúdo para identificação de temas ambientais articulados aos conhecimentos técnicos. Os resultados obtidos demonstram que estes currículos encontram-se pouco articulados com a educação ambiental. Os temas que possuem maior abordagem ambiental são: “manejo e conservação de solos”, “uso de insumos agrícolas” e “impactos ambientais gerados pela implantação de sistemas agrícolas”. Outros temas que podem ser mais bem trabalhados com valores da educação ambiental são: “o uso de culturas transgênicas”, “legislação ambiental”, “suinocultura” e “bovinocultura”. A articulação entre a educação ambiental e o currículo dos cursos do ensino técnico perpassa pela formação inicial e continuada dos professores nesta temática, pois eles são participantes da elaboração desses itinerários formativos e têm papel fundamental no ensino em sala de aula.Lepidus2014-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/438710.14295/remea.v24i0.4387REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4387/2745Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Leila Cristina AoyamaPires, Dario XavierZanon, Angela Maria2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/4387Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PRESENÇA DA TEMÁTICA AMBIENTAL EM CURRÍCULOS DE CURSOS TÉCNICOS DA ÁREA DE AGROPECUÁRIA: ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MATO GROSSO
title PRESENÇA DA TEMÁTICA AMBIENTAL EM CURRÍCULOS DE CURSOS TÉCNICOS DA ÁREA DE AGROPECUÁRIA: ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MATO GROSSO
spellingShingle PRESENÇA DA TEMÁTICA AMBIENTAL EM CURRÍCULOS DE CURSOS TÉCNICOS DA ÁREA DE AGROPECUÁRIA: ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MATO GROSSO
Barbosa, Leila Cristina Aoyama
educação ambiental
educação profissional
relação homem-ambiente
técnico agrícola.
title_short PRESENÇA DA TEMÁTICA AMBIENTAL EM CURRÍCULOS DE CURSOS TÉCNICOS DA ÁREA DE AGROPECUÁRIA: ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MATO GROSSO
title_full PRESENÇA DA TEMÁTICA AMBIENTAL EM CURRÍCULOS DE CURSOS TÉCNICOS DA ÁREA DE AGROPECUÁRIA: ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MATO GROSSO
title_fullStr PRESENÇA DA TEMÁTICA AMBIENTAL EM CURRÍCULOS DE CURSOS TÉCNICOS DA ÁREA DE AGROPECUÁRIA: ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MATO GROSSO
title_full_unstemmed PRESENÇA DA TEMÁTICA AMBIENTAL EM CURRÍCULOS DE CURSOS TÉCNICOS DA ÁREA DE AGROPECUÁRIA: ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MATO GROSSO
title_sort PRESENÇA DA TEMÁTICA AMBIENTAL EM CURRÍCULOS DE CURSOS TÉCNICOS DA ÁREA DE AGROPECUÁRIA: ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE MATO GROSSO
author Barbosa, Leila Cristina Aoyama
author_facet Barbosa, Leila Cristina Aoyama
Pires, Dario Xavier
Zanon, Angela Maria
author_role author
author2 Pires, Dario Xavier
Zanon, Angela Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Leila Cristina Aoyama
Pires, Dario Xavier
Zanon, Angela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
educação profissional
relação homem-ambiente
técnico agrícola.
topic educação ambiental
educação profissional
relação homem-ambiente
técnico agrícola.
description Esta investigação procura analisar a abordagem ambiental existente nos currículos prescritos dos cursos do ensino técnico de duas instituições públicas mato-grossenses: o Instituto Federal de Educação Tecnológica – IFMT e a Escola Técnica Estadual de Rondonópolis, pertencente à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECITEC/MT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na análise documental dos currículos e posterior análise de conteúdo para identificação de temas ambientais articulados aos conhecimentos técnicos. Os resultados obtidos demonstram que estes currículos encontram-se pouco articulados com a educação ambiental. Os temas que possuem maior abordagem ambiental são: “manejo e conservação de solos”, “uso de insumos agrícolas” e “impactos ambientais gerados pela implantação de sistemas agrícolas”. Outros temas que podem ser mais bem trabalhados com valores da educação ambiental são: “o uso de culturas transgênicas”, “legislação ambiental”, “suinocultura” e “bovinocultura”. A articulação entre a educação ambiental e o currículo dos cursos do ensino técnico perpassa pela formação inicial e continuada dos professores nesta temática, pois eles são participantes da elaboração desses itinerários formativos e têm papel fundamental no ensino em sala de aula.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4387
10.14295/remea.v24i0.4387
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4387
identifier_str_mv 10.14295/remea.v24i0.4387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4387/2745
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784385175552