Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9025 |
Resumo: | Esse trabalho faz uma cartografia dos fluxos dos desejos ambientais no campus sul da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde é intensa a atividade rural. Ao cartografar os fluxos dos desejos, acompanhando as redes de conversações cotidianas no campus, observa-se um espraiamento desses fluxos em linhas de desterritorialização da máquina desejante-ambiental ao criar novas formas de re-existências em meio aos ditames desenvolvimentistas da agricultura convencional. Destacamos, em nossa análise, o Grupo de Agroecologia Kapi’xawa, que estabelece conexões com as culturas locais, criando possibilidades para o atravessamento da educação ambiental em uma perspectiva descolonizadora em meio ao poder maquínico da colonialidade. |
id |
FURG-9_2d60da98613eff4c74cff17aa22db91a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9025 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmicaDesejo ambientalColonialidadeUniversidadeEsse trabalho faz uma cartografia dos fluxos dos desejos ambientais no campus sul da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde é intensa a atividade rural. Ao cartografar os fluxos dos desejos, acompanhando as redes de conversações cotidianas no campus, observa-se um espraiamento desses fluxos em linhas de desterritorialização da máquina desejante-ambiental ao criar novas formas de re-existências em meio aos ditames desenvolvimentistas da agricultura convencional. Destacamos, em nossa análise, o Grupo de Agroecologia Kapi’xawa, que estabelece conexões com as culturas locais, criando possibilidades para o atravessamento da educação ambiental em uma perspectiva descolonizadora em meio ao poder maquínico da colonialidade.Lepidus2019-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/902510.14295/remea.v36i2.9025REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 190-2061517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9025/5919Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPessoa, Helen MouraTristão, Martha2019-07-20T21:54:28Zoai:periodicos.furg.br:article/9025Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-07-20T21:54:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica |
title |
Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica |
spellingShingle |
Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica Pessoa, Helen Moura Desejo ambiental Colonialidade Universidade |
title_short |
Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica |
title_full |
Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica |
title_fullStr |
Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica |
title_full_unstemmed |
Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica |
title_sort |
Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica |
author |
Pessoa, Helen Moura |
author_facet |
Pessoa, Helen Moura Tristão, Martha |
author_role |
author |
author2 |
Tristão, Martha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Helen Moura Tristão, Martha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desejo ambiental Colonialidade Universidade |
topic |
Desejo ambiental Colonialidade Universidade |
description |
Esse trabalho faz uma cartografia dos fluxos dos desejos ambientais no campus sul da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde é intensa a atividade rural. Ao cartografar os fluxos dos desejos, acompanhando as redes de conversações cotidianas no campus, observa-se um espraiamento desses fluxos em linhas de desterritorialização da máquina desejante-ambiental ao criar novas formas de re-existências em meio aos ditames desenvolvimentistas da agricultura convencional. Destacamos, em nossa análise, o Grupo de Agroecologia Kapi’xawa, que estabelece conexões com as culturas locais, criando possibilidades para o atravessamento da educação ambiental em uma perspectiva descolonizadora em meio ao poder maquínico da colonialidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9025 10.14295/remea.v36i2.9025 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9025 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v36i2.9025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9025/5919 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 190-206 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786812628992 |