Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Helen Moura
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tristão, Martha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9025
Resumo: Esse trabalho faz uma cartografia dos fluxos dos desejos ambientais no campus sul da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde é intensa a atividade rural. Ao cartografar os fluxos dos desejos, acompanhando as redes de conversações cotidianas no campus, observa-se um espraiamento desses fluxos em linhas de desterritorialização da máquina desejante-ambiental ao criar novas formas de re-existências em meio aos ditames desenvolvimentistas da agricultura convencional. Destacamos, em nossa análise, o Grupo de Agroecologia Kapi’xawa, que estabelece conexões com as culturas locais, criando possibilidades para o atravessamento da educação ambiental em uma perspectiva descolonizadora em meio ao poder maquínico da colonialidade.
id FURG-9_2d60da98613eff4c74cff17aa22db91a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9025
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmicaDesejo ambientalColonialidadeUniversidadeEsse trabalho faz uma cartografia dos fluxos dos desejos ambientais no campus sul da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde é intensa a atividade rural. Ao cartografar os fluxos dos desejos, acompanhando as redes de conversações cotidianas no campus, observa-se um espraiamento desses fluxos em linhas de desterritorialização da máquina desejante-ambiental ao criar novas formas de re-existências em meio aos ditames desenvolvimentistas da agricultura convencional. Destacamos, em nossa análise, o Grupo de Agroecologia Kapi’xawa, que estabelece conexões com as culturas locais, criando possibilidades para o atravessamento da educação ambiental em uma perspectiva descolonizadora em meio ao poder maquínico da colonialidade.Lepidus2019-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/902510.14295/remea.v36i2.9025REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 190-2061517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9025/5919Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPessoa, Helen MouraTristão, Martha2019-07-20T21:54:28Zoai:periodicos.furg.br:article/9025Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-07-20T21:54:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica
title Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica
spellingShingle Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica
Pessoa, Helen Moura
Desejo ambiental
Colonialidade
Universidade
title_short Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica
title_full Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica
title_fullStr Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica
title_full_unstemmed Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica
title_sort Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica
author Pessoa, Helen Moura
author_facet Pessoa, Helen Moura
Tristão, Martha
author_role author
author2 Tristão, Martha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Helen Moura
Tristão, Martha
dc.subject.por.fl_str_mv Desejo ambiental
Colonialidade
Universidade
topic Desejo ambiental
Colonialidade
Universidade
description Esse trabalho faz uma cartografia dos fluxos dos desejos ambientais no campus sul da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde é intensa a atividade rural. Ao cartografar os fluxos dos desejos, acompanhando as redes de conversações cotidianas no campus, observa-se um espraiamento desses fluxos em linhas de desterritorialização da máquina desejante-ambiental ao criar novas formas de re-existências em meio aos ditames desenvolvimentistas da agricultura convencional. Destacamos, em nossa análise, o Grupo de Agroecologia Kapi’xawa, que estabelece conexões com as culturas locais, criando possibilidades para o atravessamento da educação ambiental em uma perspectiva descolonizadora em meio ao poder maquínico da colonialidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9025
10.14295/remea.v36i2.9025
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9025
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i2.9025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9025/5919
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 2 (2019); 190-206
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786812628992