Experiências diretas entre crianças e natureza - educar para a sustentabilidadeDirect experiences between children and nature - education for sustainabilityExperiencias directas entre niños e naturaleza – educar para la sustentabilidad

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grenno, Fernando Enrique
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cabicieri Profice, Christiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8766
Resumo: Este artigo discute conceitos teórico-metodológico acerca da relação entre interação criança-ambiente e Educação Ambiental (EA), visando contribuir no debate da sustentabilidade. Por meio de uma busca bibliográfica analisamos o atual declínio ou mesmo extinção das experiências de contato direto e contínuo com a natureza e a importância dos ambientes naturais para a sensibilização e o desenvolvimento da biofilia das novas gerações. Também foram descritos alguns exemplos de pesquisas bem-sucedidas que corroboram a relação necessária entre aprendizado, sensibilização e experiências diretas na natureza. Por último, realizamos uma breve análise sobre a técnica do desenho como uma importante ferramenta utilizada na investigação sobre percepções ambientais das crianças. This article discusses theoretical-methodological concepts about the relationship between child-environment interaction and Environmental Education (EE), aiming to contribute to the sustainability debate. Through a bibliographical search we analyze the current decline or even extinction of experiences of direct and continuous contact with the nature and importance of the natural environments for the awareness and the development of Biophilia of the new generations. In addition, some examples of successful research that corroborate the necessary relationship between learning, awareness and direct experiences in nature have also been described. Finally, we present a brief analysis of the technique of drawing as an important tool used in the investigation of children's environmental perceptions. Este artículo discute conceptos teórico-metodológicos acerca de la relación entre interacción infancia-ambiente y Educación Ambiental (EA), con la finalidad de contribuir en el debate sobre la sustentabilidad. Por medio de una búsqueda bibiográfica se analisó el actual declino de las experiencias de contacto directo con la naturaleza y la importancia de los ambientes naturales para la sensibilización y el desenvolvimiento de la biofilia de las nuevas generaciones. Descríbense ejemplos de pesquisas exitosas que corroboram la relación necesária entre aprendizaje, sensibilización y experiencias directas en la naturaleza. Por último, se destaca la técnica del dibujo como una importante herramienta utilizada en la investigación sobre precepciones ambientales de los niños.
id FURG-9_2e1a04d100d1abddc6a0dbced368e971
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8766
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Experiências diretas entre crianças e natureza - educar para a sustentabilidadeDirect experiences between children and nature - education for sustainabilityExperiencias directas entre niños e naturaleza – educar para la sustentabilidadeducação ambientalbiofiliadesenhos infantisEste artigo discute conceitos teórico-metodológico acerca da relação entre interação criança-ambiente e Educação Ambiental (EA), visando contribuir no debate da sustentabilidade. Por meio de uma busca bibliográfica analisamos o atual declínio ou mesmo extinção das experiências de contato direto e contínuo com a natureza e a importância dos ambientes naturais para a sensibilização e o desenvolvimento da biofilia das novas gerações. Também foram descritos alguns exemplos de pesquisas bem-sucedidas que corroboram a relação necessária entre aprendizado, sensibilização e experiências diretas na natureza. Por último, realizamos uma breve análise sobre a técnica do desenho como uma importante ferramenta utilizada na investigação sobre percepções ambientais das crianças. This article discusses theoretical-methodological concepts about the relationship between child-environment interaction and Environmental Education (EE), aiming to contribute to the sustainability debate. Through a bibliographical search we analyze the current decline or even extinction of experiences of direct and continuous contact with the nature and importance of the natural environments for the awareness and the development of Biophilia of the new generations. In addition, some examples of successful research that corroborate the necessary relationship between learning, awareness and direct experiences in nature have also been described. Finally, we present a brief analysis of the technique of drawing as an important tool used in the investigation of children's environmental perceptions. Este artículo discute conceptos teórico-metodológicos acerca de la relación entre interacción infancia-ambiente y Educación Ambiental (EA), con la finalidad de contribuir en el debate sobre la sustentabilidad. Por medio de una búsqueda bibiográfica se analisó el actual declino de las experiencias de contacto directo con la naturaleza y la importancia de los ambientes naturales para la sensibilización y el desenvolvimiento de la biofilia de las nuevas generaciones. Descríbense ejemplos de pesquisas exitosas que corroboram la relación necesária entre aprendizaje, sensibilización y experiencias directas en la naturaleza. Por último, se destaca la técnica del dibujo como una importante herramienta utilizada en la investigación sobre precepciones ambientales de los niños.Lepidus2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/876610.14295/remea.v36i1.8766REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 324-3381517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8766/5824Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrenno, Fernando EnriqueCabicieri Profice, Christiana2019-05-01T22:39:37Zoai:periodicos.furg.br:article/8766Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-05-01T22:39:37Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências diretas entre crianças e natureza - educar para a sustentabilidadeDirect experiences between children and nature - education for sustainabilityExperiencias directas entre niños e naturaleza – educar para la sustentabilidad
title Experiências diretas entre crianças e natureza - educar para a sustentabilidadeDirect experiences between children and nature - education for sustainabilityExperiencias directas entre niños e naturaleza – educar para la sustentabilidad
spellingShingle Experiências diretas entre crianças e natureza - educar para a sustentabilidadeDirect experiences between children and nature - education for sustainabilityExperiencias directas entre niños e naturaleza – educar para la sustentabilidad
Grenno, Fernando Enrique
educação ambiental
biofilia
desenhos infantis
title_short Experiências diretas entre crianças e natureza - educar para a sustentabilidadeDirect experiences between children and nature - education for sustainabilityExperiencias directas entre niños e naturaleza – educar para la sustentabilidad
title_full Experiências diretas entre crianças e natureza - educar para a sustentabilidadeDirect experiences between children and nature - education for sustainabilityExperiencias directas entre niños e naturaleza – educar para la sustentabilidad
title_fullStr Experiências diretas entre crianças e natureza - educar para a sustentabilidadeDirect experiences between children and nature - education for sustainabilityExperiencias directas entre niños e naturaleza – educar para la sustentabilidad
title_full_unstemmed Experiências diretas entre crianças e natureza - educar para a sustentabilidadeDirect experiences between children and nature - education for sustainabilityExperiencias directas entre niños e naturaleza – educar para la sustentabilidad
title_sort Experiências diretas entre crianças e natureza - educar para a sustentabilidadeDirect experiences between children and nature - education for sustainabilityExperiencias directas entre niños e naturaleza – educar para la sustentabilidad
author Grenno, Fernando Enrique
author_facet Grenno, Fernando Enrique
Cabicieri Profice, Christiana
author_role author
author2 Cabicieri Profice, Christiana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grenno, Fernando Enrique
Cabicieri Profice, Christiana
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
biofilia
desenhos infantis
topic educação ambiental
biofilia
desenhos infantis
description Este artigo discute conceitos teórico-metodológico acerca da relação entre interação criança-ambiente e Educação Ambiental (EA), visando contribuir no debate da sustentabilidade. Por meio de uma busca bibliográfica analisamos o atual declínio ou mesmo extinção das experiências de contato direto e contínuo com a natureza e a importância dos ambientes naturais para a sensibilização e o desenvolvimento da biofilia das novas gerações. Também foram descritos alguns exemplos de pesquisas bem-sucedidas que corroboram a relação necessária entre aprendizado, sensibilização e experiências diretas na natureza. Por último, realizamos uma breve análise sobre a técnica do desenho como uma importante ferramenta utilizada na investigação sobre percepções ambientais das crianças. This article discusses theoretical-methodological concepts about the relationship between child-environment interaction and Environmental Education (EE), aiming to contribute to the sustainability debate. Through a bibliographical search we analyze the current decline or even extinction of experiences of direct and continuous contact with the nature and importance of the natural environments for the awareness and the development of Biophilia of the new generations. In addition, some examples of successful research that corroborate the necessary relationship between learning, awareness and direct experiences in nature have also been described. Finally, we present a brief analysis of the technique of drawing as an important tool used in the investigation of children's environmental perceptions. Este artículo discute conceptos teórico-metodológicos acerca de la relación entre interacción infancia-ambiente y Educación Ambiental (EA), con la finalidad de contribuir en el debate sobre la sustentabilidad. Por medio de una búsqueda bibiográfica se analisó el actual declino de las experiencias de contacto directo con la naturaleza y la importancia de los ambientes naturales para la sensibilización y el desenvolvimiento de la biofilia de las nuevas generaciones. Descríbense ejemplos de pesquisas exitosas que corroboram la relación necesária entre aprendizaje, sensibilización y experiencias directas en la naturaleza. Por último, se destaca la técnica del dibujo como una importante herramienta utilizada en la investigación sobre precepciones ambientales de los niños.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8766
10.14295/remea.v36i1.8766
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8766
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i1.8766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8766/5824
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 324-338
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786719305728