EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GAROPABA: A VISÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL LOCAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3894 |
Resumo: | Com o intuito de verificar se está sendo construída nas escolas de Garopaba (SC) uma Educação Ambiental (EA) crítica, investigaram-se as representações sociais de alunos e professores das escolas municipais de séries iniciais do ensino fundamental que se destacam na realização de projetos em EA nesse município. Foram aplicados questionários semi-abertos junto aos educadores e alunos e analisados alguns trabalhos em EA realizados nas escolas. Os resultados demonstram que, ainda que os professores tenham apresentado uma visão crítica com relação ao meio ambiente e ao estado de preservação dos ecossistemas costeiros, os educadores não têm conseguido transmitir essa visão crítica aos alunos. Além disso, ainda predomina um viés naturalista na representação dos educadores com relação à EA. Conclui-se que é necessário que a EA ministrada nas escolas incorpore as questões socioeconômicas e ambientais locais para que haja a consolidação de uma comunidade com cidadãos verdadeiramente críticos e participativos. |
id |
FURG-9_2ef0f5fa95b657bcf2454ac85377d3a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3894 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GAROPABA: A VISÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL LOCALeducação ambientaleducação ambiental críticarepresentação socialensino fundamental.Com o intuito de verificar se está sendo construída nas escolas de Garopaba (SC) uma Educação Ambiental (EA) crítica, investigaram-se as representações sociais de alunos e professores das escolas municipais de séries iniciais do ensino fundamental que se destacam na realização de projetos em EA nesse município. Foram aplicados questionários semi-abertos junto aos educadores e alunos e analisados alguns trabalhos em EA realizados nas escolas. Os resultados demonstram que, ainda que os professores tenham apresentado uma visão crítica com relação ao meio ambiente e ao estado de preservação dos ecossistemas costeiros, os educadores não têm conseguido transmitir essa visão crítica aos alunos. Além disso, ainda predomina um viés naturalista na representação dos educadores com relação à EA. Conclui-se que é necessário que a EA ministrada nas escolas incorpore as questões socioeconômicas e ambientais locais para que haja a consolidação de uma comunidade com cidadãos verdadeiramente críticos e participativos.Lepidus2013-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/389410.14295/remea.v24i0.3894REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3894/2324Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Aline Mendes BernardesTagliani, Paulo Roberto ArmaniniVieira, Paulo Henrique Freire2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3894Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GAROPABA: A VISÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL LOCAL |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GAROPABA: A VISÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL LOCAL |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GAROPABA: A VISÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL LOCAL Santos, Aline Mendes Bernardes educação ambiental educação ambiental crítica representação social ensino fundamental. |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GAROPABA: A VISÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL LOCAL |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GAROPABA: A VISÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL LOCAL |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GAROPABA: A VISÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL LOCAL |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GAROPABA: A VISÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL LOCAL |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GAROPABA: A VISÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL LOCAL |
author |
Santos, Aline Mendes Bernardes |
author_facet |
Santos, Aline Mendes Bernardes Tagliani, Paulo Roberto Armanini Vieira, Paulo Henrique Freire |
author_role |
author |
author2 |
Tagliani, Paulo Roberto Armanini Vieira, Paulo Henrique Freire |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Aline Mendes Bernardes Tagliani, Paulo Roberto Armanini Vieira, Paulo Henrique Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental educação ambiental crítica representação social ensino fundamental. |
topic |
educação ambiental educação ambiental crítica representação social ensino fundamental. |
description |
Com o intuito de verificar se está sendo construída nas escolas de Garopaba (SC) uma Educação Ambiental (EA) crítica, investigaram-se as representações sociais de alunos e professores das escolas municipais de séries iniciais do ensino fundamental que se destacam na realização de projetos em EA nesse município. Foram aplicados questionários semi-abertos junto aos educadores e alunos e analisados alguns trabalhos em EA realizados nas escolas. Os resultados demonstram que, ainda que os professores tenham apresentado uma visão crítica com relação ao meio ambiente e ao estado de preservação dos ecossistemas costeiros, os educadores não têm conseguido transmitir essa visão crítica aos alunos. Além disso, ainda predomina um viés naturalista na representação dos educadores com relação à EA. Conclui-se que é necessário que a EA ministrada nas escolas incorpore as questões socioeconômicas e ambientais locais para que haja a consolidação de uma comunidade com cidadãos verdadeiramente críticos e participativos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3894 10.14295/remea.v24i0.3894 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3894 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v24i0.3894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3894/2324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783944773632 |