Latas d’água nas cabeças: Percepções sobre a água na comunidade quilombola de Mata Cavalo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Priscilla Mona
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Regina Aparecida, Sato, Michèle Tomoko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7204
Resumo: A pesquisa teve como objetivo compreender a percepção que os quilombolas de Mata Cavalo têm sobre a água. O aporte metodológico utilizado foi a Cartografia do Imaginário que proporcionou muitas formas de interpretar. Foram realizados trabalhos de campo com entrevistas semiestruturadas. Os entrevistados percebem a água como algo essencial à vida e apontam que as ações humanas têm afetado na sua qualidade e disponibilidade. As temáticas “água e educação ambiental” são trabalhadas pontualmente na escola da comunidade, fato que dificultou a compreensão sobre os problemas socioambientais vivenciados cotidianamente. A escassez da água é uma das mais dramáticas consequências das mudanças climáticas, por isso é necessário que a educação ambiental enfatize este problema enfrentado pelos quilombolas, pois isso os fragiliza e, juntamente com o descaso do poder público, os tornam ainda mais vulneráveis às injustiças ambientais. La investigación tuvo como objetivo comprender la percepción que los quilombolas de Mata Caballo tienen sobre el agua. El aporte metodológico utilizado fue la Cartografía del Imaginario que proporcionó muchas formas de interpretar. Se realizaron trabajos de campo con entrevistas semiestructuradas. Los entrevistados perciben el agua como algo esencial a la vida y apuntan que las acciones humanas han afectado en su calidad y disponibilidad. Las temáticas "agua y educación ambiental" son trabajadas puntualmente en la escuela de la comunidad, hecho que dificultó la comprensión sobre los problemas socioambientales vivenciados cotidianamente. La escasez del agua es una de las consecuencias más dramáticas del cambio climático, por lo que es necesario que la educación ambiental enfatiza este problema enfrentado por los quilombolas, pues eso los fragiliza y, junto con el descuido del poder público, los hacen aún más vulnerables a las injusticias medioambientales. Our research had as objective to understand the perception of water by interviewing inhabitants from Mata Cavalo’s Quilombo. Our methodological contribution was Cartography of the Imaginary that gave us many ways to interpret the results. We conducted fieldwork with semi-structured interviews. The interviewees perceived the water as something essential to life and indicated that human actions have affected in your quality and availability. The themes about “water and environmental education” are not presented in the community school, that makes difficult for understanding the daily environmental problems. Because lack of potable water is one of the most dramatical consequences of climate change, environmental education must emphasize this problem faced by the Quilombolas, which weakens them and, together with the neglect of public power, makes them even more vulnerable to environmental injustices.
id FURG-9_2ef2cb4b3529e2d67ab1e0a2ce82767c
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7204
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Latas d’água nas cabeças: Percepções sobre a água na comunidade quilombola de Mata CavaloÁguaQuilombolasEducação Ambiental.A pesquisa teve como objetivo compreender a percepção que os quilombolas de Mata Cavalo têm sobre a água. O aporte metodológico utilizado foi a Cartografia do Imaginário que proporcionou muitas formas de interpretar. Foram realizados trabalhos de campo com entrevistas semiestruturadas. Os entrevistados percebem a água como algo essencial à vida e apontam que as ações humanas têm afetado na sua qualidade e disponibilidade. As temáticas “água e educação ambiental” são trabalhadas pontualmente na escola da comunidade, fato que dificultou a compreensão sobre os problemas socioambientais vivenciados cotidianamente. A escassez da água é uma das mais dramáticas consequências das mudanças climáticas, por isso é necessário que a educação ambiental enfatize este problema enfrentado pelos quilombolas, pois isso os fragiliza e, juntamente com o descaso do poder público, os tornam ainda mais vulneráveis às injustiças ambientais. La investigación tuvo como objetivo comprender la percepción que los quilombolas de Mata Caballo tienen sobre el agua. El aporte metodológico utilizado fue la Cartografía del Imaginario que proporcionó muchas formas de interpretar. Se realizaron trabajos de campo con entrevistas semiestructuradas. Los entrevistados perciben el agua como algo esencial a la vida y apuntan que las acciones humanas han afectado en su calidad y disponibilidad. Las temáticas "agua y educación ambiental" son trabajadas puntualmente en la escuela de la comunidad, hecho que dificultó la comprensión sobre los problemas socioambientales vivenciados cotidianamente. La escasez del agua es una de las consecuencias más dramáticas del cambio climático, por lo que es necesario que la educación ambiental enfatiza este problema enfrentado por los quilombolas, pues eso los fragiliza y, junto con el descuido del poder público, los hacen aún más vulnerables a las injusticias medioambientales. Our research had as objective to understand the perception of water by interviewing inhabitants from Mata Cavalo’s Quilombo. Our methodological contribution was Cartography of the Imaginary that gave us many ways to interpret the results. We conducted fieldwork with semi-structured interviews. The interviewees perceived the water as something essential to life and indicated that human actions have affected in your quality and availability. The themes about “water and environmental education” are not presented in the community school, that makes difficult for understanding the daily environmental problems. Because lack of potable water is one of the most dramatical consequences of climate change, environmental education must emphasize this problem faced by the Quilombolas, which weakens them and, together with the neglect of public power, makes them even more vulnerable to environmental injustices.Lepidus2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/720410.14295/remea.v34i3.7204REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 3 (2017); 130-1461517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7204/4896Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Priscilla MonaSilva, Regina AparecidaSato, Michèle Tomoko2018-03-22T21:45:23Zoai:periodicos.furg.br:article/7204Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-22T21:45:23Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Latas d’água nas cabeças: Percepções sobre a água na comunidade quilombola de Mata Cavalo
title Latas d’água nas cabeças: Percepções sobre a água na comunidade quilombola de Mata Cavalo
spellingShingle Latas d’água nas cabeças: Percepções sobre a água na comunidade quilombola de Mata Cavalo
Amorim, Priscilla Mona
Água
Quilombolas
Educação Ambiental.
title_short Latas d’água nas cabeças: Percepções sobre a água na comunidade quilombola de Mata Cavalo
title_full Latas d’água nas cabeças: Percepções sobre a água na comunidade quilombola de Mata Cavalo
title_fullStr Latas d’água nas cabeças: Percepções sobre a água na comunidade quilombola de Mata Cavalo
title_full_unstemmed Latas d’água nas cabeças: Percepções sobre a água na comunidade quilombola de Mata Cavalo
title_sort Latas d’água nas cabeças: Percepções sobre a água na comunidade quilombola de Mata Cavalo
author Amorim, Priscilla Mona
author_facet Amorim, Priscilla Mona
Silva, Regina Aparecida
Sato, Michèle Tomoko
author_role author
author2 Silva, Regina Aparecida
Sato, Michèle Tomoko
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Priscilla Mona
Silva, Regina Aparecida
Sato, Michèle Tomoko
dc.subject.por.fl_str_mv Água
Quilombolas
Educação Ambiental.
topic Água
Quilombolas
Educação Ambiental.
description A pesquisa teve como objetivo compreender a percepção que os quilombolas de Mata Cavalo têm sobre a água. O aporte metodológico utilizado foi a Cartografia do Imaginário que proporcionou muitas formas de interpretar. Foram realizados trabalhos de campo com entrevistas semiestruturadas. Os entrevistados percebem a água como algo essencial à vida e apontam que as ações humanas têm afetado na sua qualidade e disponibilidade. As temáticas “água e educação ambiental” são trabalhadas pontualmente na escola da comunidade, fato que dificultou a compreensão sobre os problemas socioambientais vivenciados cotidianamente. A escassez da água é uma das mais dramáticas consequências das mudanças climáticas, por isso é necessário que a educação ambiental enfatize este problema enfrentado pelos quilombolas, pois isso os fragiliza e, juntamente com o descaso do poder público, os tornam ainda mais vulneráveis às injustiças ambientais. La investigación tuvo como objetivo comprender la percepción que los quilombolas de Mata Caballo tienen sobre el agua. El aporte metodológico utilizado fue la Cartografía del Imaginario que proporcionó muchas formas de interpretar. Se realizaron trabajos de campo con entrevistas semiestructuradas. Los entrevistados perciben el agua como algo esencial a la vida y apuntan que las acciones humanas han afectado en su calidad y disponibilidad. Las temáticas "agua y educación ambiental" son trabajadas puntualmente en la escuela de la comunidad, hecho que dificultó la comprensión sobre los problemas socioambientales vivenciados cotidianamente. La escasez del agua es una de las consecuencias más dramáticas del cambio climático, por lo que es necesario que la educación ambiental enfatiza este problema enfrentado por los quilombolas, pues eso los fragiliza y, junto con el descuido del poder público, los hacen aún más vulnerables a las injusticias medioambientales. Our research had as objective to understand the perception of water by interviewing inhabitants from Mata Cavalo’s Quilombo. Our methodological contribution was Cartography of the Imaginary that gave us many ways to interpret the results. We conducted fieldwork with semi-structured interviews. The interviewees perceived the water as something essential to life and indicated that human actions have affected in your quality and availability. The themes about “water and environmental education” are not presented in the community school, that makes difficult for understanding the daily environmental problems. Because lack of potable water is one of the most dramatical consequences of climate change, environmental education must emphasize this problem faced by the Quilombolas, which weakens them and, together with the neglect of public power, makes them even more vulnerable to environmental injustices.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7204
10.14295/remea.v34i3.7204
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7204
identifier_str_mv 10.14295/remea.v34i3.7204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7204/4896
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 3 (2017); 130-146
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786057654272