Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rutkowski, Emilia Wanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5793
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal discutir uma nova postura epistêmica da Educação Ambiental enquanto estratégia metodológica da Gestão Ambiental, tendo em vista a crise da racionalidade. Tal discussão é feita por meio de reflexões teóricas baseadas, em especial, nas colocações de Goergen (2010) e Boaventura de Souza Santos (2002). O texto possui dois momentos, a saber: a relação entre educação ambiental e as características do paradigma científico emergente; e a apresentação de três premissas norteadoras da natureza política da Educação Ambiental – território, tecnologia social e sustentabilidade socioambiental. Nesta perspectiva, a Educação Ambiental, sob o prisma do novo paradigma científico, se configura em diálogo tornando possível a Gestão Ambiental cujo objetivo é o equilíbrio entre seres humanos e meio ambiente.
id FURG-9_309309070eae1cbb0d7cb059d3d4e233
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5793
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance.Educação AmbientalGestão AmbientalParadigma Científico EmergenteEpisteme.O presente trabalho tem como objetivo principal discutir uma nova postura epistêmica da Educação Ambiental enquanto estratégia metodológica da Gestão Ambiental, tendo em vista a crise da racionalidade. Tal discussão é feita por meio de reflexões teóricas baseadas, em especial, nas colocações de Goergen (2010) e Boaventura de Souza Santos (2002). O texto possui dois momentos, a saber: a relação entre educação ambiental e as características do paradigma científico emergente; e a apresentação de três premissas norteadoras da natureza política da Educação Ambiental – território, tecnologia social e sustentabilidade socioambiental. Nesta perspectiva, a Educação Ambiental, sob o prisma do novo paradigma científico, se configura em diálogo tornando possível a Gestão Ambiental cujo objetivo é o equilíbrio entre seres humanos e meio ambiente.Lepidus2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/579310.14295/remea.v33i3.5793REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 110-1241517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5793/4161Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Ana Elisa Spaolonzi QueirozRutkowski, Emilia Wanda2020-11-16T20:56:51Zoai:periodicos.furg.br:article/5793Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance.
title Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance.
spellingShingle Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance.
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
Educação Ambiental
Gestão Ambiental
Paradigma Científico Emergente
Episteme.
title_short Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance.
title_full Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance.
title_fullStr Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance.
title_full_unstemmed Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance.
title_sort Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance.
author Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
author_facet Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
Rutkowski, Emilia Wanda
author_role author
author2 Rutkowski, Emilia Wanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
Rutkowski, Emilia Wanda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Gestão Ambiental
Paradigma Científico Emergente
Episteme.
topic Educação Ambiental
Gestão Ambiental
Paradigma Científico Emergente
Episteme.
description O presente trabalho tem como objetivo principal discutir uma nova postura epistêmica da Educação Ambiental enquanto estratégia metodológica da Gestão Ambiental, tendo em vista a crise da racionalidade. Tal discussão é feita por meio de reflexões teóricas baseadas, em especial, nas colocações de Goergen (2010) e Boaventura de Souza Santos (2002). O texto possui dois momentos, a saber: a relação entre educação ambiental e as características do paradigma científico emergente; e a apresentação de três premissas norteadoras da natureza política da Educação Ambiental – território, tecnologia social e sustentabilidade socioambiental. Nesta perspectiva, a Educação Ambiental, sob o prisma do novo paradigma científico, se configura em diálogo tornando possível a Gestão Ambiental cujo objetivo é o equilíbrio entre seres humanos e meio ambiente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5793
10.14295/remea.v33i3.5793
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5793
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i3.5793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5793/4161
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 110-124
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785449480192