Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5793 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal discutir uma nova postura epistêmica da Educação Ambiental enquanto estratégia metodológica da Gestão Ambiental, tendo em vista a crise da racionalidade. Tal discussão é feita por meio de reflexões teóricas baseadas, em especial, nas colocações de Goergen (2010) e Boaventura de Souza Santos (2002). O texto possui dois momentos, a saber: a relação entre educação ambiental e as características do paradigma científico emergente; e a apresentação de três premissas norteadoras da natureza política da Educação Ambiental – território, tecnologia social e sustentabilidade socioambiental. Nesta perspectiva, a Educação Ambiental, sob o prisma do novo paradigma científico, se configura em diálogo tornando possível a Gestão Ambiental cujo objetivo é o equilíbrio entre seres humanos e meio ambiente. |
id |
FURG-9_309309070eae1cbb0d7cb059d3d4e233 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5793 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance.Educação AmbientalGestão AmbientalParadigma Científico EmergenteEpisteme.O presente trabalho tem como objetivo principal discutir uma nova postura epistêmica da Educação Ambiental enquanto estratégia metodológica da Gestão Ambiental, tendo em vista a crise da racionalidade. Tal discussão é feita por meio de reflexões teóricas baseadas, em especial, nas colocações de Goergen (2010) e Boaventura de Souza Santos (2002). O texto possui dois momentos, a saber: a relação entre educação ambiental e as características do paradigma científico emergente; e a apresentação de três premissas norteadoras da natureza política da Educação Ambiental – território, tecnologia social e sustentabilidade socioambiental. Nesta perspectiva, a Educação Ambiental, sob o prisma do novo paradigma científico, se configura em diálogo tornando possível a Gestão Ambiental cujo objetivo é o equilíbrio entre seres humanos e meio ambiente.Lepidus2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/579310.14295/remea.v33i3.5793REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 110-1241517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5793/4161Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Ana Elisa Spaolonzi QueirozRutkowski, Emilia Wanda2020-11-16T20:56:51Zoai:periodicos.furg.br:article/5793Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance. |
title |
Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance. |
spellingShingle |
Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance. Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Educação Ambiental Gestão Ambiental Paradigma Científico Emergente Episteme. |
title_short |
Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance. |
title_full |
Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance. |
title_fullStr |
Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance. |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance. |
title_sort |
Educação Ambiental como estratégia metodológica da Gestão Ambiental: Por uma nova postura epistêmica.Environmental Education as a methodological strategy of Environmental Management: for a new epistemic stance. |
author |
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz |
author_facet |
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Rutkowski, Emilia Wanda |
author_role |
author |
author2 |
Rutkowski, Emilia Wanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Rutkowski, Emilia Wanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Gestão Ambiental Paradigma Científico Emergente Episteme. |
topic |
Educação Ambiental Gestão Ambiental Paradigma Científico Emergente Episteme. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo principal discutir uma nova postura epistêmica da Educação Ambiental enquanto estratégia metodológica da Gestão Ambiental, tendo em vista a crise da racionalidade. Tal discussão é feita por meio de reflexões teóricas baseadas, em especial, nas colocações de Goergen (2010) e Boaventura de Souza Santos (2002). O texto possui dois momentos, a saber: a relação entre educação ambiental e as características do paradigma científico emergente; e a apresentação de três premissas norteadoras da natureza política da Educação Ambiental – território, tecnologia social e sustentabilidade socioambiental. Nesta perspectiva, a Educação Ambiental, sob o prisma do novo paradigma científico, se configura em diálogo tornando possível a Gestão Ambiental cujo objetivo é o equilíbrio entre seres humanos e meio ambiente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5793 10.14295/remea.v33i3.5793 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5793 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i3.5793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5793/4161 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 110-124 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785449480192 |