REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO: UMA ANÁLISE DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS/GO A PARTIR DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Laura Marina Jaime
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Sandra de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3036
Resumo: O presente trabalho trata da importância da Educação Ambiental (EA) para as Unidades de Conservação (UCs) no contexto da superexploração dos recursos naturais mundiais e do avanço da atividade turística nas áreas de natureza preservada – o ecoturismo. Discorre, principalmente, a respeito da concepção do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra de Caldas (PESCAN) em relação a diferentes fatores. Em primeiro lugar, considerou-se a adequação do mesmo as determinações do IBAMA referente à elaboração de planos de manejo para UCs de Proteção Integral. A partir do Roteiro Metodológico de Planejamento – Parques Nacionais, Reservas Biológicas e Estações Ecológicas (RMP), disponibilizado pelo IBAMA, comparou-se o plano de manejo do PESCAN ao que é exigido pelo órgão responsável pelos mesmos. Outro fator de análise diz respeito ao Programa de Uso Público do plano de manejo do PESCAN. Isso, pois, como nosso foco de análise é a EA desenvolvida com os visitantes, todas as ações referentes à educação e interpretação ambiental encontramse estabelecidas nesse programa. Por último, apresentamos o que foi proposto no Programa de Uso Público do plano de manejo do PESCAN, referente à interpretação e educação ambiental, em contraponto ao que de fato é aplicado e desenvolvido no local com os turistas que ali visitam. A análise se dá a partir do entendimento da importância da efetividade de ações educativas para a conservação dos elementos naturais das UCs.
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