REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO: UMA ANÁLISE DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS/GO A PARTIR DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3036 |
Resumo: | O presente trabalho trata da importância da Educação Ambiental (EA) para as Unidades de Conservação (UCs) no contexto da superexploração dos recursos naturais mundiais e do avanço da atividade turística nas áreas de natureza preservada – o ecoturismo. Discorre, principalmente, a respeito da concepção do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra de Caldas (PESCAN) em relação a diferentes fatores. Em primeiro lugar, considerou-se a adequação do mesmo as determinações do IBAMA referente à elaboração de planos de manejo para UCs de Proteção Integral. A partir do Roteiro Metodológico de Planejamento – Parques Nacionais, Reservas Biológicas e Estações Ecológicas (RMP), disponibilizado pelo IBAMA, comparou-se o plano de manejo do PESCAN ao que é exigido pelo órgão responsável pelos mesmos. Outro fator de análise diz respeito ao Programa de Uso Público do plano de manejo do PESCAN. Isso, pois, como nosso foco de análise é a EA desenvolvida com os visitantes, todas as ações referentes à educação e interpretação ambiental encontramse estabelecidas nesse programa. Por último, apresentamos o que foi proposto no Programa de Uso Público do plano de manejo do PESCAN, referente à interpretação e educação ambiental, em contraponto ao que de fato é aplicado e desenvolvido no local com os turistas que ali visitam. A análise se dá a partir do entendimento da importância da efetividade de ações educativas para a conservação dos elementos naturais das UCs. |
id |
FURG-9_339472ddc58cb7112741c174c02e00ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3036 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO: UMA ANÁLISE DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS/GO A PARTIR DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO.Unidade de ConservaçãoParque EstadualPlano de ManejoEducaçãoAmbientalEcoturismoInterpretação Ambiental.O presente trabalho trata da importância da Educação Ambiental (EA) para as Unidades de Conservação (UCs) no contexto da superexploração dos recursos naturais mundiais e do avanço da atividade turística nas áreas de natureza preservada – o ecoturismo. Discorre, principalmente, a respeito da concepção do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra de Caldas (PESCAN) em relação a diferentes fatores. Em primeiro lugar, considerou-se a adequação do mesmo as determinações do IBAMA referente à elaboração de planos de manejo para UCs de Proteção Integral. A partir do Roteiro Metodológico de Planejamento – Parques Nacionais, Reservas Biológicas e Estações Ecológicas (RMP), disponibilizado pelo IBAMA, comparou-se o plano de manejo do PESCAN ao que é exigido pelo órgão responsável pelos mesmos. Outro fator de análise diz respeito ao Programa de Uso Público do plano de manejo do PESCAN. Isso, pois, como nosso foco de análise é a EA desenvolvida com os visitantes, todas as ações referentes à educação e interpretação ambiental encontramse estabelecidas nesse programa. Por último, apresentamos o que foi proposto no Programa de Uso Público do plano de manejo do PESCAN, referente à interpretação e educação ambiental, em contraponto ao que de fato é aplicado e desenvolvido no local com os turistas que ali visitam. A análise se dá a partir do entendimento da importância da efetividade de ações educativas para a conservação dos elementos naturais das UCs.Lepidus2012-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/303610.14295/remea.v21i0.3036REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3036/1714Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Laura Marina JaimeOliveira, Sandra de Fátima2020-08-14T19:59:53Zoai:periodicos.furg.br:article/3036Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:53Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO: UMA ANÁLISE DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS/GO A PARTIR DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO. |
title |
REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO: UMA ANÁLISE DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS/GO A PARTIR DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO. |
spellingShingle |
REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO: UMA ANÁLISE DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS/GO A PARTIR DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO. Ramos, Laura Marina Jaime Unidade de Conservação Parque Estadual Plano de Manejo EducaçãoAmbiental Ecoturismo Interpretação Ambiental. |
title_short |
REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO: UMA ANÁLISE DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS/GO A PARTIR DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO. |
title_full |
REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO: UMA ANÁLISE DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS/GO A PARTIR DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO. |
title_fullStr |
REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO: UMA ANÁLISE DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS/GO A PARTIR DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO. |
title_full_unstemmed |
REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO: UMA ANÁLISE DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS/GO A PARTIR DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO. |
title_sort |
REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO: UMA ANÁLISE DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS/GO A PARTIR DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO. |
author |
Ramos, Laura Marina Jaime |
author_facet |
Ramos, Laura Marina Jaime Oliveira, Sandra de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Sandra de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Laura Marina Jaime Oliveira, Sandra de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Unidade de Conservação Parque Estadual Plano de Manejo EducaçãoAmbiental Ecoturismo Interpretação Ambiental. |
topic |
Unidade de Conservação Parque Estadual Plano de Manejo EducaçãoAmbiental Ecoturismo Interpretação Ambiental. |
description |
O presente trabalho trata da importância da Educação Ambiental (EA) para as Unidades de Conservação (UCs) no contexto da superexploração dos recursos naturais mundiais e do avanço da atividade turística nas áreas de natureza preservada – o ecoturismo. Discorre, principalmente, a respeito da concepção do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra de Caldas (PESCAN) em relação a diferentes fatores. Em primeiro lugar, considerou-se a adequação do mesmo as determinações do IBAMA referente à elaboração de planos de manejo para UCs de Proteção Integral. A partir do Roteiro Metodológico de Planejamento – Parques Nacionais, Reservas Biológicas e Estações Ecológicas (RMP), disponibilizado pelo IBAMA, comparou-se o plano de manejo do PESCAN ao que é exigido pelo órgão responsável pelos mesmos. Outro fator de análise diz respeito ao Programa de Uso Público do plano de manejo do PESCAN. Isso, pois, como nosso foco de análise é a EA desenvolvida com os visitantes, todas as ações referentes à educação e interpretação ambiental encontramse estabelecidas nesse programa. Por último, apresentamos o que foi proposto no Programa de Uso Público do plano de manejo do PESCAN, referente à interpretação e educação ambiental, em contraponto ao que de fato é aplicado e desenvolvido no local com os turistas que ali visitam. A análise se dá a partir do entendimento da importância da efetividade de ações educativas para a conservação dos elementos naturais das UCs. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3036 10.14295/remea.v21i0.3036 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3036 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v21i0.3036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3036/1714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 2008 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782382395392 |