Polifonia da Educação Ambiental LibertáriaPolyphony of the Libertarian Environmental Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5724 |
Resumo: | O campo da educação ambiental está em expansão e conta com diversas propostas de categorização das correntes teóricas e práticas de modo a auxiliar uma melhor compreensão do que vem sendo constituído. Dentre essas categorias há a de educação ambiental libertária. O artigo parte da compreensão de que a qualificação “libertário(a)” é baseada no princípio anarquista, mesmo que por vezes contenha uma abrangência maior. É realizado um resgate de princípios filosóficos e pedagógicos anarquistas, colocando-os em conexão com a concepção de natureza como inseparável da cultura. Apresenta-se uma revisão bibliográfica sistematizada sobre a produção científica da educação ambiental nacional em associação ao embasamento anarquista/libertário. É constatado que muito pouco é produzido nesse escopo no Brasil. Múltiplas vozes são ouvidas no sentido de apontar caminhos para a configuração de possibilidades de fortalecimento da educação ambiental libertária como prática cultural e educacional. |
id |
FURG-9_363d0edbd4ffda164ab6ea86a6ac2315 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5724 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Polifonia da Educação Ambiental LibertáriaPolyphony of the Libertarian Environmental EducationAnarquismoNaturezaEducaçãoO campo da educação ambiental está em expansão e conta com diversas propostas de categorização das correntes teóricas e práticas de modo a auxiliar uma melhor compreensão do que vem sendo constituído. Dentre essas categorias há a de educação ambiental libertária. O artigo parte da compreensão de que a qualificação “libertário(a)” é baseada no princípio anarquista, mesmo que por vezes contenha uma abrangência maior. É realizado um resgate de princípios filosóficos e pedagógicos anarquistas, colocando-os em conexão com a concepção de natureza como inseparável da cultura. Apresenta-se uma revisão bibliográfica sistematizada sobre a produção científica da educação ambiental nacional em associação ao embasamento anarquista/libertário. É constatado que muito pouco é produzido nesse escopo no Brasil. Múltiplas vozes são ouvidas no sentido de apontar caminhos para a configuração de possibilidades de fortalecimento da educação ambiental libertária como prática cultural e educacional.Lepidus2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/572410.14295/remea.v33i3.5724REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 4-201517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5724/4154Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessValdanha Neto, DiógenesAccioly e Silva, Doris2020-11-16T20:56:51Zoai:periodicos.furg.br:article/5724Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Polifonia da Educação Ambiental LibertáriaPolyphony of the Libertarian Environmental Education |
title |
Polifonia da Educação Ambiental LibertáriaPolyphony of the Libertarian Environmental Education |
spellingShingle |
Polifonia da Educação Ambiental LibertáriaPolyphony of the Libertarian Environmental Education Valdanha Neto, Diógenes Anarquismo Natureza Educação |
title_short |
Polifonia da Educação Ambiental LibertáriaPolyphony of the Libertarian Environmental Education |
title_full |
Polifonia da Educação Ambiental LibertáriaPolyphony of the Libertarian Environmental Education |
title_fullStr |
Polifonia da Educação Ambiental LibertáriaPolyphony of the Libertarian Environmental Education |
title_full_unstemmed |
Polifonia da Educação Ambiental LibertáriaPolyphony of the Libertarian Environmental Education |
title_sort |
Polifonia da Educação Ambiental LibertáriaPolyphony of the Libertarian Environmental Education |
author |
Valdanha Neto, Diógenes |
author_facet |
Valdanha Neto, Diógenes Accioly e Silva, Doris |
author_role |
author |
author2 |
Accioly e Silva, Doris |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valdanha Neto, Diógenes Accioly e Silva, Doris |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anarquismo Natureza Educação |
topic |
Anarquismo Natureza Educação |
description |
O campo da educação ambiental está em expansão e conta com diversas propostas de categorização das correntes teóricas e práticas de modo a auxiliar uma melhor compreensão do que vem sendo constituído. Dentre essas categorias há a de educação ambiental libertária. O artigo parte da compreensão de que a qualificação “libertário(a)” é baseada no princípio anarquista, mesmo que por vezes contenha uma abrangência maior. É realizado um resgate de princípios filosóficos e pedagógicos anarquistas, colocando-os em conexão com a concepção de natureza como inseparável da cultura. Apresenta-se uma revisão bibliográfica sistematizada sobre a produção científica da educação ambiental nacional em associação ao embasamento anarquista/libertário. É constatado que muito pouco é produzido nesse escopo no Brasil. Múltiplas vozes são ouvidas no sentido de apontar caminhos para a configuração de possibilidades de fortalecimento da educação ambiental libertária como prática cultural e educacional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5724 10.14295/remea.v33i3.5724 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5724 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i3.5724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5724/4154 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 4-20 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785437945856 |