O CAPITAL SOCIAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ELEMENTOS CATALISADORES DE EMPODERAMENTO EM COMUNIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domiciano, Carlos Shiley
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3132
Resumo: Este trabalho visa apresentar o capital social e a educação ambiental como dois elementos que podem, por meio de seu emparelhamento, dar uma importante contribuição para o fortalecimento de ações desenvolvidas em comunidades que enfrentam dificuldades com problemas socioambientais. O capital social, quando combina atitudes de confiança e condutas de solidariedade das pessoas para a sua organização e a educação ambiental, ao propiciar o conhecimento da sua realidade, permitindo o exercício da cidadania e participação social. A junção desses marcos conceituais foi realizada mediante uma revisão bibliográfica e da análise do material didático do PROBIO – Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (UnB - Universidade de Brasília/MMA - Ministério do Meio Ambiente), a partir das quais possibilitou-se constatar que o capital social e a educação ambiental constituem-se em estruturas fundamentais para o empoderamento de grupos sociais menos assistidos.
id FURG-9_36847c84bd50d6cdc531e4b0a2ee7c20
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3132
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling O CAPITAL SOCIAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ELEMENTOS CATALISADORES DE EMPODERAMENTO EM COMUNIDADESCapital SocialEducação AmbientalEmpoderamentoCidadania.Este trabalho visa apresentar o capital social e a educação ambiental como dois elementos que podem, por meio de seu emparelhamento, dar uma importante contribuição para o fortalecimento de ações desenvolvidas em comunidades que enfrentam dificuldades com problemas socioambientais. O capital social, quando combina atitudes de confiança e condutas de solidariedade das pessoas para a sua organização e a educação ambiental, ao propiciar o conhecimento da sua realidade, permitindo o exercício da cidadania e participação social. A junção desses marcos conceituais foi realizada mediante uma revisão bibliográfica e da análise do material didático do PROBIO – Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (UnB - Universidade de Brasília/MMA - Ministério do Meio Ambiente), a partir das quais possibilitou-se constatar que o capital social e a educação ambiental constituem-se em estruturas fundamentais para o empoderamento de grupos sociais menos assistidos.Lepidus2012-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/313210.14295/remea.v28i0.3132REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3132/1794Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomiciano, Carlos Shiley2020-08-14T19:58:17Zoai:periodicos.furg.br:article/3132Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:17Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O CAPITAL SOCIAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ELEMENTOS CATALISADORES DE EMPODERAMENTO EM COMUNIDADES
title O CAPITAL SOCIAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ELEMENTOS CATALISADORES DE EMPODERAMENTO EM COMUNIDADES
spellingShingle O CAPITAL SOCIAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ELEMENTOS CATALISADORES DE EMPODERAMENTO EM COMUNIDADES
Domiciano, Carlos Shiley
Capital Social
Educação Ambiental
Empoderamento
Cidadania.
title_short O CAPITAL SOCIAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ELEMENTOS CATALISADORES DE EMPODERAMENTO EM COMUNIDADES
title_full O CAPITAL SOCIAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ELEMENTOS CATALISADORES DE EMPODERAMENTO EM COMUNIDADES
title_fullStr O CAPITAL SOCIAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ELEMENTOS CATALISADORES DE EMPODERAMENTO EM COMUNIDADES
title_full_unstemmed O CAPITAL SOCIAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ELEMENTOS CATALISADORES DE EMPODERAMENTO EM COMUNIDADES
title_sort O CAPITAL SOCIAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ELEMENTOS CATALISADORES DE EMPODERAMENTO EM COMUNIDADES
author Domiciano, Carlos Shiley
author_facet Domiciano, Carlos Shiley
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domiciano, Carlos Shiley
dc.subject.por.fl_str_mv Capital Social
Educação Ambiental
Empoderamento
Cidadania.
topic Capital Social
Educação Ambiental
Empoderamento
Cidadania.
description Este trabalho visa apresentar o capital social e a educação ambiental como dois elementos que podem, por meio de seu emparelhamento, dar uma importante contribuição para o fortalecimento de ações desenvolvidas em comunidades que enfrentam dificuldades com problemas socioambientais. O capital social, quando combina atitudes de confiança e condutas de solidariedade das pessoas para a sua organização e a educação ambiental, ao propiciar o conhecimento da sua realidade, permitindo o exercício da cidadania e participação social. A junção desses marcos conceituais foi realizada mediante uma revisão bibliográfica e da análise do material didático do PROBIO – Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (UnB - Universidade de Brasília/MMA - Ministério do Meio Ambiente), a partir das quais possibilitou-se constatar que o capital social e a educação ambiental constituem-se em estruturas fundamentais para o empoderamento de grupos sociais menos assistidos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3132
10.14295/remea.v28i0.3132
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3132
identifier_str_mv 10.14295/remea.v28i0.3132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3132/1794
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 28 (2012): Volume 28 : janeiro a junho de 2012
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782482010112