Educação Ambiental de Técnicos em Química: estudo sobre interferentes endócrinos na água através de visitas técnicas, entrevistas e júri simulado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9692 |
Resumo: | Diante da intensa degradação ambiental dos corpos d’água com poluentes emergentes, esse trabalho aborda a questão controversa sobre hormônios nas águas naturais e os malefícios dos mesmos. Objetivando o desenvolvimento de competências dos alunos do ensino técnico de uma instituição privada, as seguintes estratégias didáticas foram utilizadas: visitas técnicas, entrevistas e júri simulado. Os resultados foram apresentados conforme teoria ator-rede (ANT), em uma matriz polêmica na qual algumas realidades colaterais foram representadas, partindo de diferentes pontos de vista e demonstrando o benefício de tais vivências no processo de ensino da educação ambiental. |
id |
FURG-9_390d09b2e74723b9c662f4c5164adfd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9692 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental de Técnicos em Química: estudo sobre interferentes endócrinos na água através de visitas técnicas, entrevistas e júri simuladoEducação AmbientalJúri SimuladoInterferentes EndócrinosDiante da intensa degradação ambiental dos corpos d’água com poluentes emergentes, esse trabalho aborda a questão controversa sobre hormônios nas águas naturais e os malefícios dos mesmos. Objetivando o desenvolvimento de competências dos alunos do ensino técnico de uma instituição privada, as seguintes estratégias didáticas foram utilizadas: visitas técnicas, entrevistas e júri simulado. Os resultados foram apresentados conforme teoria ator-rede (ANT), em uma matriz polêmica na qual algumas realidades colaterais foram representadas, partindo de diferentes pontos de vista e demonstrando o benefício de tais vivências no processo de ensino da educação ambiental.Lepidus2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionJúri simuladoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/969210.14295/remea.v37i4.9692REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 166-1861517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9692/8408Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Luiza SiqueiraSantos, Victor Marcondes de FreitasMol, Marcos Paulo Gomes2022-08-30T13:17:15Zoai:periodicos.furg.br:article/9692Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:17:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental de Técnicos em Química: estudo sobre interferentes endócrinos na água através de visitas técnicas, entrevistas e júri simulado |
title |
Educação Ambiental de Técnicos em Química: estudo sobre interferentes endócrinos na água através de visitas técnicas, entrevistas e júri simulado |
spellingShingle |
Educação Ambiental de Técnicos em Química: estudo sobre interferentes endócrinos na água através de visitas técnicas, entrevistas e júri simulado Nunes, Luiza Siqueira Educação Ambiental Júri Simulado Interferentes Endócrinos |
title_short |
Educação Ambiental de Técnicos em Química: estudo sobre interferentes endócrinos na água através de visitas técnicas, entrevistas e júri simulado |
title_full |
Educação Ambiental de Técnicos em Química: estudo sobre interferentes endócrinos na água através de visitas técnicas, entrevistas e júri simulado |
title_fullStr |
Educação Ambiental de Técnicos em Química: estudo sobre interferentes endócrinos na água através de visitas técnicas, entrevistas e júri simulado |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental de Técnicos em Química: estudo sobre interferentes endócrinos na água através de visitas técnicas, entrevistas e júri simulado |
title_sort |
Educação Ambiental de Técnicos em Química: estudo sobre interferentes endócrinos na água através de visitas técnicas, entrevistas e júri simulado |
author |
Nunes, Luiza Siqueira |
author_facet |
Nunes, Luiza Siqueira Santos, Victor Marcondes de Freitas Mol, Marcos Paulo Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Victor Marcondes de Freitas Mol, Marcos Paulo Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Luiza Siqueira Santos, Victor Marcondes de Freitas Mol, Marcos Paulo Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Júri Simulado Interferentes Endócrinos |
topic |
Educação Ambiental Júri Simulado Interferentes Endócrinos |
description |
Diante da intensa degradação ambiental dos corpos d’água com poluentes emergentes, esse trabalho aborda a questão controversa sobre hormônios nas águas naturais e os malefícios dos mesmos. Objetivando o desenvolvimento de competências dos alunos do ensino técnico de uma instituição privada, as seguintes estratégias didáticas foram utilizadas: visitas técnicas, entrevistas e júri simulado. Os resultados foram apresentados conforme teoria ator-rede (ANT), em uma matriz polêmica na qual algumas realidades colaterais foram representadas, partindo de diferentes pontos de vista e demonstrando o benefício de tais vivências no processo de ensino da educação ambiental. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Júri simulado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9692 10.14295/remea.v37i4.9692 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9692 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v37i4.9692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9692/8408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 166-186 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787257225216 |