CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafaela Aparecida da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bonotto, Dalva Maria Bianchini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3850
Resumo: Em meio à complexidade que envolve a questão ambiental deparamo-nos com a problemática do estabelecimento e gestão das áreas protegidas, com conseqüentes desdobramentos para a Educação Ambiental nessas áreas. È o caso da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), uma unidade de conservação localizada no interior do estado de São Paulo. Dentro da Unidade há um grupo de moradores (funcionários da unidade com suas famílias) que inclui crianças e adolescentes, os quais convivem com ela diariamente, não se conhecendo a relação que estabelecem com a instituição. O objetivo desta pesquisa foi o de identificar e analisar suas concepções e práticas relacionadas à Floresta, discutindo propostas de EA voltadas as suas necessidades e interesses mais específicos. A investigação, de natureza qualitativa, envolveu principalmente entrevistas coletivas. Nesse trabalho será apresentada a análise dos dados referente à questão do convívio com as normas da FEENA. A pesquisa identificou críticas ostensivas às regras da instituição, que impedem estas crianças e adolescentes de exercer atividades ou freqüentar lugares que desejam, demonstrando o quanto sua relação com a Unidade apresenta situações de conflitos, que precisam ser considerados ao se pensar em uma EA formadora de cidadania e da autonomia dos indivíduos.
id FURG-9_391dce349e0114c3b8a119e6d82d2f26
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3850
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES?FEENAeducação ambiental em Unidades de Conservaçãovalores éticos e estéticosautonomia moral.Em meio à complexidade que envolve a questão ambiental deparamo-nos com a problemática do estabelecimento e gestão das áreas protegidas, com conseqüentes desdobramentos para a Educação Ambiental nessas áreas. È o caso da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), uma unidade de conservação localizada no interior do estado de São Paulo. Dentro da Unidade há um grupo de moradores (funcionários da unidade com suas famílias) que inclui crianças e adolescentes, os quais convivem com ela diariamente, não se conhecendo a relação que estabelecem com a instituição. O objetivo desta pesquisa foi o de identificar e analisar suas concepções e práticas relacionadas à Floresta, discutindo propostas de EA voltadas as suas necessidades e interesses mais específicos. A investigação, de natureza qualitativa, envolveu principalmente entrevistas coletivas. Nesse trabalho será apresentada a análise dos dados referente à questão do convívio com as normas da FEENA. A pesquisa identificou críticas ostensivas às regras da instituição, que impedem estas crianças e adolescentes de exercer atividades ou freqüentar lugares que desejam, demonstrando o quanto sua relação com a Unidade apresenta situações de conflitos, que precisam ser considerados ao se pensar em uma EA formadora de cidadania e da autonomia dos indivíduos.Lepidus2013-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/385010.14295/remea.v20i0.3850REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3850/2295Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rafaela Aparecida daBonotto, Dalva Maria Bianchini2020-08-14T20:00:15Zoai:periodicos.furg.br:article/3850Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES?
title CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES?
spellingShingle CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES?
Silva, Rafaela Aparecida da
FEENA
educação ambiental em Unidades de Conservação
valores éticos e estéticos
autonomia moral.
title_short CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES?
title_full CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES?
title_fullStr CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES?
title_full_unstemmed CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES?
title_sort CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES?
author Silva, Rafaela Aparecida da
author_facet Silva, Rafaela Aparecida da
Bonotto, Dalva Maria Bianchini
author_role author
author2 Bonotto, Dalva Maria Bianchini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafaela Aparecida da
Bonotto, Dalva Maria Bianchini
dc.subject.por.fl_str_mv FEENA
educação ambiental em Unidades de Conservação
valores éticos e estéticos
autonomia moral.
topic FEENA
educação ambiental em Unidades de Conservação
valores éticos e estéticos
autonomia moral.
description Em meio à complexidade que envolve a questão ambiental deparamo-nos com a problemática do estabelecimento e gestão das áreas protegidas, com conseqüentes desdobramentos para a Educação Ambiental nessas áreas. È o caso da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), uma unidade de conservação localizada no interior do estado de São Paulo. Dentro da Unidade há um grupo de moradores (funcionários da unidade com suas famílias) que inclui crianças e adolescentes, os quais convivem com ela diariamente, não se conhecendo a relação que estabelecem com a instituição. O objetivo desta pesquisa foi o de identificar e analisar suas concepções e práticas relacionadas à Floresta, discutindo propostas de EA voltadas as suas necessidades e interesses mais específicos. A investigação, de natureza qualitativa, envolveu principalmente entrevistas coletivas. Nesse trabalho será apresentada a análise dos dados referente à questão do convívio com as normas da FEENA. A pesquisa identificou críticas ostensivas às regras da instituição, que impedem estas crianças e adolescentes de exercer atividades ou freqüentar lugares que desejam, demonstrando o quanto sua relação com a Unidade apresenta situações de conflitos, que precisam ser considerados ao se pensar em uma EA formadora de cidadania e da autonomia dos indivíduos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3850
10.14295/remea.v20i0.3850
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3850
identifier_str_mv 10.14295/remea.v20i0.3850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3850/2295
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 2008
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783902830592