CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3850 |
Resumo: | Em meio à complexidade que envolve a questão ambiental deparamo-nos com a problemática do estabelecimento e gestão das áreas protegidas, com conseqüentes desdobramentos para a Educação Ambiental nessas áreas. È o caso da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), uma unidade de conservação localizada no interior do estado de São Paulo. Dentro da Unidade há um grupo de moradores (funcionários da unidade com suas famílias) que inclui crianças e adolescentes, os quais convivem com ela diariamente, não se conhecendo a relação que estabelecem com a instituição. O objetivo desta pesquisa foi o de identificar e analisar suas concepções e práticas relacionadas à Floresta, discutindo propostas de EA voltadas as suas necessidades e interesses mais específicos. A investigação, de natureza qualitativa, envolveu principalmente entrevistas coletivas. Nesse trabalho será apresentada a análise dos dados referente à questão do convívio com as normas da FEENA. A pesquisa identificou críticas ostensivas às regras da instituição, que impedem estas crianças e adolescentes de exercer atividades ou freqüentar lugares que desejam, demonstrando o quanto sua relação com a Unidade apresenta situações de conflitos, que precisam ser considerados ao se pensar em uma EA formadora de cidadania e da autonomia dos indivíduos. |
id |
FURG-9_391dce349e0114c3b8a119e6d82d2f26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3850 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES?FEENAeducação ambiental em Unidades de Conservaçãovalores éticos e estéticosautonomia moral.Em meio à complexidade que envolve a questão ambiental deparamo-nos com a problemática do estabelecimento e gestão das áreas protegidas, com conseqüentes desdobramentos para a Educação Ambiental nessas áreas. È o caso da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), uma unidade de conservação localizada no interior do estado de São Paulo. Dentro da Unidade há um grupo de moradores (funcionários da unidade com suas famílias) que inclui crianças e adolescentes, os quais convivem com ela diariamente, não se conhecendo a relação que estabelecem com a instituição. O objetivo desta pesquisa foi o de identificar e analisar suas concepções e práticas relacionadas à Floresta, discutindo propostas de EA voltadas as suas necessidades e interesses mais específicos. A investigação, de natureza qualitativa, envolveu principalmente entrevistas coletivas. Nesse trabalho será apresentada a análise dos dados referente à questão do convívio com as normas da FEENA. A pesquisa identificou críticas ostensivas às regras da instituição, que impedem estas crianças e adolescentes de exercer atividades ou freqüentar lugares que desejam, demonstrando o quanto sua relação com a Unidade apresenta situações de conflitos, que precisam ser considerados ao se pensar em uma EA formadora de cidadania e da autonomia dos indivíduos.Lepidus2013-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/385010.14295/remea.v20i0.3850REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3850/2295Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rafaela Aparecida daBonotto, Dalva Maria Bianchini2020-08-14T20:00:15Zoai:periodicos.furg.br:article/3850Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES? |
title |
CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES? |
spellingShingle |
CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES? Silva, Rafaela Aparecida da FEENA educação ambiental em Unidades de Conservação valores éticos e estéticos autonomia moral. |
title_short |
CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES? |
title_full |
CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES? |
title_fullStr |
CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES? |
title_full_unstemmed |
CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES? |
title_sort |
CRIANÇAS E ADOLESCENTES MORADORES DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL OFERECER-LHES? |
author |
Silva, Rafaela Aparecida da |
author_facet |
Silva, Rafaela Aparecida da Bonotto, Dalva Maria Bianchini |
author_role |
author |
author2 |
Bonotto, Dalva Maria Bianchini |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rafaela Aparecida da Bonotto, Dalva Maria Bianchini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FEENA educação ambiental em Unidades de Conservação valores éticos e estéticos autonomia moral. |
topic |
FEENA educação ambiental em Unidades de Conservação valores éticos e estéticos autonomia moral. |
description |
Em meio à complexidade que envolve a questão ambiental deparamo-nos com a problemática do estabelecimento e gestão das áreas protegidas, com conseqüentes desdobramentos para a Educação Ambiental nessas áreas. È o caso da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), uma unidade de conservação localizada no interior do estado de São Paulo. Dentro da Unidade há um grupo de moradores (funcionários da unidade com suas famílias) que inclui crianças e adolescentes, os quais convivem com ela diariamente, não se conhecendo a relação que estabelecem com a instituição. O objetivo desta pesquisa foi o de identificar e analisar suas concepções e práticas relacionadas à Floresta, discutindo propostas de EA voltadas as suas necessidades e interesses mais específicos. A investigação, de natureza qualitativa, envolveu principalmente entrevistas coletivas. Nesse trabalho será apresentada a análise dos dados referente à questão do convívio com as normas da FEENA. A pesquisa identificou críticas ostensivas às regras da instituição, que impedem estas crianças e adolescentes de exercer atividades ou freqüentar lugares que desejam, demonstrando o quanto sua relação com a Unidade apresenta situações de conflitos, que precisam ser considerados ao se pensar em uma EA formadora de cidadania e da autonomia dos indivíduos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3850 10.14295/remea.v20i0.3850 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3850 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v20i0.3850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3850/2295 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 2008 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783902830592 |