FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR SOBRE O PPGEA/FURG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molon, Susana Inês
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3389
Resumo: Neste texto, pretendo discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg). Apresento uma breve contextualização do campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas na formação do educador ambiental. Enfoco as várias denominações e algumas possibilidades de classificações da Educação Ambiental, ressaltando a sua identificação na área da Educação e problematizando as relações entre ambas e entre o meio ambiente. Abordo o processo de constituição do educador ambiental no PPGEA/Furg, tendo presente alguns questionamentos e posições assumidas nesse processo formativo, bem como algumas questões vividas na condição de docente do PPGEA/Furg, desde 2001, e na passagem pela coordenação do Programa durante os anos de 2005 a 2006. Para finalizar, ressalto a articulação entre a Abordagem Sóciohistórica e a Educação Ambiental transformadora como uma das possibilidades potencializadoras de se trabalhar com a trama da constituição mútua dos sujeitos implicados nos processos de formação em Educação Ambiental, abordando os diferentes sujeitos, docentes e discentes, no contexto da Pós-graduação em Educação Ambiental, comprometidos com a transformação na sociedade.
id FURG-9_3d478a4f599542b699b2c14017d204a0
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3389
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR SOBRE O PPGEA/FURGEducação AmbientalPós-graduaçãoAbordagem Sócio-histórica.Neste texto, pretendo discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg). Apresento uma breve contextualização do campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas na formação do educador ambiental. Enfoco as várias denominações e algumas possibilidades de classificações da Educação Ambiental, ressaltando a sua identificação na área da Educação e problematizando as relações entre ambas e entre o meio ambiente. Abordo o processo de constituição do educador ambiental no PPGEA/Furg, tendo presente alguns questionamentos e posições assumidas nesse processo formativo, bem como algumas questões vividas na condição de docente do PPGEA/Furg, desde 2001, e na passagem pela coordenação do Programa durante os anos de 2005 a 2006. Para finalizar, ressalto a articulação entre a Abordagem Sóciohistórica e a Educação Ambiental transformadora como uma das possibilidades potencializadoras de se trabalhar com a trama da constituição mútua dos sujeitos implicados nos processos de formação em Educação Ambiental, abordando os diferentes sujeitos, docentes e discentes, no contexto da Pós-graduação em Educação Ambiental, comprometidos com a transformação na sociedade.Lepidus2013-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/338910.14295/remea.v0i0.3389REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial : dezembro de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3389/2035Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMolon, Susana Inês2020-08-14T20:00:04Zoai:periodicos.furg.br:article/3389Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:04Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR SOBRE O PPGEA/FURG
title FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR SOBRE O PPGEA/FURG
spellingShingle FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR SOBRE O PPGEA/FURG
Molon, Susana Inês
Educação Ambiental
Pós-graduação
Abordagem Sócio-histórica.
title_short FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR SOBRE O PPGEA/FURG
title_full FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR SOBRE O PPGEA/FURG
title_fullStr FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR SOBRE O PPGEA/FURG
title_full_unstemmed FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR SOBRE O PPGEA/FURG
title_sort FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR SOBRE O PPGEA/FURG
author Molon, Susana Inês
author_facet Molon, Susana Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molon, Susana Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Pós-graduação
Abordagem Sócio-histórica.
topic Educação Ambiental
Pós-graduação
Abordagem Sócio-histórica.
description Neste texto, pretendo discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg). Apresento uma breve contextualização do campo da Educação Ambiental e da complexidade das dimensões implicadas na formação do educador ambiental. Enfoco as várias denominações e algumas possibilidades de classificações da Educação Ambiental, ressaltando a sua identificação na área da Educação e problematizando as relações entre ambas e entre o meio ambiente. Abordo o processo de constituição do educador ambiental no PPGEA/Furg, tendo presente alguns questionamentos e posições assumidas nesse processo formativo, bem como algumas questões vividas na condição de docente do PPGEA/Furg, desde 2001, e na passagem pela coordenação do Programa durante os anos de 2005 a 2006. Para finalizar, ressalto a articulação entre a Abordagem Sóciohistórica e a Educação Ambiental transformadora como uma das possibilidades potencializadoras de se trabalhar com a trama da constituição mútua dos sujeitos implicados nos processos de formação em Educação Ambiental, abordando os diferentes sujeitos, docentes e discentes, no contexto da Pós-graduação em Educação Ambiental, comprometidos com a transformação na sociedade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3389
10.14295/remea.v0i0.3389
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3389
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.3389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3389/2035
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial : dezembro de 2008
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783035658240