Democratização do saber e mobilização política: Experiências de debates sobre justiça ambiental na Universidade Federal do Rio Grande – FURGKnowledge democratization and political mobilization: experiences of Ambiental Justice’s workshops at the Federal University of Rio Grande – FURGDemocratización del conocimiento y movilización política: experiencias de talleres de Justicia Ambiental en la Universidad Federal de Río Grande – FURG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8913 |
Resumo: | O presente artigo busca analisar experiências produzidas no âmbito da democratização do conhecimento e mobilização política através de oficinas conduzidas na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, com a temática da Justiça Ambiental. Foram realizadas seis oficinas em eventos acadêmicos diferentes durante o ano de 2017, tendo como público-alvo central as/os estudantes de graduação de variados cursos. Primeiramente, será abordado o aporte teórico no qual fundamentaram-se as atividades e em um segundo momento, a Universidade Federal do Rio Grande – FURG enquanto um espaço de distintos debates ambientais que estão em disputas teórico-práticas. A partir disto, é proposto um diálogo sobre as experiências das oficinas propriamente ditas como uma ferramenta de mobilização e disputa de narrativas. The present paper aims to analyse experiences of knowledge democratization and the political mobilization throughout workshops developed at the Federal University of Rio Grande - FURG. These workshops had as it principal subject the Ambiental Justice. In total, were developed six workshops at distinct academical events during the year of 2017. Most of participants were undergraduate students from a variety of areas. At the first moment, it is going to be explained the theoretical bases that guided the workshop’s development. After that, it is going to be discussed the Federal University of Rio Grande as a social and political space that hosts differents perspectives of the ambiental crises. Then, it is proposed a dialogue about the workshops experiences itself as a mean of political mobilization and an important tool for conscientization. El presente artículo busca analizar experiencias producidas en el ámbito de la democratización del conocimiento y movilización política a través de talleres conducidos en la Universidade Federal do Rio Grande - FURG, con la temática de la Justicia Ambiental. Se realizaron seis talleres en eventos académicos diferentes durante el año de 2017, teniendo como público objetivo central a los estudiantes de graduación de variados cursos. En primer lugar, se abordará el aporte teórico en el cual se fundamentaron las actividades y en un segundo momento, la Universidade Federal do Rio Grande - FURG como un espacio de distintos debates ambientales que se encuentran en disputas teórico-prácticas. A partir de esto, se propone un diálogo sobre las experiencias de los talleres propiamente dichos como una herramienta de movilización y disputa de narrativas. |
id |
FURG-9_3f847afe651be3995231a061002606c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8913 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Democratização do saber e mobilização política: Experiências de debates sobre justiça ambiental na Universidade Federal do Rio Grande – FURGKnowledge democratization and political mobilization: experiences of Ambiental Justice’s workshops at the Federal University of Rio Grande – FURGDemocratización del conocimiento y movilización política: experiencias de talleres de Justicia Ambiental en la Universidad Federal de Río Grande – FURGEducação ambiental. Crise ambiental. Paradigmas do debate ambiental.O presente artigo busca analisar experiências produzidas no âmbito da democratização do conhecimento e mobilização política através de oficinas conduzidas na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, com a temática da Justiça Ambiental. Foram realizadas seis oficinas em eventos acadêmicos diferentes durante o ano de 2017, tendo como público-alvo central as/os estudantes de graduação de variados cursos. Primeiramente, será abordado o aporte teórico no qual fundamentaram-se as atividades e em um segundo momento, a Universidade Federal do Rio Grande – FURG enquanto um espaço de distintos debates ambientais que estão em disputas teórico-práticas. A partir disto, é proposto um diálogo sobre as experiências das oficinas propriamente ditas como uma ferramenta de mobilização e disputa de narrativas. The present paper aims to analyse experiences of knowledge democratization and the political mobilization throughout workshops developed at the Federal University of Rio Grande - FURG. These workshops had as it principal subject the Ambiental Justice. In total, were developed six workshops at distinct academical events during the year of 2017. Most of participants were undergraduate students from a variety of areas. At the first moment, it is going to be explained the theoretical bases that guided the workshop’s development. After that, it is going to be discussed the Federal University of Rio Grande as a social and political space that hosts differents perspectives of the ambiental crises. Then, it is proposed a dialogue about the workshops experiences itself as a mean of political mobilization and an important tool for conscientization. El presente artículo busca analizar experiencias producidas en el ámbito de la democratización del conocimiento y movilización política a través de talleres conducidos en la Universidade Federal do Rio Grande - FURG, con la temática de la Justicia Ambiental. Se realizaron seis talleres en eventos académicos diferentes durante el año de 2017, teniendo como público objetivo central a los estudiantes de graduación de variados cursos. En primer lugar, se abordará el aporte teórico en el cual se fundamentaron las actividades y en un segundo momento, la Universidade Federal do Rio Grande - FURG como un espacio de distintos debates ambientales que se encuentran en disputas teórico-prácticas. A partir de esto, se propone un diálogo sobre las experiencias de los talleres propiamente dichos como una herramienta de movilización y disputa de narrativas.Lepidus2019-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/891310.14295/remea.v0i2.8913REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2019: Edição Especial EDEA, n. 2; 259-2721517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8913/5740Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Fabiane Fagundes daMartins, Mariana Santos LobatoSantos, Caio Floriano dos2019-04-17T12:15:20Zoai:periodicos.furg.br:article/8913Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-04-17T12:15:20Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Democratização do saber e mobilização política: Experiências de debates sobre justiça ambiental na Universidade Federal do Rio Grande – FURGKnowledge democratization and political mobilization: experiences of Ambiental Justice’s workshops at the Federal University of Rio Grande – FURGDemocratización del conocimiento y movilización política: experiencias de talleres de Justicia Ambiental en la Universidad Federal de Río Grande – FURG |
title |
Democratização do saber e mobilização política: Experiências de debates sobre justiça ambiental na Universidade Federal do Rio Grande – FURGKnowledge democratization and political mobilization: experiences of Ambiental Justice’s workshops at the Federal University of Rio Grande – FURGDemocratización del conocimiento y movilización política: experiencias de talleres de Justicia Ambiental en la Universidad Federal de Río Grande – FURG |
spellingShingle |
Democratização do saber e mobilização política: Experiências de debates sobre justiça ambiental na Universidade Federal do Rio Grande – FURGKnowledge democratization and political mobilization: experiences of Ambiental Justice’s workshops at the Federal University of Rio Grande – FURGDemocratización del conocimiento y movilización política: experiencias de talleres de Justicia Ambiental en la Universidad Federal de Río Grande – FURG Fonseca, Fabiane Fagundes da Educação ambiental. Crise ambiental. Paradigmas do debate ambiental. |
title_short |
Democratização do saber e mobilização política: Experiências de debates sobre justiça ambiental na Universidade Federal do Rio Grande – FURGKnowledge democratization and political mobilization: experiences of Ambiental Justice’s workshops at the Federal University of Rio Grande – FURGDemocratización del conocimiento y movilización política: experiencias de talleres de Justicia Ambiental en la Universidad Federal de Río Grande – FURG |
title_full |
Democratização do saber e mobilização política: Experiências de debates sobre justiça ambiental na Universidade Federal do Rio Grande – FURGKnowledge democratization and political mobilization: experiences of Ambiental Justice’s workshops at the Federal University of Rio Grande – FURGDemocratización del conocimiento y movilización política: experiencias de talleres de Justicia Ambiental en la Universidad Federal de Río Grande – FURG |
title_fullStr |
Democratização do saber e mobilização política: Experiências de debates sobre justiça ambiental na Universidade Federal do Rio Grande – FURGKnowledge democratization and political mobilization: experiences of Ambiental Justice’s workshops at the Federal University of Rio Grande – FURGDemocratización del conocimiento y movilización política: experiencias de talleres de Justicia Ambiental en la Universidad Federal de Río Grande – FURG |
title_full_unstemmed |
Democratização do saber e mobilização política: Experiências de debates sobre justiça ambiental na Universidade Federal do Rio Grande – FURGKnowledge democratization and political mobilization: experiences of Ambiental Justice’s workshops at the Federal University of Rio Grande – FURGDemocratización del conocimiento y movilización política: experiencias de talleres de Justicia Ambiental en la Universidad Federal de Río Grande – FURG |
title_sort |
Democratização do saber e mobilização política: Experiências de debates sobre justiça ambiental na Universidade Federal do Rio Grande – FURGKnowledge democratization and political mobilization: experiences of Ambiental Justice’s workshops at the Federal University of Rio Grande – FURGDemocratización del conocimiento y movilización política: experiencias de talleres de Justicia Ambiental en la Universidad Federal de Río Grande – FURG |
author |
Fonseca, Fabiane Fagundes da |
author_facet |
Fonseca, Fabiane Fagundes da Martins, Mariana Santos Lobato Santos, Caio Floriano dos |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Mariana Santos Lobato Santos, Caio Floriano dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Fabiane Fagundes da Martins, Mariana Santos Lobato Santos, Caio Floriano dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental. Crise ambiental. Paradigmas do debate ambiental. |
topic |
Educação ambiental. Crise ambiental. Paradigmas do debate ambiental. |
description |
O presente artigo busca analisar experiências produzidas no âmbito da democratização do conhecimento e mobilização política através de oficinas conduzidas na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, com a temática da Justiça Ambiental. Foram realizadas seis oficinas em eventos acadêmicos diferentes durante o ano de 2017, tendo como público-alvo central as/os estudantes de graduação de variados cursos. Primeiramente, será abordado o aporte teórico no qual fundamentaram-se as atividades e em um segundo momento, a Universidade Federal do Rio Grande – FURG enquanto um espaço de distintos debates ambientais que estão em disputas teórico-práticas. A partir disto, é proposto um diálogo sobre as experiências das oficinas propriamente ditas como uma ferramenta de mobilização e disputa de narrativas. The present paper aims to analyse experiences of knowledge democratization and the political mobilization throughout workshops developed at the Federal University of Rio Grande - FURG. These workshops had as it principal subject the Ambiental Justice. In total, were developed six workshops at distinct academical events during the year of 2017. Most of participants were undergraduate students from a variety of areas. At the first moment, it is going to be explained the theoretical bases that guided the workshop’s development. After that, it is going to be discussed the Federal University of Rio Grande as a social and political space that hosts differents perspectives of the ambiental crises. Then, it is proposed a dialogue about the workshops experiences itself as a mean of political mobilization and an important tool for conscientization. El presente artículo busca analizar experiencias producidas en el ámbito de la democratización del conocimiento y movilización política a través de talleres conducidos en la Universidade Federal do Rio Grande - FURG, con la temática de la Justicia Ambiental. Se realizaron seis talleres en eventos académicos diferentes durante el año de 2017, teniendo como público objetivo central a los estudiantes de graduación de variados cursos. En primer lugar, se abordará el aporte teórico en el cual se fundamentaron las actividades y en un segundo momento, la Universidade Federal do Rio Grande - FURG como un espacio de distintos debates ambientales que se encuentran en disputas teórico-prácticas. A partir de esto, se propone un diálogo sobre las experiencias de los talleres propiamente dichos como una herramienta de movilización y disputa de narrativas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8913 10.14295/remea.v0i2.8913 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8913 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i2.8913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8913/5740 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2019: Edição Especial EDEA, n. 2; 259-272 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041786781171712 |