O corpo como lugar onde a experiência da educação ambiental nos tocaThe body as a place touched by the environmental education experience
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
DOI: | 10.14295/remea.v33i1.5309 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5309 |
Resumo: | Este artigo propõe pensar o corpo como lugar central do processo de Educação Ambiental. O corpo é o lugar onde a transcendência do sujeito articula-se com o mundo (GONÇALVES, 2001). Negar o corpo é, também, negar a experiência (GRÜN, 2008). Para retomar a importância do corpo na Educação Ambiental, este trabalho debruça-se sobre a compreensão de experiência proposta por Larrosa (2002; 2014), que propõe pensá-la como o que se adquire no modo como alguém vai respondendo ao que vai lhe acontecendo ao longo da vida e no modo como damos sentido ao acontecer do que nos acontece. Entender a relação do corpo com o mundo vivido (MERLEAU-PONTY, 1999) e como lugar onde a Educação Ambiental pode alojar-se, desenvolver-se e frutificar é o caminho sugerido para a ressignificação da relação do homem consigo, com o outro e com o ambiente. |
id |
FURG-9_3fbf6ca7e079baed3bef9e0d201bcb16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5309 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
spelling |
O corpo como lugar onde a experiência da educação ambiental nos tocaThe body as a place touched by the environmental education experienceCorpoExperiênciaEducação Ambiental.Este artigo propõe pensar o corpo como lugar central do processo de Educação Ambiental. O corpo é o lugar onde a transcendência do sujeito articula-se com o mundo (GONÇALVES, 2001). Negar o corpo é, também, negar a experiência (GRÜN, 2008). Para retomar a importância do corpo na Educação Ambiental, este trabalho debruça-se sobre a compreensão de experiência proposta por Larrosa (2002; 2014), que propõe pensá-la como o que se adquire no modo como alguém vai respondendo ao que vai lhe acontecendo ao longo da vida e no modo como damos sentido ao acontecer do que nos acontece. Entender a relação do corpo com o mundo vivido (MERLEAU-PONTY, 1999) e como lugar onde a Educação Ambiental pode alojar-se, desenvolver-se e frutificar é o caminho sugerido para a ressignificação da relação do homem consigo, com o outro e com o ambiente.Lepidus2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/530910.14295/remea.v33i1.5309REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória; 22-361517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5309/3592Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeuenfeldt, Derli JulianoMazzarino, Jane Márcia2020-11-16T20:57:46Zoai:periodicos.furg.br:article/5309Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:46Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O corpo como lugar onde a experiência da educação ambiental nos tocaThe body as a place touched by the environmental education experience |
title |
O corpo como lugar onde a experiência da educação ambiental nos tocaThe body as a place touched by the environmental education experience |
spellingShingle |
O corpo como lugar onde a experiência da educação ambiental nos tocaThe body as a place touched by the environmental education experience O corpo como lugar onde a experiência da educação ambiental nos tocaThe body as a place touched by the environmental education experience Neuenfeldt, Derli Juliano Corpo Experiência Educação Ambiental. Neuenfeldt, Derli Juliano Corpo Experiência Educação Ambiental. |
title_short |
O corpo como lugar onde a experiência da educação ambiental nos tocaThe body as a place touched by the environmental education experience |
title_full |
O corpo como lugar onde a experiência da educação ambiental nos tocaThe body as a place touched by the environmental education experience |
title_fullStr |
O corpo como lugar onde a experiência da educação ambiental nos tocaThe body as a place touched by the environmental education experience O corpo como lugar onde a experiência da educação ambiental nos tocaThe body as a place touched by the environmental education experience |
title_full_unstemmed |
O corpo como lugar onde a experiência da educação ambiental nos tocaThe body as a place touched by the environmental education experience O corpo como lugar onde a experiência da educação ambiental nos tocaThe body as a place touched by the environmental education experience |
title_sort |
O corpo como lugar onde a experiência da educação ambiental nos tocaThe body as a place touched by the environmental education experience |
author |
Neuenfeldt, Derli Juliano |
author_facet |
Neuenfeldt, Derli Juliano Neuenfeldt, Derli Juliano Mazzarino, Jane Márcia Mazzarino, Jane Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Mazzarino, Jane Márcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neuenfeldt, Derli Juliano Mazzarino, Jane Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Experiência Educação Ambiental. |
topic |
Corpo Experiência Educação Ambiental. |
description |
Este artigo propõe pensar o corpo como lugar central do processo de Educação Ambiental. O corpo é o lugar onde a transcendência do sujeito articula-se com o mundo (GONÇALVES, 2001). Negar o corpo é, também, negar a experiência (GRÜN, 2008). Para retomar a importância do corpo na Educação Ambiental, este trabalho debruça-se sobre a compreensão de experiência proposta por Larrosa (2002; 2014), que propõe pensá-la como o que se adquire no modo como alguém vai respondendo ao que vai lhe acontecendo ao longo da vida e no modo como damos sentido ao acontecer do que nos acontece. Entender a relação do corpo com o mundo vivido (MERLEAU-PONTY, 1999) e como lugar onde a Educação Ambiental pode alojar-se, desenvolver-se e frutificar é o caminho sugerido para a ressignificação da relação do homem consigo, com o outro e com o ambiente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5309 10.14295/remea.v33i1.5309 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5309 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i1.5309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5309/3592 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 1 (2016): Reflexos contemporâneos de uma crise civilizatória; 22-36 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1822182026928717824 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/remea.v33i1.5309 |