À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Ivana Silva Sobral, Barreto, Karla Fernanda Barbosa, Silva, Elvis Lima Moura, Santos, Samantha Carvalhos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3879
Resumo: O que nos ensina a História Oral em processos de Educação Ambiental? A Odisséia sem-terra de empreender a gravação das histórias de vida de assentados rurais de projetos de reforma agrária para pensar o seu mundo em sua dinâmica e fluidez. Traçando uma composição que parte das perspectivas de William Pollack e Alistair Thomson e que se soma as posições sobre história, processos de subjetivação, tempo e memória de Michael Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari para olhar para as histórias não como objetos empoeirados largados no fundo de uma tumba inerte, mas como estes fatos e sujeitos se tornam as coisas que são. À beira da pista, correndo na contramão, reformando casas, circulando entre espaços, interrompendo fluxos, propondo vazamentos, corpos cariados, quase monstros, saltimbancos, heróis tortos, dançarinos mascarados de um carnaval qualquer, eles denunciam que o marginal, os sem eira nem beira que residem à beira da pista, é também uma totalidade enquadrante. Esta inferência permite por em discussão as relações entre a prática de História Oral, a coleta de lembranças e o engendramento dos modos de subjetivação, discutindo posições teóricas alternativas em Educação Ambiental que ensinam a EA em como fabular, inventar ficções, ser poética, a rir, a roncar surdo, a fazer cinema.
id FURG-9_44063c6a5a9943d5e1b13a311195d18c
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3879
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTALHistória OralEducação AmbientalCinemaMemóriaSubjetivação.O que nos ensina a História Oral em processos de Educação Ambiental? A Odisséia sem-terra de empreender a gravação das histórias de vida de assentados rurais de projetos de reforma agrária para pensar o seu mundo em sua dinâmica e fluidez. Traçando uma composição que parte das perspectivas de William Pollack e Alistair Thomson e que se soma as posições sobre história, processos de subjetivação, tempo e memória de Michael Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari para olhar para as histórias não como objetos empoeirados largados no fundo de uma tumba inerte, mas como estes fatos e sujeitos se tornam as coisas que são. À beira da pista, correndo na contramão, reformando casas, circulando entre espaços, interrompendo fluxos, propondo vazamentos, corpos cariados, quase monstros, saltimbancos, heróis tortos, dançarinos mascarados de um carnaval qualquer, eles denunciam que o marginal, os sem eira nem beira que residem à beira da pista, é também uma totalidade enquadrante. Esta inferência permite por em discussão as relações entre a prática de História Oral, a coleta de lembranças e o engendramento dos modos de subjetivação, discutindo posições teóricas alternativas em Educação Ambiental que ensinam a EA em como fabular, inventar ficções, ser poética, a rir, a roncar surdo, a fazer cinema.Lepidus2013-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/387910.14295/remea.v24i0.3879REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3879/2315Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Thiago Ranniery Moreira deOliveira, Ivana Silva SobralBarreto, Karla Fernanda BarbosaSilva, Elvis Lima MouraSantos, Samantha Carvalhos2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3879Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de
História Oral
Educação Ambiental
Cinema
Memória
Subjetivação.
title_short À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de
author_facet Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de
Oliveira, Ivana Silva Sobral
Barreto, Karla Fernanda Barbosa
Silva, Elvis Lima Moura
Santos, Samantha Carvalhos
author_role author
author2 Oliveira, Ivana Silva Sobral
Barreto, Karla Fernanda Barbosa
Silva, Elvis Lima Moura
Santos, Samantha Carvalhos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de
Oliveira, Ivana Silva Sobral
Barreto, Karla Fernanda Barbosa
Silva, Elvis Lima Moura
Santos, Samantha Carvalhos
dc.subject.por.fl_str_mv História Oral
Educação Ambiental
Cinema
Memória
Subjetivação.
topic História Oral
Educação Ambiental
Cinema
Memória
Subjetivação.
description O que nos ensina a História Oral em processos de Educação Ambiental? A Odisséia sem-terra de empreender a gravação das histórias de vida de assentados rurais de projetos de reforma agrária para pensar o seu mundo em sua dinâmica e fluidez. Traçando uma composição que parte das perspectivas de William Pollack e Alistair Thomson e que se soma as posições sobre história, processos de subjetivação, tempo e memória de Michael Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari para olhar para as histórias não como objetos empoeirados largados no fundo de uma tumba inerte, mas como estes fatos e sujeitos se tornam as coisas que são. À beira da pista, correndo na contramão, reformando casas, circulando entre espaços, interrompendo fluxos, propondo vazamentos, corpos cariados, quase monstros, saltimbancos, heróis tortos, dançarinos mascarados de um carnaval qualquer, eles denunciam que o marginal, os sem eira nem beira que residem à beira da pista, é também uma totalidade enquadrante. Esta inferência permite por em discussão as relações entre a prática de História Oral, a coleta de lembranças e o engendramento dos modos de subjetivação, discutindo posições teóricas alternativas em Educação Ambiental que ensinam a EA em como fabular, inventar ficções, ser poética, a rir, a roncar surdo, a fazer cinema.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3879
10.14295/remea.v24i0.3879
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3879
identifier_str_mv 10.14295/remea.v24i0.3879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3879/2315
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783932190720