À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3879 |
Resumo: | O que nos ensina a História Oral em processos de Educação Ambiental? A Odisséia sem-terra de empreender a gravação das histórias de vida de assentados rurais de projetos de reforma agrária para pensar o seu mundo em sua dinâmica e fluidez. Traçando uma composição que parte das perspectivas de William Pollack e Alistair Thomson e que se soma as posições sobre história, processos de subjetivação, tempo e memória de Michael Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari para olhar para as histórias não como objetos empoeirados largados no fundo de uma tumba inerte, mas como estes fatos e sujeitos se tornam as coisas que são. À beira da pista, correndo na contramão, reformando casas, circulando entre espaços, interrompendo fluxos, propondo vazamentos, corpos cariados, quase monstros, saltimbancos, heróis tortos, dançarinos mascarados de um carnaval qualquer, eles denunciam que o marginal, os sem eira nem beira que residem à beira da pista, é também uma totalidade enquadrante. Esta inferência permite por em discussão as relações entre a prática de História Oral, a coleta de lembranças e o engendramento dos modos de subjetivação, discutindo posições teóricas alternativas em Educação Ambiental que ensinam a EA em como fabular, inventar ficções, ser poética, a rir, a roncar surdo, a fazer cinema. |
id |
FURG-9_44063c6a5a9943d5e1b13a311195d18c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3879 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTALHistória OralEducação AmbientalCinemaMemóriaSubjetivação.O que nos ensina a História Oral em processos de Educação Ambiental? A Odisséia sem-terra de empreender a gravação das histórias de vida de assentados rurais de projetos de reforma agrária para pensar o seu mundo em sua dinâmica e fluidez. Traçando uma composição que parte das perspectivas de William Pollack e Alistair Thomson e que se soma as posições sobre história, processos de subjetivação, tempo e memória de Michael Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari para olhar para as histórias não como objetos empoeirados largados no fundo de uma tumba inerte, mas como estes fatos e sujeitos se tornam as coisas que são. À beira da pista, correndo na contramão, reformando casas, circulando entre espaços, interrompendo fluxos, propondo vazamentos, corpos cariados, quase monstros, saltimbancos, heróis tortos, dançarinos mascarados de um carnaval qualquer, eles denunciam que o marginal, os sem eira nem beira que residem à beira da pista, é também uma totalidade enquadrante. Esta inferência permite por em discussão as relações entre a prática de História Oral, a coleta de lembranças e o engendramento dos modos de subjetivação, discutindo posições teóricas alternativas em Educação Ambiental que ensinam a EA em como fabular, inventar ficções, ser poética, a rir, a roncar surdo, a fazer cinema.Lepidus2013-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/387910.14295/remea.v24i0.3879REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3879/2315Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Thiago Ranniery Moreira deOliveira, Ivana Silva SobralBarreto, Karla Fernanda BarbosaSilva, Elvis Lima MouraSantos, Samantha Carvalhos2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3879Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de História Oral Educação Ambiental Cinema Memória Subjetivação. |
title_short |
À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
À BEIRA PISTA: FABÚLAS DA HISTÓRIA ORAL EM PROCESSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de |
author_facet |
Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de Oliveira, Ivana Silva Sobral Barreto, Karla Fernanda Barbosa Silva, Elvis Lima Moura Santos, Samantha Carvalhos |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Ivana Silva Sobral Barreto, Karla Fernanda Barbosa Silva, Elvis Lima Moura Santos, Samantha Carvalhos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Thiago Ranniery Moreira de Oliveira, Ivana Silva Sobral Barreto, Karla Fernanda Barbosa Silva, Elvis Lima Moura Santos, Samantha Carvalhos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Oral Educação Ambiental Cinema Memória Subjetivação. |
topic |
História Oral Educação Ambiental Cinema Memória Subjetivação. |
description |
O que nos ensina a História Oral em processos de Educação Ambiental? A Odisséia sem-terra de empreender a gravação das histórias de vida de assentados rurais de projetos de reforma agrária para pensar o seu mundo em sua dinâmica e fluidez. Traçando uma composição que parte das perspectivas de William Pollack e Alistair Thomson e que se soma as posições sobre história, processos de subjetivação, tempo e memória de Michael Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari para olhar para as histórias não como objetos empoeirados largados no fundo de uma tumba inerte, mas como estes fatos e sujeitos se tornam as coisas que são. À beira da pista, correndo na contramão, reformando casas, circulando entre espaços, interrompendo fluxos, propondo vazamentos, corpos cariados, quase monstros, saltimbancos, heróis tortos, dançarinos mascarados de um carnaval qualquer, eles denunciam que o marginal, os sem eira nem beira que residem à beira da pista, é também uma totalidade enquadrante. Esta inferência permite por em discussão as relações entre a prática de História Oral, a coleta de lembranças e o engendramento dos modos de subjetivação, discutindo posições teóricas alternativas em Educação Ambiental que ensinam a EA em como fabular, inventar ficções, ser poética, a rir, a roncar surdo, a fazer cinema. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3879 10.14295/remea.v24i0.3879 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3879 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v24i0.3879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3879/2315 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783932190720 |