Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5673 |
Resumo: | A presente pesquisa procurou compreender as percepções dos funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga em relação aos fragmentos de Cerrado presentes na área e à fauna a ele associada, em uma perspectiva de educação ambiental crítica. O estudo foi desenvolvido através de uma abordagem qualitativa com uso de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados indicam uma dicotomia no conhecimento, já que enquanto algumas pessoas, por conta de suas atividades profissionais rotineiras, tem contato e vasta experiência em relação ao bioma, muitos não têm nenhum tipo de conhecimento sobre os fragmentos de vegetação nativa. Esta lacuna de conhecimento está diretamente conectada às atitudes que as pessoas têm em relação ao Cerrado: a maioria dos participantes relatou não sentir nenhum tipo de vínculo com este bioma, ressaltando a importância do desenvolvimento de ações educativas em uma perspectiva de educação ambiental crítica para a transformação da interação entre as pessoas e esta área natural. |
id |
FURG-9_4481960aa6619031ec669d8058d66058 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5673 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado areaConservação do CerradoFauna SilvestreEducação ambiental crítica.A presente pesquisa procurou compreender as percepções dos funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga em relação aos fragmentos de Cerrado presentes na área e à fauna a ele associada, em uma perspectiva de educação ambiental crítica. O estudo foi desenvolvido através de uma abordagem qualitativa com uso de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados indicam uma dicotomia no conhecimento, já que enquanto algumas pessoas, por conta de suas atividades profissionais rotineiras, tem contato e vasta experiência em relação ao bioma, muitos não têm nenhum tipo de conhecimento sobre os fragmentos de vegetação nativa. Esta lacuna de conhecimento está diretamente conectada às atitudes que as pessoas têm em relação ao Cerrado: a maioria dos participantes relatou não sentir nenhum tipo de vínculo com este bioma, ressaltando a importância do desenvolvimento de ações educativas em uma perspectiva de educação ambiental crítica para a transformação da interação entre as pessoas e esta área natural.Lepidus2016-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/567310.14295/remea.v33i2.5673REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 193-2081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5673/3894Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira Müller, Samara ThaysMartins, CamilaRocha, Vlamir José2020-11-16T20:57:07Zoai:periodicos.furg.br:article/5673Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area |
title |
Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area |
spellingShingle |
Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area Moreira Müller, Samara Thays Conservação do Cerrado Fauna Silvestre Educação ambiental crítica. |
title_short |
Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area |
title_full |
Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area |
title_fullStr |
Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area |
title_full_unstemmed |
Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area |
title_sort |
Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area |
author |
Moreira Müller, Samara Thays |
author_facet |
Moreira Müller, Samara Thays Martins, Camila Rocha, Vlamir José |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Camila Rocha, Vlamir José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira Müller, Samara Thays Martins, Camila Rocha, Vlamir José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conservação do Cerrado Fauna Silvestre Educação ambiental crítica. |
topic |
Conservação do Cerrado Fauna Silvestre Educação ambiental crítica. |
description |
A presente pesquisa procurou compreender as percepções dos funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga em relação aos fragmentos de Cerrado presentes na área e à fauna a ele associada, em uma perspectiva de educação ambiental crítica. O estudo foi desenvolvido através de uma abordagem qualitativa com uso de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados indicam uma dicotomia no conhecimento, já que enquanto algumas pessoas, por conta de suas atividades profissionais rotineiras, tem contato e vasta experiência em relação ao bioma, muitos não têm nenhum tipo de conhecimento sobre os fragmentos de vegetação nativa. Esta lacuna de conhecimento está diretamente conectada às atitudes que as pessoas têm em relação ao Cerrado: a maioria dos participantes relatou não sentir nenhum tipo de vínculo com este bioma, ressaltando a importância do desenvolvimento de ações educativas em uma perspectiva de educação ambiental crítica para a transformação da interação entre as pessoas e esta área natural. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5673 10.14295/remea.v33i2.5673 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5673 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i2.5673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5673/3894 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 193-208 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785428508672 |