Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira Müller, Samara Thays
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins, Camila, Rocha, Vlamir José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5673
Resumo: A presente pesquisa procurou compreender as percepções dos funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga em relação aos fragmentos de Cerrado presentes na área e à fauna a ele associada, em uma perspectiva de educação ambiental crítica. O estudo foi desenvolvido através de uma abordagem qualitativa com uso de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados indicam uma dicotomia no conhecimento, já que enquanto algumas pessoas, por conta de suas atividades profissionais rotineiras, tem contato e vasta experiência em relação ao bioma, muitos não têm nenhum tipo de conhecimento sobre os fragmentos de vegetação nativa. Esta lacuna de conhecimento está diretamente conectada às atitudes que as pessoas têm em relação ao Cerrado: a maioria dos participantes relatou não sentir nenhum tipo de vínculo com este bioma, ressaltando a importância do desenvolvimento de ações educativas em uma perspectiva de educação ambiental crítica para a transformação da interação entre as pessoas e esta área natural.
id FURG-9_4481960aa6619031ec669d8058d66058
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5673
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado areaConservação do CerradoFauna SilvestreEducação ambiental crítica.A presente pesquisa procurou compreender as percepções dos funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga em relação aos fragmentos de Cerrado presentes na área e à fauna a ele associada, em uma perspectiva de educação ambiental crítica. O estudo foi desenvolvido através de uma abordagem qualitativa com uso de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados indicam uma dicotomia no conhecimento, já que enquanto algumas pessoas, por conta de suas atividades profissionais rotineiras, tem contato e vasta experiência em relação ao bioma, muitos não têm nenhum tipo de conhecimento sobre os fragmentos de vegetação nativa. Esta lacuna de conhecimento está diretamente conectada às atitudes que as pessoas têm em relação ao Cerrado: a maioria dos participantes relatou não sentir nenhum tipo de vínculo com este bioma, ressaltando a importância do desenvolvimento de ações educativas em uma perspectiva de educação ambiental crítica para a transformação da interação entre as pessoas e esta área natural.Lepidus2016-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/567310.14295/remea.v33i2.5673REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 193-2081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5673/3894Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira Müller, Samara ThaysMartins, CamilaRocha, Vlamir José2020-11-16T20:57:07Zoai:periodicos.furg.br:article/5673Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area
title Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area
spellingShingle Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area
Moreira Müller, Samara Thays
Conservação do Cerrado
Fauna Silvestre
Educação ambiental crítica.
title_short Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area
title_full Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area
title_fullStr Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area
title_full_unstemmed Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area
title_sort Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da áreaEnvironmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area
author Moreira Müller, Samara Thays
author_facet Moreira Müller, Samara Thays
Martins, Camila
Rocha, Vlamir José
author_role author
author2 Martins, Camila
Rocha, Vlamir José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira Müller, Samara Thays
Martins, Camila
Rocha, Vlamir José
dc.subject.por.fl_str_mv Conservação do Cerrado
Fauna Silvestre
Educação ambiental crítica.
topic Conservação do Cerrado
Fauna Silvestre
Educação ambiental crítica.
description A presente pesquisa procurou compreender as percepções dos funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga em relação aos fragmentos de Cerrado presentes na área e à fauna a ele associada, em uma perspectiva de educação ambiental crítica. O estudo foi desenvolvido através de uma abordagem qualitativa com uso de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados indicam uma dicotomia no conhecimento, já que enquanto algumas pessoas, por conta de suas atividades profissionais rotineiras, tem contato e vasta experiência em relação ao bioma, muitos não têm nenhum tipo de conhecimento sobre os fragmentos de vegetação nativa. Esta lacuna de conhecimento está diretamente conectada às atitudes que as pessoas têm em relação ao Cerrado: a maioria dos participantes relatou não sentir nenhum tipo de vínculo com este bioma, ressaltando a importância do desenvolvimento de ações educativas em uma perspectiva de educação ambiental crítica para a transformação da interação entre as pessoas e esta área natural.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5673
10.14295/remea.v33i2.5673
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5673
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i2.5673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5673/3894
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 193-208
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785428508672