Professores da educação infantil e a prática da educação ambiental: contexto educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4308 |
Resumo: | O presente artigo aborda a prática educativa de professores da Educação Infantil voltada á Educação Ambiental. Objetiva-se conhecer como a Educação Ambiental se realiza na prática do espaço educativo de um Centro de Educação Infantil – CEINF, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Os referencias utilizados foram a Constituição da República Federativa do Brasil, a Lei Nº 6938, de 31 de agosto de 1981, a Resolução Nº 2 de 15 de Junho de 2012; Farias (2013); Matos (2009); Oliveira (2010); Saito (2002); Scardua (2010); Sorrentino (2005). Realizou-se o estudo de caso como metodologia e entrevista semi-estruturada com uma professora e crianças, de modo a evidenciar suas concepções e entendimentos sobre a prática da EA na EI. Torna-se fundamental o desenvolvimento de atividades que envolvam e enfatizem a relação natureza e criança. |
id |
FURG-9_44ab383ac790e58f5b2bca1358e3617d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4308 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores da educação infantil e a prática da educação ambiental: contexto educativoInfânciaEducação InfantilEducação Ambiental (EA)O presente artigo aborda a prática educativa de professores da Educação Infantil voltada á Educação Ambiental. Objetiva-se conhecer como a Educação Ambiental se realiza na prática do espaço educativo de um Centro de Educação Infantil – CEINF, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Os referencias utilizados foram a Constituição da República Federativa do Brasil, a Lei Nº 6938, de 31 de agosto de 1981, a Resolução Nº 2 de 15 de Junho de 2012; Farias (2013); Matos (2009); Oliveira (2010); Saito (2002); Scardua (2010); Sorrentino (2005). Realizou-se o estudo de caso como metodologia e entrevista semi-estruturada com uma professora e crianças, de modo a evidenciar suas concepções e entendimentos sobre a prática da EA na EI. Torna-se fundamental o desenvolvimento de atividades que envolvam e enfatizem a relação natureza e criança.Lepidus2014-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/430810.14295/remea.v31i1.4308REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 1 (2014); 117-1371517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4308/2870https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4308/8014Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCapitulino, Catarina SantosAlmeida, Ordália Alves de2020-08-14T19:57:11Zoai:periodicos.furg.br:article/4308Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores da educação infantil e a prática da educação ambiental: contexto educativo |
title |
Professores da educação infantil e a prática da educação ambiental: contexto educativo |
spellingShingle |
Professores da educação infantil e a prática da educação ambiental: contexto educativo Capitulino, Catarina Santos Infância Educação Infantil Educação Ambiental (EA) |
title_short |
Professores da educação infantil e a prática da educação ambiental: contexto educativo |
title_full |
Professores da educação infantil e a prática da educação ambiental: contexto educativo |
title_fullStr |
Professores da educação infantil e a prática da educação ambiental: contexto educativo |
title_full_unstemmed |
Professores da educação infantil e a prática da educação ambiental: contexto educativo |
title_sort |
Professores da educação infantil e a prática da educação ambiental: contexto educativo |
author |
Capitulino, Catarina Santos |
author_facet |
Capitulino, Catarina Santos Almeida, Ordália Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Ordália Alves de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capitulino, Catarina Santos Almeida, Ordália Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Educação Infantil Educação Ambiental (EA) |
topic |
Infância Educação Infantil Educação Ambiental (EA) |
description |
O presente artigo aborda a prática educativa de professores da Educação Infantil voltada á Educação Ambiental. Objetiva-se conhecer como a Educação Ambiental se realiza na prática do espaço educativo de um Centro de Educação Infantil – CEINF, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Os referencias utilizados foram a Constituição da República Federativa do Brasil, a Lei Nº 6938, de 31 de agosto de 1981, a Resolução Nº 2 de 15 de Junho de 2012; Farias (2013); Matos (2009); Oliveira (2010); Saito (2002); Scardua (2010); Sorrentino (2005). Realizou-se o estudo de caso como metodologia e entrevista semi-estruturada com uma professora e crianças, de modo a evidenciar suas concepções e entendimentos sobre a prática da EA na EI. Torna-se fundamental o desenvolvimento de atividades que envolvam e enfatizem a relação natureza e criança. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4308 10.14295/remea.v31i1.4308 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4308 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v31i1.4308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4308/2870 https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4308/8014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 31 n. 1 (2014); 117-137 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784020271104 |