Panoroma da inserção da educação ambiental nas instituições estaduais de ensino superior do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maria Arlete
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carniatto, Irene, Kataoka, Adriana Massaê, Affonso, Ana Lucia Suriani -
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4451
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados parciais produzidos por meio de uma série de reflexões e discussões oriundas da formação da uma Comissão Temporária Especial de Educação Ambiental (EA) no Estado do Paraná. Essa comissão, constituída por professores pesquisadores das principais Universidades do Paraná, foi formada com o objetivo de contribuir com a implementação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) no estado. Os trabalhos tiveram início com discussões sobre a Política e as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental, mas acabaram evoluindo para a discussão dos desafios da realização de pesquisas em EA nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná. Esse artigo tem como objetivo principal relatar o caminho percorrido por esse grupo na busca de implementar a PNEA, focalizando a pesquisa como uma de suas preocupações principais, sem desconsiderar o ensino e a extensão, aos quais devem estar articulados. A pesquisa foi realizada através de um levantamento dos trabalhos de EA desenvolvidos pelas Universidades Estaduais do Paraná. Participaram deste diagnóstico, 06 Universidades Estaduais das 07 existentes, representando 85,7% das IES estaduais do Paraná. Esse levantamento demonstrou a existência de trabalhos na área e que os mesmos eram oriundos de diferentes áreas do conhecimento, havendo um predomínio da área de Ciências Biológicas. Os resultados também revelaram que existem mais trabalhos vinculados à pesquisa quando comparados à extensão. A partir desses resultados e das discussões realizadas pelo grupo de trabalho a articulação em rede emergiu como forma de trabalho fundamental para aproximação desses profissionais e, consequente fortalecimento desse campo. Concomitante à organização do trabalho em rede, o grupo evoluiu suas discussões para a organização de 07 núcleos de EA, um em cada IES estadual participante, relacionada à pesquisa e essa organização visou à articulação das instituições, mobilizando-as para a integração das ações de EA no âmbito formal do sistema de ensino no estado do Paraná.
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