Panoroma da inserção da educação ambiental nas instituições estaduais de ensino superior do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4451 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta os resultados parciais produzidos por meio de uma série de reflexões e discussões oriundas da formação da uma Comissão Temporária Especial de Educação Ambiental (EA) no Estado do Paraná. Essa comissão, constituída por professores pesquisadores das principais Universidades do Paraná, foi formada com o objetivo de contribuir com a implementação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) no estado. Os trabalhos tiveram início com discussões sobre a Política e as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental, mas acabaram evoluindo para a discussão dos desafios da realização de pesquisas em EA nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná. Esse artigo tem como objetivo principal relatar o caminho percorrido por esse grupo na busca de implementar a PNEA, focalizando a pesquisa como uma de suas preocupações principais, sem desconsiderar o ensino e a extensão, aos quais devem estar articulados. A pesquisa foi realizada através de um levantamento dos trabalhos de EA desenvolvidos pelas Universidades Estaduais do Paraná. Participaram deste diagnóstico, 06 Universidades Estaduais das 07 existentes, representando 85,7% das IES estaduais do Paraná. Esse levantamento demonstrou a existência de trabalhos na área e que os mesmos eram oriundos de diferentes áreas do conhecimento, havendo um predomínio da área de Ciências Biológicas. Os resultados também revelaram que existem mais trabalhos vinculados à pesquisa quando comparados à extensão. A partir desses resultados e das discussões realizadas pelo grupo de trabalho a articulação em rede emergiu como forma de trabalho fundamental para aproximação desses profissionais e, consequente fortalecimento desse campo. Concomitante à organização do trabalho em rede, o grupo evoluiu suas discussões para a organização de 07 núcleos de EA, um em cada IES estadual participante, relacionada à pesquisa e essa organização visou à articulação das instituições, mobilizando-as para a integração das ações de EA no âmbito formal do sistema de ensino no estado do Paraná. |
id |
FURG-9_485c025e09eb19d045b7e679b4cbc556 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4451 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Panoroma da inserção da educação ambiental nas instituições estaduais de ensino superior do ParanáPolítica de Educação Ambiental no ParanáRedes de PesquisaUniversidadesSustentabilidadePolíticas Públicas.O presente trabalho apresenta os resultados parciais produzidos por meio de uma série de reflexões e discussões oriundas da formação da uma Comissão Temporária Especial de Educação Ambiental (EA) no Estado do Paraná. Essa comissão, constituída por professores pesquisadores das principais Universidades do Paraná, foi formada com o objetivo de contribuir com a implementação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) no estado. Os trabalhos tiveram início com discussões sobre a Política e as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental, mas acabaram evoluindo para a discussão dos desafios da realização de pesquisas em EA nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná. Esse artigo tem como objetivo principal relatar o caminho percorrido por esse grupo na busca de implementar a PNEA, focalizando a pesquisa como uma de suas preocupações principais, sem desconsiderar o ensino e a extensão, aos quais devem estar articulados. A pesquisa foi realizada através de um levantamento dos trabalhos de EA desenvolvidos pelas Universidades Estaduais do Paraná. Participaram deste diagnóstico, 06 Universidades Estaduais das 07 existentes, representando 85,7% das IES estaduais do Paraná. Esse levantamento demonstrou a existência de trabalhos na área e que os mesmos eram oriundos de diferentes áreas do conhecimento, havendo um predomínio da área de Ciências Biológicas. Os resultados também revelaram que existem mais trabalhos vinculados à pesquisa quando comparados à extensão. A partir desses resultados e das discussões realizadas pelo grupo de trabalho a articulação em rede emergiu como forma de trabalho fundamental para aproximação desses profissionais e, consequente fortalecimento desse campo. Concomitante à organização do trabalho em rede, o grupo evoluiu suas discussões para a organização de 07 núcleos de EA, um em cada IES estadual participante, relacionada à pesquisa e essa organização visou à articulação das instituições, mobilizando-as para a integração das ações de EA no âmbito formal do sistema de ensino no estado do Paraná.Lepidus2014-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/445110.14295/remea.v0i0.4451REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 283-3001517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4451/2802Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Maria ArleteCarniatto, IreneKataoka, Adriana MassaêAffonso, Ana Lucia Suriani -2020-08-14T19:57:22Zoai:periodicos.furg.br:article/4451Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:22Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Panoroma da inserção da educação ambiental nas instituições estaduais de ensino superior do Paraná |
title |
Panoroma da inserção da educação ambiental nas instituições estaduais de ensino superior do Paraná |
spellingShingle |
Panoroma da inserção da educação ambiental nas instituições estaduais de ensino superior do Paraná Rosa, Maria Arlete Política de Educação Ambiental no Paraná Redes de Pesquisa Universidades Sustentabilidade Políticas Públicas. |
title_short |
Panoroma da inserção da educação ambiental nas instituições estaduais de ensino superior do Paraná |
title_full |
Panoroma da inserção da educação ambiental nas instituições estaduais de ensino superior do Paraná |
title_fullStr |
Panoroma da inserção da educação ambiental nas instituições estaduais de ensino superior do Paraná |
title_full_unstemmed |
Panoroma da inserção da educação ambiental nas instituições estaduais de ensino superior do Paraná |
title_sort |
Panoroma da inserção da educação ambiental nas instituições estaduais de ensino superior do Paraná |
author |
Rosa, Maria Arlete |
author_facet |
Rosa, Maria Arlete Carniatto, Irene Kataoka, Adriana Massaê Affonso, Ana Lucia Suriani - |
author_role |
author |
author2 |
Carniatto, Irene Kataoka, Adriana Massaê Affonso, Ana Lucia Suriani - |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Maria Arlete Carniatto, Irene Kataoka, Adriana Massaê Affonso, Ana Lucia Suriani - |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política de Educação Ambiental no Paraná Redes de Pesquisa Universidades Sustentabilidade Políticas Públicas. |
topic |
Política de Educação Ambiental no Paraná Redes de Pesquisa Universidades Sustentabilidade Políticas Públicas. |
description |
O presente trabalho apresenta os resultados parciais produzidos por meio de uma série de reflexões e discussões oriundas da formação da uma Comissão Temporária Especial de Educação Ambiental (EA) no Estado do Paraná. Essa comissão, constituída por professores pesquisadores das principais Universidades do Paraná, foi formada com o objetivo de contribuir com a implementação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) no estado. Os trabalhos tiveram início com discussões sobre a Política e as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental, mas acabaram evoluindo para a discussão dos desafios da realização de pesquisas em EA nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná. Esse artigo tem como objetivo principal relatar o caminho percorrido por esse grupo na busca de implementar a PNEA, focalizando a pesquisa como uma de suas preocupações principais, sem desconsiderar o ensino e a extensão, aos quais devem estar articulados. A pesquisa foi realizada através de um levantamento dos trabalhos de EA desenvolvidos pelas Universidades Estaduais do Paraná. Participaram deste diagnóstico, 06 Universidades Estaduais das 07 existentes, representando 85,7% das IES estaduais do Paraná. Esse levantamento demonstrou a existência de trabalhos na área e que os mesmos eram oriundos de diferentes áreas do conhecimento, havendo um predomínio da área de Ciências Biológicas. Os resultados também revelaram que existem mais trabalhos vinculados à pesquisa quando comparados à extensão. A partir desses resultados e das discussões realizadas pelo grupo de trabalho a articulação em rede emergiu como forma de trabalho fundamental para aproximação desses profissionais e, consequente fortalecimento desse campo. Concomitante à organização do trabalho em rede, o grupo evoluiu suas discussões para a organização de 07 núcleos de EA, um em cada IES estadual participante, relacionada à pesquisa e essa organização visou à articulação das instituições, mobilizando-as para a integração das ações de EA no âmbito formal do sistema de ensino no estado do Paraná. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4451 10.14295/remea.v0i0.4451 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4451 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.4451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4451/2802 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Volume Especial: Maio de 2014; 283-300 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784427118592 |