PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Gabriele Nigra
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Haydée Torres de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3911
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo realizar um estudo da percepção ambiental de grupos com envolvimento diferenciado no Projeto Brotar, que desenvolve diferentes ações educativas e de pesquisa na Microbacia Hidrográfica do Córrego Água Quente (São Carlos/SP). Buscou-se analisar a relação entre as diferentes percepções sobre a área verde desta microbacia, a partir do contexto sócio-cultural em que estas pessoas estão inseridas. Para traçar o perfil sócio-cultural destes grupos foi aplicado um questionário com questões relacionadas a gênero, idade, nível de instrução e atividades sociais. Para o levantamento da percepção em relação à área verde desta microbacia foi utilizada a técnica de grupos focais. Os dados coletados evidenciam diferenças entre os grupos como, atuação na comunidade, formação intelectual, localização geográfica das residências, as quais orientam a capacidade perceptiva do entorno e justifica a diferença de significados atribuídos à área verde e as diferentes concepções de meio ambiente identificadas.
id FURG-9_49d4445cf3039b36ac2f7c01c9fc9c0a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3911
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTALPercepção AmbientalGrupo focalBacia Hidrográfica.Esta pesquisa teve por objetivo realizar um estudo da percepção ambiental de grupos com envolvimento diferenciado no Projeto Brotar, que desenvolve diferentes ações educativas e de pesquisa na Microbacia Hidrográfica do Córrego Água Quente (São Carlos/SP). Buscou-se analisar a relação entre as diferentes percepções sobre a área verde desta microbacia, a partir do contexto sócio-cultural em que estas pessoas estão inseridas. Para traçar o perfil sócio-cultural destes grupos foi aplicado um questionário com questões relacionadas a gênero, idade, nível de instrução e atividades sociais. Para o levantamento da percepção em relação à área verde desta microbacia foi utilizada a técnica de grupos focais. Os dados coletados evidenciam diferenças entre os grupos como, atuação na comunidade, formação intelectual, localização geográfica das residências, as quais orientam a capacidade perceptiva do entorno e justifica a diferença de significados atribuídos à área verde e as diferentes concepções de meio ambiente identificadas.Lepidus2013-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/391110.14295/remea.v24i0.3911REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3911/2337Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalgado, Gabriele NigraOliveira, Haydée Torres de2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3911Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Salgado, Gabriele Nigra
Percepção Ambiental
Grupo focal
Bacia Hidrográfica.
title_short PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Salgado, Gabriele Nigra
author_facet Salgado, Gabriele Nigra
Oliveira, Haydée Torres de
author_role author
author2 Oliveira, Haydée Torres de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Gabriele Nigra
Oliveira, Haydée Torres de
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção Ambiental
Grupo focal
Bacia Hidrográfica.
topic Percepção Ambiental
Grupo focal
Bacia Hidrográfica.
description Esta pesquisa teve por objetivo realizar um estudo da percepção ambiental de grupos com envolvimento diferenciado no Projeto Brotar, que desenvolve diferentes ações educativas e de pesquisa na Microbacia Hidrográfica do Córrego Água Quente (São Carlos/SP). Buscou-se analisar a relação entre as diferentes percepções sobre a área verde desta microbacia, a partir do contexto sócio-cultural em que estas pessoas estão inseridas. Para traçar o perfil sócio-cultural destes grupos foi aplicado um questionário com questões relacionadas a gênero, idade, nível de instrução e atividades sociais. Para o levantamento da percepção em relação à área verde desta microbacia foi utilizada a técnica de grupos focais. Os dados coletados evidenciam diferenças entre os grupos como, atuação na comunidade, formação intelectual, localização geográfica das residências, as quais orientam a capacidade perceptiva do entorno e justifica a diferença de significados atribuídos à área verde e as diferentes concepções de meio ambiente identificadas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3911
10.14295/remea.v24i0.3911
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3911
identifier_str_mv 10.14295/remea.v24i0.3911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3911/2337
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783964696576