PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3911 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo realizar um estudo da percepção ambiental de grupos com envolvimento diferenciado no Projeto Brotar, que desenvolve diferentes ações educativas e de pesquisa na Microbacia Hidrográfica do Córrego Água Quente (São Carlos/SP). Buscou-se analisar a relação entre as diferentes percepções sobre a área verde desta microbacia, a partir do contexto sócio-cultural em que estas pessoas estão inseridas. Para traçar o perfil sócio-cultural destes grupos foi aplicado um questionário com questões relacionadas a gênero, idade, nível de instrução e atividades sociais. Para o levantamento da percepção em relação à área verde desta microbacia foi utilizada a técnica de grupos focais. Os dados coletados evidenciam diferenças entre os grupos como, atuação na comunidade, formação intelectual, localização geográfica das residências, as quais orientam a capacidade perceptiva do entorno e justifica a diferença de significados atribuídos à área verde e as diferentes concepções de meio ambiente identificadas. |
id |
FURG-9_49d4445cf3039b36ac2f7c01c9fc9c0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3911 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTALPercepção AmbientalGrupo focalBacia Hidrográfica.Esta pesquisa teve por objetivo realizar um estudo da percepção ambiental de grupos com envolvimento diferenciado no Projeto Brotar, que desenvolve diferentes ações educativas e de pesquisa na Microbacia Hidrográfica do Córrego Água Quente (São Carlos/SP). Buscou-se analisar a relação entre as diferentes percepções sobre a área verde desta microbacia, a partir do contexto sócio-cultural em que estas pessoas estão inseridas. Para traçar o perfil sócio-cultural destes grupos foi aplicado um questionário com questões relacionadas a gênero, idade, nível de instrução e atividades sociais. Para o levantamento da percepção em relação à área verde desta microbacia foi utilizada a técnica de grupos focais. Os dados coletados evidenciam diferenças entre os grupos como, atuação na comunidade, formação intelectual, localização geográfica das residências, as quais orientam a capacidade perceptiva do entorno e justifica a diferença de significados atribuídos à área verde e as diferentes concepções de meio ambiente identificadas.Lepidus2013-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/391110.14295/remea.v24i0.3911REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3911/2337Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalgado, Gabriele NigraOliveira, Haydée Torres de2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3911Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL Salgado, Gabriele Nigra Percepção Ambiental Grupo focal Bacia Hidrográfica. |
title_short |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS/OS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS COM O PROJETO BROTAR (MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA QUENTE, SÃO CARLOS/SÃO PAULO) COMO SUBSÍDIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Salgado, Gabriele Nigra |
author_facet |
Salgado, Gabriele Nigra Oliveira, Haydée Torres de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Haydée Torres de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgado, Gabriele Nigra Oliveira, Haydée Torres de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção Ambiental Grupo focal Bacia Hidrográfica. |
topic |
Percepção Ambiental Grupo focal Bacia Hidrográfica. |
description |
Esta pesquisa teve por objetivo realizar um estudo da percepção ambiental de grupos com envolvimento diferenciado no Projeto Brotar, que desenvolve diferentes ações educativas e de pesquisa na Microbacia Hidrográfica do Córrego Água Quente (São Carlos/SP). Buscou-se analisar a relação entre as diferentes percepções sobre a área verde desta microbacia, a partir do contexto sócio-cultural em que estas pessoas estão inseridas. Para traçar o perfil sócio-cultural destes grupos foi aplicado um questionário com questões relacionadas a gênero, idade, nível de instrução e atividades sociais. Para o levantamento da percepção em relação à área verde desta microbacia foi utilizada a técnica de grupos focais. Os dados coletados evidenciam diferenças entre os grupos como, atuação na comunidade, formação intelectual, localização geográfica das residências, as quais orientam a capacidade perceptiva do entorno e justifica a diferença de significados atribuídos à área verde e as diferentes concepções de meio ambiente identificadas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3911 10.14295/remea.v24i0.3911 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3911 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v24i0.3911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3911/2337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783964696576 |