O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS TRANSFORMADORAS PARA ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Claudison Rodrigues de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Tamaio, Irineu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3409
Resumo: A visão preponderante na ciência do clima admite que o aquecimento global é um fato e vem ocorrendo pela ação da atividade humana. O desafio para o enfrentamento das causas e das consequências das Mudanças Climáticas é imensamente complexo. E para a Educação Ambiental (EA) parece ser mais ainda, na medida em que a compreensão do fenômeno Mudanças Climáticas é algo distante, difícil, abstrato, deslocado no tempo e longe no espaço. A chave para formulação e implementação de políticas públicas de EA em tempos de mudança climática deve estar centrada nas mudanças e transformações humanas, propondo alternativas para o modelo e a cultura materialistas que colocam em risco a humanidade. Nesse sentido, a EA tem um papel importante, sobretudo na iminente revisão do Plano Nacional de Mudanças Climáticas. Dessa forma, o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) tomou a iniciativa de elaborar um documento e apresentá-lo para discussão, de tal forma que reflita a posição da política pública de EA quando se depara com o tema Mudanças Climáticas Globais. A partir deste documento, na esfera das questões climáticas, o DEA acredita que poderá contribuir para que as ações e projetos de EA no Brasil aprimorem a sua postura de questionar e propor superações à visão hegemônica de um modelo de desenvolvimento que aposta no crescimento desenfreado e na superutilização do meio ambiente.
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