Oficina de arte com sucata eletrônica: uma alternativa para a Educação Ambiental baseada na reutilização e aprendizagem criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Bortoli, Lis Ângela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castaman, Ana Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11668
Resumo: O presente artigo tem por finalidade conhecer a relevância da reutilização, do upcycling e da aprendizagem criativa na educação ambiental, através de oficinas de arte com sucata eletrônica, de modo a apresentar um relato de experiência extensionista. Para tanto, pauta-se em abordagem qualitativa, a partir da técnica bibliográfica. Está dividido em 02 (duas) partes: a) versa sobre conceitos de e-lixo e as possibilidades do seu emprego para atividades de arte; b) aborda a experiência de promoção e de condução de oficinas de arte com sucata eletrônica enquanto atividade extensionista. Conclui-se que através das oficinas é possível construir aprendizagens acerca da reutilização de e-lixo, por meio do upcycling, bem como formar a autonomia, a criatividade e potencializar habilidades e competências mediante o uso de metodologia de aprendizagem criativa para educação ambiental.
id FURG-9_4e0b1bff81a59a0f7235091786492575
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11668
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Oficina de arte com sucata eletrônica: uma alternativa para a Educação Ambiental baseada na reutilização e aprendizagem criativaEducação Ambiental. Extensão. Aprendizagem.O presente artigo tem por finalidade conhecer a relevância da reutilização, do upcycling e da aprendizagem criativa na educação ambiental, através de oficinas de arte com sucata eletrônica, de modo a apresentar um relato de experiência extensionista. Para tanto, pauta-se em abordagem qualitativa, a partir da técnica bibliográfica. Está dividido em 02 (duas) partes: a) versa sobre conceitos de e-lixo e as possibilidades do seu emprego para atividades de arte; b) aborda a experiência de promoção e de condução de oficinas de arte com sucata eletrônica enquanto atividade extensionista. Conclui-se que através das oficinas é possível construir aprendizagens acerca da reutilização de e-lixo, por meio do upcycling, bem como formar a autonomia, a criatividade e potencializar habilidades e competências mediante o uso de metodologia de aprendizagem criativa para educação ambiental.Lepidus2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1166810.14295/remea.v37i4.11668REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 61-801517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11668/8401Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDe Bortoli, Lis ÂngelaCastaman, Ana Sara2022-08-30T13:17:15Zoai:periodicos.furg.br:article/11668Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:17:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficina de arte com sucata eletrônica: uma alternativa para a Educação Ambiental baseada na reutilização e aprendizagem criativa
title Oficina de arte com sucata eletrônica: uma alternativa para a Educação Ambiental baseada na reutilização e aprendizagem criativa
spellingShingle Oficina de arte com sucata eletrônica: uma alternativa para a Educação Ambiental baseada na reutilização e aprendizagem criativa
De Bortoli, Lis Ângela
Educação Ambiental. Extensão. Aprendizagem.
title_short Oficina de arte com sucata eletrônica: uma alternativa para a Educação Ambiental baseada na reutilização e aprendizagem criativa
title_full Oficina de arte com sucata eletrônica: uma alternativa para a Educação Ambiental baseada na reutilização e aprendizagem criativa
title_fullStr Oficina de arte com sucata eletrônica: uma alternativa para a Educação Ambiental baseada na reutilização e aprendizagem criativa
title_full_unstemmed Oficina de arte com sucata eletrônica: uma alternativa para a Educação Ambiental baseada na reutilização e aprendizagem criativa
title_sort Oficina de arte com sucata eletrônica: uma alternativa para a Educação Ambiental baseada na reutilização e aprendizagem criativa
author De Bortoli, Lis Ângela
author_facet De Bortoli, Lis Ângela
Castaman, Ana Sara
author_role author
author2 Castaman, Ana Sara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Bortoli, Lis Ângela
Castaman, Ana Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Extensão. Aprendizagem.
topic Educação Ambiental. Extensão. Aprendizagem.
description O presente artigo tem por finalidade conhecer a relevância da reutilização, do upcycling e da aprendizagem criativa na educação ambiental, através de oficinas de arte com sucata eletrônica, de modo a apresentar um relato de experiência extensionista. Para tanto, pauta-se em abordagem qualitativa, a partir da técnica bibliográfica. Está dividido em 02 (duas) partes: a) versa sobre conceitos de e-lixo e as possibilidades do seu emprego para atividades de arte; b) aborda a experiência de promoção e de condução de oficinas de arte com sucata eletrônica enquanto atividade extensionista. Conclui-se que através das oficinas é possível construir aprendizagens acerca da reutilização de e-lixo, por meio do upcycling, bem como formar a autonomia, a criatividade e potencializar habilidades e competências mediante o uso de metodologia de aprendizagem criativa para educação ambiental.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11668
10.14295/remea.v37i4.11668
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11668
identifier_str_mv 10.14295/remea.v37i4.11668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11668/8401
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 4 (2020): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, set./dez. - Fluxo Contínuo; 61-80
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787440726016