Relação entre indicadores sociais e de saúde e a qualidade do ecossistema lótico nos municípios ao longo do curso do rio Poti no estado do PiauíRelationship between social and health indicators and the quality of lotic ecosystem in municipalities along the course of Poti river in the state of Piauí (Brazil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira da Silva Junior, Rosalves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Araújo de Sousa, Roniele, Zampieri Cardoso, Tauani, Thais Pacheco Rodrigues, Malvina, de Oliveira Cardoso, Osmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5350
Resumo: A história da humanidade e os sistemas fluviais estão intimamente ligados. Esse trabalho buscou verificar a existência da relação entre os indicadores sociais e de saúde e a qualidade do ecossistema lótico nos municípios ao longo do curso do rio Poti no estado do Piauí. A pesquisa foi abordada como um estudo de coorte de caráter descritivo-exploratório, com características observacionais e de abordagem quantitativa. A correlação existente entre os diversos indicadores e a qualidade do ecossistema lótico do rio Poti foi realizada através da correlação “rho” de Spearman. Como resultado, foi encontrado que os municípios como gestão pública e população não tem desenvolvido uma relação na utilização do rio Poti. O desenvolvimento de projetos de iniciativa pública de utilização e preservação desse ambiente se faz necessário.
id FURG-9_54bea4274c3dc5d4d19a8a64d2ece86a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5350
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Relação entre indicadores sociais e de saúde e a qualidade do ecossistema lótico nos municípios ao longo do curso do rio Poti no estado do PiauíRelationship between social and health indicators and the quality of lotic ecosystem in municipalities along the course of Poti river in the state of Piauí (Brazil)Indicadores sociais e de saúdeRio PotiQualidade AmbientalA história da humanidade e os sistemas fluviais estão intimamente ligados. Esse trabalho buscou verificar a existência da relação entre os indicadores sociais e de saúde e a qualidade do ecossistema lótico nos municípios ao longo do curso do rio Poti no estado do Piauí. A pesquisa foi abordada como um estudo de coorte de caráter descritivo-exploratório, com características observacionais e de abordagem quantitativa. A correlação existente entre os diversos indicadores e a qualidade do ecossistema lótico do rio Poti foi realizada através da correlação “rho” de Spearman. Como resultado, foi encontrado que os municípios como gestão pública e população não tem desenvolvido uma relação na utilização do rio Poti. O desenvolvimento de projetos de iniciativa pública de utilização e preservação desse ambiente se faz necessário.Lepidus2016-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/535010.14295/remea.v33i2.5350REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 34-501517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5350/3885Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira da Silva Junior, RosalvesAraújo de Sousa, RonieleZampieri Cardoso, TauaniThais Pacheco Rodrigues, Malvinade Oliveira Cardoso, Osmar2020-11-16T20:57:07Zoai:periodicos.furg.br:article/5350Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre indicadores sociais e de saúde e a qualidade do ecossistema lótico nos municípios ao longo do curso do rio Poti no estado do PiauíRelationship between social and health indicators and the quality of lotic ecosystem in municipalities along the course of Poti river in the state of Piauí (Brazil)
title Relação entre indicadores sociais e de saúde e a qualidade do ecossistema lótico nos municípios ao longo do curso do rio Poti no estado do PiauíRelationship between social and health indicators and the quality of lotic ecosystem in municipalities along the course of Poti river in the state of Piauí (Brazil)
spellingShingle Relação entre indicadores sociais e de saúde e a qualidade do ecossistema lótico nos municípios ao longo do curso do rio Poti no estado do PiauíRelationship between social and health indicators and the quality of lotic ecosystem in municipalities along the course of Poti river in the state of Piauí (Brazil)
Pereira da Silva Junior, Rosalves
Indicadores sociais e de saúde
Rio Poti
Qualidade Ambiental
title_short Relação entre indicadores sociais e de saúde e a qualidade do ecossistema lótico nos municípios ao longo do curso do rio Poti no estado do PiauíRelationship between social and health indicators and the quality of lotic ecosystem in municipalities along the course of Poti river in the state of Piauí (Brazil)
title_full Relação entre indicadores sociais e de saúde e a qualidade do ecossistema lótico nos municípios ao longo do curso do rio Poti no estado do PiauíRelationship between social and health indicators and the quality of lotic ecosystem in municipalities along the course of Poti river in the state of Piauí (Brazil)
title_fullStr Relação entre indicadores sociais e de saúde e a qualidade do ecossistema lótico nos municípios ao longo do curso do rio Poti no estado do PiauíRelationship between social and health indicators and the quality of lotic ecosystem in municipalities along the course of Poti river in the state of Piauí (Brazil)
title_full_unstemmed Relação entre indicadores sociais e de saúde e a qualidade do ecossistema lótico nos municípios ao longo do curso do rio Poti no estado do PiauíRelationship between social and health indicators and the quality of lotic ecosystem in municipalities along the course of Poti river in the state of Piauí (Brazil)
title_sort Relação entre indicadores sociais e de saúde e a qualidade do ecossistema lótico nos municípios ao longo do curso do rio Poti no estado do PiauíRelationship between social and health indicators and the quality of lotic ecosystem in municipalities along the course of Poti river in the state of Piauí (Brazil)
author Pereira da Silva Junior, Rosalves
author_facet Pereira da Silva Junior, Rosalves
Araújo de Sousa, Roniele
Zampieri Cardoso, Tauani
Thais Pacheco Rodrigues, Malvina
de Oliveira Cardoso, Osmar
author_role author
author2 Araújo de Sousa, Roniele
Zampieri Cardoso, Tauani
Thais Pacheco Rodrigues, Malvina
de Oliveira Cardoso, Osmar
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira da Silva Junior, Rosalves
Araújo de Sousa, Roniele
Zampieri Cardoso, Tauani
Thais Pacheco Rodrigues, Malvina
de Oliveira Cardoso, Osmar
dc.subject.por.fl_str_mv Indicadores sociais e de saúde
Rio Poti
Qualidade Ambiental
topic Indicadores sociais e de saúde
Rio Poti
Qualidade Ambiental
description A história da humanidade e os sistemas fluviais estão intimamente ligados. Esse trabalho buscou verificar a existência da relação entre os indicadores sociais e de saúde e a qualidade do ecossistema lótico nos municípios ao longo do curso do rio Poti no estado do Piauí. A pesquisa foi abordada como um estudo de coorte de caráter descritivo-exploratório, com características observacionais e de abordagem quantitativa. A correlação existente entre os diversos indicadores e a qualidade do ecossistema lótico do rio Poti foi realizada através da correlação “rho” de Spearman. Como resultado, foi encontrado que os municípios como gestão pública e população não tem desenvolvido uma relação na utilização do rio Poti. O desenvolvimento de projetos de iniciativa pública de utilização e preservação desse ambiente se faz necessário.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5350
10.14295/remea.v33i2.5350
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5350
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i2.5350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5350/3885
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 34-50
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784972378112