POLISSEMIA DOS CONFLITOS AMBIENTAIS DO ESTADO DE MATO GROSSO – BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaber, Michelle
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sato, Michèle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4386
Resumo: Este artigo apresenta os primeiros resultados da pesquisa “Mapeamento dos conflitos ambientais do Estado de Mato Grosso” que tem como objetivo perscrutar os conflitos que se estabelecem neste território. O atual modelo de desenvolvimento adotado, favorecendo a expansão econômica em detrimento das questões ecológicas, tem provocado enormes embates na arena socioambiental resultando na emergência de uma miríade de conflitos ambientais, tornando assim, uma pauta importante nas questões relacionadas ao meio ambiente. Inscritos na Educação Ambiental transformadora, buscamos a valorização da democracia na explicitação dos conflitos ambientais, por meio do reconhecimento de que eles existem, é nosso compromisso desvelar as práticas de exclusão e injustiças ambientais. São processos de exclusão e apropriação desigual que geram embates e lutas de diferentes tipos, que estão expressos nas denúncias dos desmatamentos ilegais, das queimadas, dos impactos nas águas e, essencialmente, na disputa por território. Precisamos de reflexões e atitudes que apontem para mudanças do caráter econômico tão valorizado, numa ruptura que nos possibilite uma nova relação entre natureza e sociedade.
id FURG-9_563f23e3e437a266cc0a8773e3028c21
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4386
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling POLISSEMIA DOS CONFLITOS AMBIENTAIS DO ESTADO DE MATO GROSSO – BRASILConflitos ambientais. Educação ambiental. TerritórioEste artigo apresenta os primeiros resultados da pesquisa “Mapeamento dos conflitos ambientais do Estado de Mato Grosso” que tem como objetivo perscrutar os conflitos que se estabelecem neste território. O atual modelo de desenvolvimento adotado, favorecendo a expansão econômica em detrimento das questões ecológicas, tem provocado enormes embates na arena socioambiental resultando na emergência de uma miríade de conflitos ambientais, tornando assim, uma pauta importante nas questões relacionadas ao meio ambiente. Inscritos na Educação Ambiental transformadora, buscamos a valorização da democracia na explicitação dos conflitos ambientais, por meio do reconhecimento de que eles existem, é nosso compromisso desvelar as práticas de exclusão e injustiças ambientais. São processos de exclusão e apropriação desigual que geram embates e lutas de diferentes tipos, que estão expressos nas denúncias dos desmatamentos ilegais, das queimadas, dos impactos nas águas e, essencialmente, na disputa por território. Precisamos de reflexões e atitudes que apontem para mudanças do caráter econômico tão valorizado, numa ruptura que nos possibilite uma nova relação entre natureza e sociedade.Lepidus2014-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/438610.14295/remea.v24i0.4386REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4386/4443Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessJaber, MichelleSato, Michèle2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/4386Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv POLISSEMIA DOS CONFLITOS AMBIENTAIS DO ESTADO DE MATO GROSSO – BRASIL
title POLISSEMIA DOS CONFLITOS AMBIENTAIS DO ESTADO DE MATO GROSSO – BRASIL
spellingShingle POLISSEMIA DOS CONFLITOS AMBIENTAIS DO ESTADO DE MATO GROSSO – BRASIL
Jaber, Michelle
Conflitos ambientais. Educação ambiental. Território
title_short POLISSEMIA DOS CONFLITOS AMBIENTAIS DO ESTADO DE MATO GROSSO – BRASIL
title_full POLISSEMIA DOS CONFLITOS AMBIENTAIS DO ESTADO DE MATO GROSSO – BRASIL
title_fullStr POLISSEMIA DOS CONFLITOS AMBIENTAIS DO ESTADO DE MATO GROSSO – BRASIL
title_full_unstemmed POLISSEMIA DOS CONFLITOS AMBIENTAIS DO ESTADO DE MATO GROSSO – BRASIL
title_sort POLISSEMIA DOS CONFLITOS AMBIENTAIS DO ESTADO DE MATO GROSSO – BRASIL
author Jaber, Michelle
author_facet Jaber, Michelle
Sato, Michèle
author_role author
author2 Sato, Michèle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaber, Michelle
Sato, Michèle
dc.subject.por.fl_str_mv Conflitos ambientais. Educação ambiental. Território
topic Conflitos ambientais. Educação ambiental. Território
description Este artigo apresenta os primeiros resultados da pesquisa “Mapeamento dos conflitos ambientais do Estado de Mato Grosso” que tem como objetivo perscrutar os conflitos que se estabelecem neste território. O atual modelo de desenvolvimento adotado, favorecendo a expansão econômica em detrimento das questões ecológicas, tem provocado enormes embates na arena socioambiental resultando na emergência de uma miríade de conflitos ambientais, tornando assim, uma pauta importante nas questões relacionadas ao meio ambiente. Inscritos na Educação Ambiental transformadora, buscamos a valorização da democracia na explicitação dos conflitos ambientais, por meio do reconhecimento de que eles existem, é nosso compromisso desvelar as práticas de exclusão e injustiças ambientais. São processos de exclusão e apropriação desigual que geram embates e lutas de diferentes tipos, que estão expressos nas denúncias dos desmatamentos ilegais, das queimadas, dos impactos nas águas e, essencialmente, na disputa por território. Precisamos de reflexões e atitudes que apontem para mudanças do caráter econômico tão valorizado, numa ruptura que nos possibilite uma nova relação entre natureza e sociedade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4386
10.14295/remea.v24i0.4386
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4386
identifier_str_mv 10.14295/remea.v24i0.4386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4386/4443
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784383078400