Ecopolítica: um novo horizonte para a biopolítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga-Neto, Alfredo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4860
Resumo: Discutem-se os conceitos foucaultianos de biopoder e biopolítica, em termos de suas origens, usos e imbricações com a Modernidade e com a formação dos Estados modernos. Argumenta-se que a ecopolítica representa um novo horizonte e uma ampliação da biopolítica, na medida em que estende, do humano para o planetário, o papel conferido à vida. Para alguns autores, pode-se alargar a ecopolítica até mesmo para fora do nosso planeta. Em sintonia Foucault — que inscreveu a biopolítica no quadro mais amplo de uma história da governamentalidade liberal —, sugere-se inscrevermos a ecopolítica no marco da governamentalidade neoliberal, de modo a falarmos até mesmo em uma ecogovernamentalidade. Articulando a ecopolítica e a ecogovernamentalidade com o colapso do espaço e a progressiva desfronteirização contemporânea, sugere-se que é importante e urgente ressignificarmos o mais profundamente possível as relações entre o humano e o ambiental. Discute-se a problemática apropriação que o neoliberalismo tem feito da ecopolítica bem como o caráter controlador, autoritário, utilitarista e excludente de certas práticas e políticas dirigidas à preservação ambiental e à ecologia. São feitos comentários sobre algumas relações entre a ecopolítica e a educação.
id FURG-9_5740a74597a8cbb860b9e627c7131441
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4860
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Ecopolítica: um novo horizonte para a biopolíticaMichel FoucaultGovernamentalidadeDisciplinaBiopoderNeoliberalismoEcopolítica.Discutem-se os conceitos foucaultianos de biopoder e biopolítica, em termos de suas origens, usos e imbricações com a Modernidade e com a formação dos Estados modernos. Argumenta-se que a ecopolítica representa um novo horizonte e uma ampliação da biopolítica, na medida em que estende, do humano para o planetário, o papel conferido à vida. Para alguns autores, pode-se alargar a ecopolítica até mesmo para fora do nosso planeta. Em sintonia Foucault — que inscreveu a biopolítica no quadro mais amplo de uma história da governamentalidade liberal —, sugere-se inscrevermos a ecopolítica no marco da governamentalidade neoliberal, de modo a falarmos até mesmo em uma ecogovernamentalidade. Articulando a ecopolítica e a ecogovernamentalidade com o colapso do espaço e a progressiva desfronteirização contemporânea, sugere-se que é importante e urgente ressignificarmos o mais profundamente possível as relações entre o humano e o ambiental. Discute-se a problemática apropriação que o neoliberalismo tem feito da ecopolítica bem como o caráter controlador, autoritário, utilitarista e excludente de certas práticas e políticas dirigidas à preservação ambiental e à ecologia. São feitos comentários sobre algumas relações entre a ecopolítica e a educação.Lepidus2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/486010.14295/remea.v0i0.4860REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2015: Volume especial: Educação Ambiental: travessias pelo contemporâneo - jan/jun de 2015.; 208-2241517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4860/3045Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeiga-Neto, Alfredo2020-08-14T19:56:35Zoai:periodicos.furg.br:article/4860Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ecopolítica: um novo horizonte para a biopolítica
title Ecopolítica: um novo horizonte para a biopolítica
spellingShingle Ecopolítica: um novo horizonte para a biopolítica
Veiga-Neto, Alfredo
Michel Foucault
Governamentalidade
Disciplina
Biopoder
Neoliberalismo
Ecopolítica.
title_short Ecopolítica: um novo horizonte para a biopolítica
title_full Ecopolítica: um novo horizonte para a biopolítica
title_fullStr Ecopolítica: um novo horizonte para a biopolítica
title_full_unstemmed Ecopolítica: um novo horizonte para a biopolítica
title_sort Ecopolítica: um novo horizonte para a biopolítica
author Veiga-Neto, Alfredo
author_facet Veiga-Neto, Alfredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga-Neto, Alfredo
dc.subject.por.fl_str_mv Michel Foucault
Governamentalidade
Disciplina
Biopoder
Neoliberalismo
Ecopolítica.
topic Michel Foucault
Governamentalidade
Disciplina
Biopoder
Neoliberalismo
Ecopolítica.
description Discutem-se os conceitos foucaultianos de biopoder e biopolítica, em termos de suas origens, usos e imbricações com a Modernidade e com a formação dos Estados modernos. Argumenta-se que a ecopolítica representa um novo horizonte e uma ampliação da biopolítica, na medida em que estende, do humano para o planetário, o papel conferido à vida. Para alguns autores, pode-se alargar a ecopolítica até mesmo para fora do nosso planeta. Em sintonia Foucault — que inscreveu a biopolítica no quadro mais amplo de uma história da governamentalidade liberal —, sugere-se inscrevermos a ecopolítica no marco da governamentalidade neoliberal, de modo a falarmos até mesmo em uma ecogovernamentalidade. Articulando a ecopolítica e a ecogovernamentalidade com o colapso do espaço e a progressiva desfronteirização contemporânea, sugere-se que é importante e urgente ressignificarmos o mais profundamente possível as relações entre o humano e o ambiental. Discute-se a problemática apropriação que o neoliberalismo tem feito da ecopolítica bem como o caráter controlador, autoritário, utilitarista e excludente de certas práticas e políticas dirigidas à preservação ambiental e à ecologia. São feitos comentários sobre algumas relações entre a ecopolítica e a educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4860
10.14295/remea.v0i0.4860
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4860
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.4860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4860/3045
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2015: Volume especial: Educação Ambiental: travessias pelo contemporâneo - jan/jun de 2015.; 208-224
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784904220672