Possibilidades de práxis em tempos de retrocesso: um diálogo com a educação ambiental no ensino fundamentalPossibilities of praxis in times of retreat: a dialogue with environmental education in elementary educationPosibilidades de práxis en tiempos de retroceso: un diálogo con la educación ambiental en la enseñanza fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Ana Paula Borges Ramos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Faria, Silvana Campos Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8891
Resumo: O presente artigo traz a guisa reflexões das experiências educacionais de duas professoras, educadoras ambientais, atuantes na rede de Educação Básica do ensino municipal do Rio Grande-RS, oriundas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental-PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Trazem a compreensão da escola como uma teia de relações, onde se destacam os elementos que consideram necessários para transversalizar a Educação Ambiental no currículo escolar. Embasam-se em pesquisas bibliográficas enfatizadas em uma perspectiva crítica e nos princípios básicos presentes no Art. 4, do Capítulo I, da Lei nº 9.795, de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Nesse contexto, através de um diálogo que articula teoria e prática, problematizam que a Educação Ambiental tem permeado o currículo escolar através da transversalidade. Logo, defende-se que uma educação de qualidade é uma busca constante e necessária. Embora seja desafiador, acredita-se que em tempos de retrocesso, a escola e seus professores têm buscado fazer o seu papel, ressignificando o currículo e sendo resistência frente a atual conjuntura social e política. This article is a reflection of the educational experiences of two teachers, environmental educators, who work in the Basic Education network of Rio Grande - RS, from the Postgraduate Program in Environmental Education - PPGEA, Federal University of Rio Grande - FURG. They bring the understanding of the school as a web of relationships, highlighting the elements that they consider necessary to mainstream Environmental Education into the school curriculum. They are based on bibliographical research emphasized in a critical perspective and in the basic principles present in Art. 4, of Chapter I, of Law 9995, of 1999, that establishes the National Policy of Environmental Education (PNEA). In this context, through a dialogue that articulates theory and practice, they problematize that Environmental Education has permeated the school curriculum through transversality. Therefore, it is argued that quality education is a constant and necessary quest. Although challenging, it is believed that in times of retreat, the school and its teachers have sought to play their role, resignifying the curriculum and being resistant to the current social and political conjuncture. El presente artículo trae a guisa reflexiones de las experiencias educativas de dos profesoras, educadoras ambientales, actuantes en la red de Educación Básica de la enseñanza municipal de Rio Grande-RS, oriundas del Programa de Postgrado en Educación Ambiental-PPGEA, de la Universidad Federal de Río Grande - FURG. Traen la comprensión de la escuela como una red de relaciones, donde se destacan los elementos que consideran necesarios para transversalizar la Educación Ambiental en el currículo escolar. Se empiezan en investigaciones bibliográficas enfatizadas en una perspectiva crítica y en los principios básicos presentes en el artículo 4 del Capítulo I, de la Ley nº 9.795, de 1999, que instituye la Política Nacional de Educación Ambiental (PNEA). En este contexto, a través de un diálogo que articula teoría y práctica, problematizan que la Educación Ambiental ha permeado el currículo escolar a través de la transversalidad. Por lo tanto, se defiende que una educación de calidad es una búsqueda constante y necesaria. Aunque es desafiante, se cree que en tiempos de retroceso, la escuela y sus profesores han buscado hacer su papel, resignificando el currículo y siendo resistencia frente a la actual coyuntura social y política.
id FURG-9_5c00c68b5dd8d183976e73eecc7947b8
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8891
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Possibilidades de práxis em tempos de retrocesso: um diálogo com a educação ambiental no ensino fundamentalPossibilities of praxis in times of retreat: a dialogue with environmental education in elementary educationPosibilidades de práxis en tiempos de retroceso: un diálogo con la educación ambiental en la enseñanza fundamentalCurrículo. Diálogo. Educação Ambiental. Escola. Transversalidade.O presente artigo traz a guisa reflexões das experiências educacionais de duas professoras, educadoras ambientais, atuantes na rede de Educação Básica do ensino municipal do Rio Grande-RS, oriundas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental-PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Trazem a compreensão da escola como uma teia de relações, onde se destacam os elementos que consideram necessários para transversalizar a Educação Ambiental no currículo escolar. Embasam-se em pesquisas bibliográficas enfatizadas em uma perspectiva crítica e nos princípios básicos presentes no Art. 4, do Capítulo I, da Lei nº 9.795, de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Nesse contexto, através de um diálogo que articula teoria e prática, problematizam que a Educação Ambiental tem permeado o currículo escolar através da transversalidade. Logo, defende-se que uma educação de qualidade é uma busca constante e necessária. Embora seja desafiador, acredita-se que em tempos de retrocesso, a escola e seus professores têm buscado fazer o seu papel, ressignificando o currículo e sendo resistência frente a atual conjuntura social e política. This article is a reflection of the educational experiences of two teachers, environmental educators, who work in the Basic Education network of Rio Grande - RS, from the Postgraduate Program in Environmental Education - PPGEA, Federal University of Rio Grande - FURG. They bring the understanding of the school as a web of relationships, highlighting the elements that they consider necessary to mainstream Environmental Education into the school curriculum. They are based on bibliographical research emphasized in a critical perspective and in the basic principles present in Art. 4, of Chapter I, of Law 9995, of 1999, that establishes the National Policy of Environmental Education (PNEA). In this context, through a dialogue that articulates theory and practice, they problematize that Environmental Education has permeated the school curriculum through transversality. Therefore, it is argued that quality education is a constant and necessary quest. Although challenging, it is believed that in times of retreat, the school and its teachers have sought to play their role, resignifying the curriculum and being resistant to the current social and political conjuncture. El presente artículo trae a guisa reflexiones de las experiencias educativas de dos profesoras, educadoras ambientales, actuantes en la red de Educación Básica de la enseñanza municipal de Rio Grande-RS, oriundas del Programa de Postgrado en Educación Ambiental-PPGEA, de la Universidad Federal de Río Grande - FURG. Traen la comprensión de la escuela como una red de relaciones, donde se destacan los elementos que consideran necesarios para transversalizar la Educación Ambiental en el currículo escolar. Se empiezan en investigaciones bibliográficas enfatizadas en una perspectiva crítica y en los principios básicos presentes en el artículo 4 del Capítulo I, de la Ley nº 9.795, de 1999, que instituye la Política Nacional de Educación Ambiental (PNEA). En este contexto, a través de un diálogo que articula teoría y práctica, problematizan que la Educación Ambiental ha permeado el currículo escolar a través de la transversalidad. Por lo tanto, se defiende que una educación de calidad es una búsqueda constante y necesaria. Aunque es desafiante, se cree que en tiempos de retroceso, la escuela y sus profesores han buscado hacer su papel, resignificando el currículo y siendo resistencia frente a la actual coyuntura social y política.Lepidus2019-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/889110.14295/remea.v0i2.8891REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2019: Edição Especial EDEA, n. 2; 184-1971517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8891/5713Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Ana Paula Borges RamosFaria, Silvana Campos Silveira2019-04-17T12:15:20Zoai:periodicos.furg.br:article/8891Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-04-17T12:15:20Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades de práxis em tempos de retrocesso: um diálogo com a educação ambiental no ensino fundamentalPossibilities of praxis in times of retreat: a dialogue with environmental education in elementary educationPosibilidades de práxis en tiempos de retroceso: un diálogo con la educación ambiental en la enseñanza fundamental
title Possibilidades de práxis em tempos de retrocesso: um diálogo com a educação ambiental no ensino fundamentalPossibilities of praxis in times of retreat: a dialogue with environmental education in elementary educationPosibilidades de práxis en tiempos de retroceso: un diálogo con la educación ambiental en la enseñanza fundamental
spellingShingle Possibilidades de práxis em tempos de retrocesso: um diálogo com a educação ambiental no ensino fundamentalPossibilities of praxis in times of retreat: a dialogue with environmental education in elementary educationPosibilidades de práxis en tiempos de retroceso: un diálogo con la educación ambiental en la enseñanza fundamental
Vieira, Ana Paula Borges Ramos
Currículo. Diálogo. Educação Ambiental. Escola. Transversalidade.
title_short Possibilidades de práxis em tempos de retrocesso: um diálogo com a educação ambiental no ensino fundamentalPossibilities of praxis in times of retreat: a dialogue with environmental education in elementary educationPosibilidades de práxis en tiempos de retroceso: un diálogo con la educación ambiental en la enseñanza fundamental
title_full Possibilidades de práxis em tempos de retrocesso: um diálogo com a educação ambiental no ensino fundamentalPossibilities of praxis in times of retreat: a dialogue with environmental education in elementary educationPosibilidades de práxis en tiempos de retroceso: un diálogo con la educación ambiental en la enseñanza fundamental
title_fullStr Possibilidades de práxis em tempos de retrocesso: um diálogo com a educação ambiental no ensino fundamentalPossibilities of praxis in times of retreat: a dialogue with environmental education in elementary educationPosibilidades de práxis en tiempos de retroceso: un diálogo con la educación ambiental en la enseñanza fundamental
title_full_unstemmed Possibilidades de práxis em tempos de retrocesso: um diálogo com a educação ambiental no ensino fundamentalPossibilities of praxis in times of retreat: a dialogue with environmental education in elementary educationPosibilidades de práxis en tiempos de retroceso: un diálogo con la educación ambiental en la enseñanza fundamental
title_sort Possibilidades de práxis em tempos de retrocesso: um diálogo com a educação ambiental no ensino fundamentalPossibilities of praxis in times of retreat: a dialogue with environmental education in elementary educationPosibilidades de práxis en tiempos de retroceso: un diálogo con la educación ambiental en la enseñanza fundamental
author Vieira, Ana Paula Borges Ramos
author_facet Vieira, Ana Paula Borges Ramos
Faria, Silvana Campos Silveira
author_role author
author2 Faria, Silvana Campos Silveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Ana Paula Borges Ramos
Faria, Silvana Campos Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo. Diálogo. Educação Ambiental. Escola. Transversalidade.
topic Currículo. Diálogo. Educação Ambiental. Escola. Transversalidade.
description O presente artigo traz a guisa reflexões das experiências educacionais de duas professoras, educadoras ambientais, atuantes na rede de Educação Básica do ensino municipal do Rio Grande-RS, oriundas do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental-PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Trazem a compreensão da escola como uma teia de relações, onde se destacam os elementos que consideram necessários para transversalizar a Educação Ambiental no currículo escolar. Embasam-se em pesquisas bibliográficas enfatizadas em uma perspectiva crítica e nos princípios básicos presentes no Art. 4, do Capítulo I, da Lei nº 9.795, de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Nesse contexto, através de um diálogo que articula teoria e prática, problematizam que a Educação Ambiental tem permeado o currículo escolar através da transversalidade. Logo, defende-se que uma educação de qualidade é uma busca constante e necessária. Embora seja desafiador, acredita-se que em tempos de retrocesso, a escola e seus professores têm buscado fazer o seu papel, ressignificando o currículo e sendo resistência frente a atual conjuntura social e política. This article is a reflection of the educational experiences of two teachers, environmental educators, who work in the Basic Education network of Rio Grande - RS, from the Postgraduate Program in Environmental Education - PPGEA, Federal University of Rio Grande - FURG. They bring the understanding of the school as a web of relationships, highlighting the elements that they consider necessary to mainstream Environmental Education into the school curriculum. They are based on bibliographical research emphasized in a critical perspective and in the basic principles present in Art. 4, of Chapter I, of Law 9995, of 1999, that establishes the National Policy of Environmental Education (PNEA). In this context, through a dialogue that articulates theory and practice, they problematize that Environmental Education has permeated the school curriculum through transversality. Therefore, it is argued that quality education is a constant and necessary quest. Although challenging, it is believed that in times of retreat, the school and its teachers have sought to play their role, resignifying the curriculum and being resistant to the current social and political conjuncture. El presente artículo trae a guisa reflexiones de las experiencias educativas de dos profesoras, educadoras ambientales, actuantes en la red de Educación Básica de la enseñanza municipal de Rio Grande-RS, oriundas del Programa de Postgrado en Educación Ambiental-PPGEA, de la Universidad Federal de Río Grande - FURG. Traen la comprensión de la escuela como una red de relaciones, donde se destacan los elementos que consideran necesarios para transversalizar la Educación Ambiental en el currículo escolar. Se empiezan en investigaciones bibliográficas enfatizadas en una perspectiva crítica y en los principios básicos presentes en el artículo 4 del Capítulo I, de la Ley nº 9.795, de 1999, que instituye la Política Nacional de Educación Ambiental (PNEA). En este contexto, a través de un diálogo que articula teoría y práctica, problematizan que la Educación Ambiental ha permeado el currículo escolar a través de la transversalidad. Por lo tanto, se defiende que una educación de calidad es una búsqueda constante y necesaria. Aunque es desafiante, se cree que en tiempos de retroceso, la escuela y sus profesores han buscado hacer su papel, resignificando el currículo y siendo resistencia frente a la actual coyuntura social y política.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8891
10.14295/remea.v0i2.8891
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8891
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i2.8891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8891/5713
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2019: Edição Especial EDEA, n. 2; 184-197
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786764394496