Educação Ambiental em nível de pós-graduação: Júri Simulado sobre impactos ambientais de empresa incineradoraEnvironmental Education at the postgraduate level: Simulated Jury on environmental impacts of incineration CompanyEducación Ambiental a nivel de postgrado: Jurado Simulado sobre impactos ambientales de empresa incineradora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mol, Marcos Paulo Gomes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lamim-Guedes, Valdir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7704
Resumo: Neste texto relatamos uma ação de Júri Simulado desenvolvido durante uma disciplina de Educação Ambiental de um curso de pós-graduação stricto sensu em saneamento e meio ambiente de uma instituição de ensino superior localizada em Belo Horizonte-MG. O Júri Simulado teve como tema central a situação de uma empresa de incineração envolvida em impactos ambientais e o Júri tomou importantes decisões em relação ao controle das atividades deste empreendimento, incluindo diversas visões sobre a atuação da empresa. A atividade permitiu aos participantes a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre o tema em discussão, além de exercitar a compreensão sobre a complexidade de tomadas de decisões em situações de divergência, sendo, portanto, uma ação relevante de educação ambiental para o ensino superior. This paper is related to a Simulated Jury academic action developed during an Environmental Education module of a stricto sensu postgraduate course in sanitation and environment of a higher education institution located in Belo Horizonte-MG. The Simulated Jury had the central theme about an incineration company involved with environmental impacts and the Jury took important decisions regarding the control of the activities of this undertaking, including several views on an update of the company. The activity allowed participants to increase their knowledge on the topic discussed, as well as to exercise an understanding of the complexity of decision-making in situations of divergence, and, therefore, a relevant action of environmental education for higher education. En este texto relatamos una acción de Jurado Simulado desarrollado durante una disciplina de Educación Ambiental de un curso de postgrado stricto sensu en saneamiento y medio ambiente de una institución de enseñanza superior ubicada en Belo Horizonte-MG. El Jurado Simulado tuvo como tema central la situación de una empresa de incineración involucrada en impactos ambientales y el Jurado tomó importantes decisiones en relación al control de las actividades de este emprendimiento, incluyendo diversas visiones sobre la actuación de la empresa. La actividad permitió a los participantes la oportunidad de ampliar los conocimientos sobre el tema en discusión, además de ejercitar la comprensión sobre la complejidad de tomas de decisiones en situaciones de divergencia, siendo, por lo tanto, una acción relevante de educación ambiental para la enseñanza superior.
id FURG-9_636aa880f4841fb06e5c184e91f22cd5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7704
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação Ambiental em nível de pós-graduação: Júri Simulado sobre impactos ambientais de empresa incineradoraEnvironmental Education at the postgraduate level: Simulated Jury on environmental impacts of incineration CompanyEducación Ambiental a nivel de postgrado: Jurado Simulado sobre impactos ambientales de empresa incineradorajúri simuladoaprendizagem colaborativaimpactos ambientaisincineração.Neste texto relatamos uma ação de Júri Simulado desenvolvido durante uma disciplina de Educação Ambiental de um curso de pós-graduação stricto sensu em saneamento e meio ambiente de uma instituição de ensino superior localizada em Belo Horizonte-MG. O Júri Simulado teve como tema central a situação de uma empresa de incineração envolvida em impactos ambientais e o Júri tomou importantes decisões em relação ao controle das atividades deste empreendimento, incluindo diversas visões sobre a atuação da empresa. A atividade permitiu aos participantes a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre o tema em discussão, além de exercitar a compreensão sobre a complexidade de tomadas de decisões em situações de divergência, sendo, portanto, uma ação relevante de educação ambiental para o ensino superior. This paper is related to a Simulated Jury academic action developed during an Environmental Education module of a stricto sensu postgraduate course in sanitation and environment of a higher education institution located in Belo Horizonte-MG. The Simulated Jury had the central theme about an incineration company involved with environmental impacts and the Jury took important decisions regarding the control of the activities of this undertaking, including several views on an update of the company. The activity allowed participants to increase their knowledge on the topic discussed, as well as to exercise an understanding of the complexity of decision-making in situations of divergence, and, therefore, a relevant action of environmental education for higher education. En este texto relatamos una acción de Jurado Simulado desarrollado durante una disciplina de Educación Ambiental de un curso de postgrado stricto sensu en saneamiento y medio ambiente de una institución de enseñanza superior ubicada en Belo Horizonte-MG. El Jurado Simulado tuvo como tema central la situación de una empresa de incineración involucrada en impactos ambientales y el Jurado tomó importantes decisiones en relación al control de las actividades de este emprendimiento, incluyendo diversas visiones sobre la actuación de la empresa. La actividad permitió a los participantes la oportunidad de ampliar los conocimientos sobre el tema en discusión, además de ejercitar la comprensión sobre la complejidad de tomas de decisiones en situaciones de divergencia, siendo, por lo tanto, una acción relevante de educación ambiental para la enseñanza superior.Lepidus2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/770410.14295/remea.v35i2.7704REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 137-1541517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7704/5379Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMol, Marcos Paulo GomesLamim-Guedes, Valdir2018-08-31T17:53:15Zoai:periodicos.furg.br:article/7704Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-08-31T17:53:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental em nível de pós-graduação: Júri Simulado sobre impactos ambientais de empresa incineradoraEnvironmental Education at the postgraduate level: Simulated Jury on environmental impacts of incineration CompanyEducación Ambiental a nivel de postgrado: Jurado Simulado sobre impactos ambientales de empresa incineradora
title Educação Ambiental em nível de pós-graduação: Júri Simulado sobre impactos ambientais de empresa incineradoraEnvironmental Education at the postgraduate level: Simulated Jury on environmental impacts of incineration CompanyEducación Ambiental a nivel de postgrado: Jurado Simulado sobre impactos ambientales de empresa incineradora
spellingShingle Educação Ambiental em nível de pós-graduação: Júri Simulado sobre impactos ambientais de empresa incineradoraEnvironmental Education at the postgraduate level: Simulated Jury on environmental impacts of incineration CompanyEducación Ambiental a nivel de postgrado: Jurado Simulado sobre impactos ambientales de empresa incineradora
Mol, Marcos Paulo Gomes
júri simulado
aprendizagem colaborativa
impactos ambientais
incineração.
title_short Educação Ambiental em nível de pós-graduação: Júri Simulado sobre impactos ambientais de empresa incineradoraEnvironmental Education at the postgraduate level: Simulated Jury on environmental impacts of incineration CompanyEducación Ambiental a nivel de postgrado: Jurado Simulado sobre impactos ambientales de empresa incineradora
title_full Educação Ambiental em nível de pós-graduação: Júri Simulado sobre impactos ambientais de empresa incineradoraEnvironmental Education at the postgraduate level: Simulated Jury on environmental impacts of incineration CompanyEducación Ambiental a nivel de postgrado: Jurado Simulado sobre impactos ambientales de empresa incineradora
title_fullStr Educação Ambiental em nível de pós-graduação: Júri Simulado sobre impactos ambientais de empresa incineradoraEnvironmental Education at the postgraduate level: Simulated Jury on environmental impacts of incineration CompanyEducación Ambiental a nivel de postgrado: Jurado Simulado sobre impactos ambientales de empresa incineradora
title_full_unstemmed Educação Ambiental em nível de pós-graduação: Júri Simulado sobre impactos ambientais de empresa incineradoraEnvironmental Education at the postgraduate level: Simulated Jury on environmental impacts of incineration CompanyEducación Ambiental a nivel de postgrado: Jurado Simulado sobre impactos ambientales de empresa incineradora
title_sort Educação Ambiental em nível de pós-graduação: Júri Simulado sobre impactos ambientais de empresa incineradoraEnvironmental Education at the postgraduate level: Simulated Jury on environmental impacts of incineration CompanyEducación Ambiental a nivel de postgrado: Jurado Simulado sobre impactos ambientales de empresa incineradora
author Mol, Marcos Paulo Gomes
author_facet Mol, Marcos Paulo Gomes
Lamim-Guedes, Valdir
author_role author
author2 Lamim-Guedes, Valdir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mol, Marcos Paulo Gomes
Lamim-Guedes, Valdir
dc.subject.por.fl_str_mv júri simulado
aprendizagem colaborativa
impactos ambientais
incineração.
topic júri simulado
aprendizagem colaborativa
impactos ambientais
incineração.
description Neste texto relatamos uma ação de Júri Simulado desenvolvido durante uma disciplina de Educação Ambiental de um curso de pós-graduação stricto sensu em saneamento e meio ambiente de uma instituição de ensino superior localizada em Belo Horizonte-MG. O Júri Simulado teve como tema central a situação de uma empresa de incineração envolvida em impactos ambientais e o Júri tomou importantes decisões em relação ao controle das atividades deste empreendimento, incluindo diversas visões sobre a atuação da empresa. A atividade permitiu aos participantes a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre o tema em discussão, além de exercitar a compreensão sobre a complexidade de tomadas de decisões em situações de divergência, sendo, portanto, uma ação relevante de educação ambiental para o ensino superior. This paper is related to a Simulated Jury academic action developed during an Environmental Education module of a stricto sensu postgraduate course in sanitation and environment of a higher education institution located in Belo Horizonte-MG. The Simulated Jury had the central theme about an incineration company involved with environmental impacts and the Jury took important decisions regarding the control of the activities of this undertaking, including several views on an update of the company. The activity allowed participants to increase their knowledge on the topic discussed, as well as to exercise an understanding of the complexity of decision-making in situations of divergence, and, therefore, a relevant action of environmental education for higher education. En este texto relatamos una acción de Jurado Simulado desarrollado durante una disciplina de Educación Ambiental de un curso de postgrado stricto sensu en saneamiento y medio ambiente de una institución de enseñanza superior ubicada en Belo Horizonte-MG. El Jurado Simulado tuvo como tema central la situación de una empresa de incineración involucrada en impactos ambientales y el Jurado tomó importantes decisiones en relación al control de las actividades de este emprendimiento, incluyendo diversas visiones sobre la actuación de la empresa. La actividad permitió a los participantes la oportunidad de ampliar los conocimientos sobre el tema en discusión, además de ejercitar la comprensión sobre la complejidad de tomas de decisiones en situaciones de divergencia, siendo, por lo tanto, una acción relevante de educación ambiental para la enseñanza superior.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7704
10.14295/remea.v35i2.7704
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7704
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i2.7704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7704/5379
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 2 (2018); 137-154
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786157268992