A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5641 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo conhecer as Representações Sociais que os professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Fênix - PR compartilham sobre Educação Ambiental, bem como a relação dessas representações com os projetos voltados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que são desenvolvidos nas escolas. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um estudo de caso, e utilizou-se a técnica de evocação livre de palavras e entrevistas semiestruturadas para conhecer as representações que os professores compartilhavam em relação à Educação Ambiental. Os resultados apontaram que as atividades de Educação Ambiental encontram-se inseridas no cotidiano das escolas, sendo que essas atividades são fortemente influenciadas pelas representações que os professores compartilham sobre a temática ambiental. |
id |
FURG-9_641d32cbd580fb3ce576eb3abee08563 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5641 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environmentEducação AmbientalPolítica pública de educação ambientalRepresentação socialO presente estudo teve por objetivo conhecer as Representações Sociais que os professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Fênix - PR compartilham sobre Educação Ambiental, bem como a relação dessas representações com os projetos voltados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que são desenvolvidos nas escolas. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um estudo de caso, e utilizou-se a técnica de evocação livre de palavras e entrevistas semiestruturadas para conhecer as representações que os professores compartilhavam em relação à Educação Ambiental. Os resultados apontaram que as atividades de Educação Ambiental encontram-se inseridas no cotidiano das escolas, sendo que essas atividades são fortemente influenciadas pelas representações que os professores compartilham sobre a temática ambiental.Lepidus2016-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/564110.14295/remea.v33i2.5641REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 124-1411517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5641/3890Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGalvão, Camila BritoMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira2020-11-16T20:57:07Zoai:periodicos.furg.br:article/5641Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment |
title |
A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment |
spellingShingle |
A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment Galvão, Camila Brito Educação Ambiental Política pública de educação ambiental Representação social |
title_short |
A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment |
title_full |
A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment |
title_fullStr |
A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment |
title_full_unstemmed |
A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment |
title_sort |
A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment |
author |
Galvão, Camila Brito |
author_facet |
Galvão, Camila Brito Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Camila Brito Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Política pública de educação ambiental Representação social |
topic |
Educação Ambiental Política pública de educação ambiental Representação social |
description |
O presente estudo teve por objetivo conhecer as Representações Sociais que os professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Fênix - PR compartilham sobre Educação Ambiental, bem como a relação dessas representações com os projetos voltados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que são desenvolvidos nas escolas. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um estudo de caso, e utilizou-se a técnica de evocação livre de palavras e entrevistas semiestruturadas para conhecer as representações que os professores compartilhavam em relação à Educação Ambiental. Os resultados apontaram que as atividades de Educação Ambiental encontram-se inseridas no cotidiano das escolas, sendo que essas atividades são fortemente influenciadas pelas representações que os professores compartilham sobre a temática ambiental. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5641 10.14295/remea.v33i2.5641 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5641 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i2.5641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5641/3890 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 124-141 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785032146944 |