A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Camila Brito
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5641
Resumo: O presente estudo teve por objetivo conhecer as Representações Sociais que os professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Fênix - PR compartilham sobre Educação Ambiental, bem como a relação dessas representações com os projetos voltados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que são desenvolvidos nas escolas. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um estudo de caso, e utilizou-se a técnica de evocação livre de palavras e entrevistas semiestruturadas para conhecer as representações que os professores compartilhavam em relação à Educação Ambiental. Os resultados apontaram que as atividades de Educação Ambiental encontram-se inseridas no cotidiano das escolas, sendo que essas atividades são fortemente influenciadas pelas representações que os professores compartilham sobre a temática ambiental.
id FURG-9_641d32cbd580fb3ce576eb3abee08563
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5641
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environmentEducação AmbientalPolítica pública de educação ambientalRepresentação socialO presente estudo teve por objetivo conhecer as Representações Sociais que os professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Fênix - PR compartilham sobre Educação Ambiental, bem como a relação dessas representações com os projetos voltados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que são desenvolvidos nas escolas. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um estudo de caso, e utilizou-se a técnica de evocação livre de palavras e entrevistas semiestruturadas para conhecer as representações que os professores compartilhavam em relação à Educação Ambiental. Os resultados apontaram que as atividades de Educação Ambiental encontram-se inseridas no cotidiano das escolas, sendo que essas atividades são fortemente influenciadas pelas representações que os professores compartilham sobre a temática ambiental.Lepidus2016-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/564110.14295/remea.v33i2.5641REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 124-1411517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5641/3890Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGalvão, Camila BritoMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira2020-11-16T20:57:07Zoai:periodicos.furg.br:article/5641Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment
title A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment
spellingShingle A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment
Galvão, Camila Brito
Educação Ambiental
Política pública de educação ambiental
Representação social
title_short A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment
title_full A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment
title_fullStr A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment
title_full_unstemmed A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment
title_sort A relação entre as Representações Sociais de professores sobre Educação Ambiental e os projetos relacionados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio AmbienteThe relationship between the social representations of teachers on environmental education and projects related to national children's conference for the environment
author Galvão, Camila Brito
author_facet Galvão, Camila Brito
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
author_role author
author2 Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Camila Brito
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Política pública de educação ambiental
Representação social
topic Educação Ambiental
Política pública de educação ambiental
Representação social
description O presente estudo teve por objetivo conhecer as Representações Sociais que os professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Fênix - PR compartilham sobre Educação Ambiental, bem como a relação dessas representações com os projetos voltados à Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que são desenvolvidos nas escolas. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se um estudo de caso, e utilizou-se a técnica de evocação livre de palavras e entrevistas semiestruturadas para conhecer as representações que os professores compartilhavam em relação à Educação Ambiental. Os resultados apontaram que as atividades de Educação Ambiental encontram-se inseridas no cotidiano das escolas, sendo que essas atividades são fortemente influenciadas pelas representações que os professores compartilham sobre a temática ambiental.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5641
10.14295/remea.v33i2.5641
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5641
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i2.5641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5641/3890
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 124-141
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785032146944