Desafios éticos para criar sensibilidade e respeito pela vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5082 |
Resumo: | O estudo tem como propósito discutir, mesmo que de forma inconclusa, a importância de uma ética para a vida, em substituição às éticas abstratas e antropocêntricas. Ele encontra-se estruturado em dois momentos: no primeiro destacam-se a necessidade de diferentes concepções éticas para com a vida. No segundo as reflexões enfocam o fortalecimento e a responsabilização da ação humana, visto que o ser humano, cada vez mais, precisa pensar de forma sistêmica as suas ações, planejar estrategicamente o seu estar aqui, presente e futuro. Nele são discutidos aspectos relacionados a atitudes educacionais, voltadas ao reconhecimento da necessidade dos humanos refletirem sobre seu modo de ser e agir. Conclui-se que a educação, como estratégia formativa, permite imaginar-se no lugar do outro, no lugar de outras formas vivas, para então respeitar a arte dos recursos naturais que viabilizam a vida. |
id |
FURG-9_652089c5f12caf726bebd0311d7380ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5082 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios éticos para criar sensibilidade e respeito pela vidaEducação. Ser humano. Ética. Respeito. Vida.O estudo tem como propósito discutir, mesmo que de forma inconclusa, a importância de uma ética para a vida, em substituição às éticas abstratas e antropocêntricas. Ele encontra-se estruturado em dois momentos: no primeiro destacam-se a necessidade de diferentes concepções éticas para com a vida. No segundo as reflexões enfocam o fortalecimento e a responsabilização da ação humana, visto que o ser humano, cada vez mais, precisa pensar de forma sistêmica as suas ações, planejar estrategicamente o seu estar aqui, presente e futuro. Nele são discutidos aspectos relacionados a atitudes educacionais, voltadas ao reconhecimento da necessidade dos humanos refletirem sobre seu modo de ser e agir. Conclui-se que a educação, como estratégia formativa, permite imaginar-se no lugar do outro, no lugar de outras formas vivas, para então respeitar a arte dos recursos naturais que viabilizam a vida.Lepidus2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/508210.14295/remea.v32i1.5082REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 1 (2015); 290-3081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5082/3273Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessStrieder, RoqueCecato, Tarcisio2020-11-16T20:58:25Zoai:periodicos.furg.br:article/5082Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:25Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios éticos para criar sensibilidade e respeito pela vida |
title |
Desafios éticos para criar sensibilidade e respeito pela vida |
spellingShingle |
Desafios éticos para criar sensibilidade e respeito pela vida Strieder, Roque Educação. Ser humano. Ética. Respeito. Vida. |
title_short |
Desafios éticos para criar sensibilidade e respeito pela vida |
title_full |
Desafios éticos para criar sensibilidade e respeito pela vida |
title_fullStr |
Desafios éticos para criar sensibilidade e respeito pela vida |
title_full_unstemmed |
Desafios éticos para criar sensibilidade e respeito pela vida |
title_sort |
Desafios éticos para criar sensibilidade e respeito pela vida |
author |
Strieder, Roque |
author_facet |
Strieder, Roque Cecato, Tarcisio |
author_role |
author |
author2 |
Cecato, Tarcisio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Strieder, Roque Cecato, Tarcisio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Ser humano. Ética. Respeito. Vida. |
topic |
Educação. Ser humano. Ética. Respeito. Vida. |
description |
O estudo tem como propósito discutir, mesmo que de forma inconclusa, a importância de uma ética para a vida, em substituição às éticas abstratas e antropocêntricas. Ele encontra-se estruturado em dois momentos: no primeiro destacam-se a necessidade de diferentes concepções éticas para com a vida. No segundo as reflexões enfocam o fortalecimento e a responsabilização da ação humana, visto que o ser humano, cada vez mais, precisa pensar de forma sistêmica as suas ações, planejar estrategicamente o seu estar aqui, presente e futuro. Nele são discutidos aspectos relacionados a atitudes educacionais, voltadas ao reconhecimento da necessidade dos humanos refletirem sobre seu modo de ser e agir. Conclui-se que a educação, como estratégia formativa, permite imaginar-se no lugar do outro, no lugar de outras formas vivas, para então respeitar a arte dos recursos naturais que viabilizam a vida. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5082 10.14295/remea.v32i1.5082 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5082 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v32i1.5082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5082/3273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 1 (2015); 290-308 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784949309440 |