Percepção ambiental e a prática docente nas escolas do meio rural do município de Itapetinga-BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4573 |
Resumo: | O meio rural por muito tempo foi sinônimo de água limpa, ar puro e alimento saudável. No entanto, com a modernidade o meio rural também passou a vivenciar sérios problemas ambientais. Na busca de minimizar esses problemas a educação passou a ser vista como disseminadora de uma nova conduta ambiental. Dentro desse contexto, esse estudo teve por objetivo analisar a percepção ambiental dos docentes de ensino Fundamental I, das escolas do meio rural do município de Itapetinga/Ba, bem como o seu conhecimento sobre o meio ambiente local e global e quais as suas contribuições e atitudes em relação ao equacionamento dos problemas ambientais. Como instrumento metodológico utilizou-se questionários. A pesquisa identificou que 100% dos professores que atuam nas escolas rurais têm uma boa percepção ambiental local e global e que estão sempre buscando informações sobre a temática, levando, consequentemente, a incorporação curricular da discussão ambiental. Pode-se perceber, também, que um projeto bem sucedido de conscientização e educação ambiental, implantado nas escolas rurais do município, pelos órgãos governamentais, contribuiu decisivamente na formação e percepção dos docentes, que passaram a atuar junto à comunidade escolar de forma interdisciplinar, contextualizada e contínua. |
id |
FURG-9_657709bf114904475af24d12e29cb191 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4573 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção ambiental e a prática docente nas escolas do meio rural do município de Itapetinga-BAMeio ambiente. Educação. Desenvolvimento sustentávelO meio rural por muito tempo foi sinônimo de água limpa, ar puro e alimento saudável. No entanto, com a modernidade o meio rural também passou a vivenciar sérios problemas ambientais. Na busca de minimizar esses problemas a educação passou a ser vista como disseminadora de uma nova conduta ambiental. Dentro desse contexto, esse estudo teve por objetivo analisar a percepção ambiental dos docentes de ensino Fundamental I, das escolas do meio rural do município de Itapetinga/Ba, bem como o seu conhecimento sobre o meio ambiente local e global e quais as suas contribuições e atitudes em relação ao equacionamento dos problemas ambientais. Como instrumento metodológico utilizou-se questionários. A pesquisa identificou que 100% dos professores que atuam nas escolas rurais têm uma boa percepção ambiental local e global e que estão sempre buscando informações sobre a temática, levando, consequentemente, a incorporação curricular da discussão ambiental. Pode-se perceber, também, que um projeto bem sucedido de conscientização e educação ambiental, implantado nas escolas rurais do município, pelos órgãos governamentais, contribuiu decisivamente na formação e percepção dos docentes, que passaram a atuar junto à comunidade escolar de forma interdisciplinar, contextualizada e contínua.Lepidus2014-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/457310.14295/remea.v23i0.4573REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4573/2901Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessVianna Rezende, Cristina Nogueirada Cunha e Silva, Sandra LúciaSilveira, Thiara Cardoso2020-08-14T19:59:21Zoai:periodicos.furg.br:article/4573Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:21Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção ambiental e a prática docente nas escolas do meio rural do município de Itapetinga-BA |
title |
Percepção ambiental e a prática docente nas escolas do meio rural do município de Itapetinga-BA |
spellingShingle |
Percepção ambiental e a prática docente nas escolas do meio rural do município de Itapetinga-BA Vianna Rezende, Cristina Nogueira Meio ambiente. Educação. Desenvolvimento sustentável |
title_short |
Percepção ambiental e a prática docente nas escolas do meio rural do município de Itapetinga-BA |
title_full |
Percepção ambiental e a prática docente nas escolas do meio rural do município de Itapetinga-BA |
title_fullStr |
Percepção ambiental e a prática docente nas escolas do meio rural do município de Itapetinga-BA |
title_full_unstemmed |
Percepção ambiental e a prática docente nas escolas do meio rural do município de Itapetinga-BA |
title_sort |
Percepção ambiental e a prática docente nas escolas do meio rural do município de Itapetinga-BA |
author |
Vianna Rezende, Cristina Nogueira |
author_facet |
Vianna Rezende, Cristina Nogueira da Cunha e Silva, Sandra Lúcia Silveira, Thiara Cardoso |
author_role |
author |
author2 |
da Cunha e Silva, Sandra Lúcia Silveira, Thiara Cardoso |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna Rezende, Cristina Nogueira da Cunha e Silva, Sandra Lúcia Silveira, Thiara Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meio ambiente. Educação. Desenvolvimento sustentável |
topic |
Meio ambiente. Educação. Desenvolvimento sustentável |
description |
O meio rural por muito tempo foi sinônimo de água limpa, ar puro e alimento saudável. No entanto, com a modernidade o meio rural também passou a vivenciar sérios problemas ambientais. Na busca de minimizar esses problemas a educação passou a ser vista como disseminadora de uma nova conduta ambiental. Dentro desse contexto, esse estudo teve por objetivo analisar a percepção ambiental dos docentes de ensino Fundamental I, das escolas do meio rural do município de Itapetinga/Ba, bem como o seu conhecimento sobre o meio ambiente local e global e quais as suas contribuições e atitudes em relação ao equacionamento dos problemas ambientais. Como instrumento metodológico utilizou-se questionários. A pesquisa identificou que 100% dos professores que atuam nas escolas rurais têm uma boa percepção ambiental local e global e que estão sempre buscando informações sobre a temática, levando, consequentemente, a incorporação curricular da discussão ambiental. Pode-se perceber, também, que um projeto bem sucedido de conscientização e educação ambiental, implantado nas escolas rurais do município, pelos órgãos governamentais, contribuiu decisivamente na formação e percepção dos docentes, que passaram a atuar junto à comunidade escolar de forma interdisciplinar, contextualizada e contínua. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4573 10.14295/remea.v23i0.4573 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4573 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v23i0.4573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4573/2901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 23 (2009): Volume 23 : julho a dezembro de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784457527296 |