A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM RODAS, EM REDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3381 |
Resumo: | No presente artigo será apresentada a concepção de Educação Ambiental, sob uma abordagem da escola, do professor e do aluno na perspectiva crítico-reflexiva, levando em consideração as relações entre meio natural, sócio-econômico e cultural. Destaca-se que o homem é um ser de relações com o meio social e cultural e que, por isso, é necessário pensar nas relações sociais que perpassam a escola, os professores e os alunos. Serão enunciados temas centrais da minha dissertação de mestrado no grupo Alfabeturas, do CAIC/FURG, articulando-os com a temática do ecomunitarismo e destacando a importância da solidariedade e da cooperação e também do trabalho coletivo. Para tanto, utilizou-se o diálogo em rodas e o registro escrito das professoras como elementos preponderantes para a formação continuada em coletivos e para a reflexão das práticas pedagógicas. Será apresentada ainda uma reflexão a respeito do ecomunitarismo como possibilitador do pensar a formação continuada em coletivos. O referencial teórico que orienta este estudo é colhido em Freire, Brandão, Ruscheinsky, Warschauer, entre outros. |
id |
FURG-9_66d9a9bd085591c1e00152dd2539ac44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3381 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM RODAS, EM REDEReflexãoformação em coletivosrelações sociais.No presente artigo será apresentada a concepção de Educação Ambiental, sob uma abordagem da escola, do professor e do aluno na perspectiva crítico-reflexiva, levando em consideração as relações entre meio natural, sócio-econômico e cultural. Destaca-se que o homem é um ser de relações com o meio social e cultural e que, por isso, é necessário pensar nas relações sociais que perpassam a escola, os professores e os alunos. Serão enunciados temas centrais da minha dissertação de mestrado no grupo Alfabeturas, do CAIC/FURG, articulando-os com a temática do ecomunitarismo e destacando a importância da solidariedade e da cooperação e também do trabalho coletivo. Para tanto, utilizou-se o diálogo em rodas e o registro escrito das professoras como elementos preponderantes para a formação continuada em coletivos e para a reflexão das práticas pedagógicas. Será apresentada ainda uma reflexão a respeito do ecomunitarismo como possibilitador do pensar a formação continuada em coletivos. O referencial teórico que orienta este estudo é colhido em Freire, Brandão, Ruscheinsky, Warschauer, entre outros.Lepidus2013-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/338110.14295/remea.v25i0.3381REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3381/2027Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessClarindo, Tania Tuchtenhagen2020-08-14T19:58:50Zoai:periodicos.furg.br:article/3381Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:50Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM RODAS, EM REDE |
title |
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM RODAS, EM REDE |
spellingShingle |
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM RODAS, EM REDE Clarindo, Tania Tuchtenhagen Reflexão formação em coletivos relações sociais. |
title_short |
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM RODAS, EM REDE |
title_full |
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM RODAS, EM REDE |
title_fullStr |
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM RODAS, EM REDE |
title_full_unstemmed |
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM RODAS, EM REDE |
title_sort |
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM RODAS, EM REDE |
author |
Clarindo, Tania Tuchtenhagen |
author_facet |
Clarindo, Tania Tuchtenhagen |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clarindo, Tania Tuchtenhagen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexão formação em coletivos relações sociais. |
topic |
Reflexão formação em coletivos relações sociais. |
description |
No presente artigo será apresentada a concepção de Educação Ambiental, sob uma abordagem da escola, do professor e do aluno na perspectiva crítico-reflexiva, levando em consideração as relações entre meio natural, sócio-econômico e cultural. Destaca-se que o homem é um ser de relações com o meio social e cultural e que, por isso, é necessário pensar nas relações sociais que perpassam a escola, os professores e os alunos. Serão enunciados temas centrais da minha dissertação de mestrado no grupo Alfabeturas, do CAIC/FURG, articulando-os com a temática do ecomunitarismo e destacando a importância da solidariedade e da cooperação e também do trabalho coletivo. Para tanto, utilizou-se o diálogo em rodas e o registro escrito das professoras como elementos preponderantes para a formação continuada em coletivos e para a reflexão das práticas pedagógicas. Será apresentada ainda uma reflexão a respeito do ecomunitarismo como possibilitador do pensar a formação continuada em coletivos. O referencial teórico que orienta este estudo é colhido em Freire, Brandão, Ruscheinsky, Warschauer, entre outros. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3381 10.14295/remea.v25i0.3381 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3381 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v25i0.3381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3381/2027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783024123904 |