Parcerias institucionais para promoção da prática cotidiana da Educação Ambiental em escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Gabriella Eldereti
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Brandão, Janaína Balk
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6589
Resumo: A prática docente e a Educação Ambiental (EA) no ambiente da escola se dão por relações que demonstram a importância do tema ao ser parte do processo formador dos sujeitos, devendo ser gerador de mudanças de comportamento e olhar sobre o meio ambiente. Visando contribuir neste sentido, esta pesquisa busca obter a percepção dos professores de duas escolas do município de Alegrete/RS ampliando o conhecimento acadêmico e empírico através análise da prática escolar cotidiana, seus desafios e suas diferentes formas de inserção. Para tanto, adota-se uma metodologia qualitativa para análise dos dados obtidos por meio de entrevistas não estruturadas realizadas com cinco professoras de duas escolas da cidade de Alegrete/RS, no ano de 2016. Como debilidades são mencionados problemas estruturais e financeiros das escolas, a falta de formação continuada de professores com temas voltados ao cotidiano escolar inserindo a EA; necessidade de maior interação entre escola e família. Para além dos pontos relatados pelas entrevistadas, observou-se que o tema em geral não é abordado pelo viés transversal, carecendo da perspectiva interdisciplinar e de ações coordenadas. Neste sentido, obteve-se que a Universidade pode assumir uma função muito significativa no planejamento e concretização das ações de EA, articulando saberes e fomentando a interdisciplinaridade. Outrossim, conclui-se que existe a necessidade de um ‘agente coordenador’, sendo o elo que articula as instituições parceiras e transforma os projetos em algo sistêmico, superando o isolamento das ações.
id FURG-9_6cc8a0a327cc1db72b8b6df99db8f8a5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6589
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Parcerias institucionais para promoção da prática cotidiana da Educação Ambiental em escolasUniversidadeSecretaria de Meio AmbienteProfessores.A prática docente e a Educação Ambiental (EA) no ambiente da escola se dão por relações que demonstram a importância do tema ao ser parte do processo formador dos sujeitos, devendo ser gerador de mudanças de comportamento e olhar sobre o meio ambiente. Visando contribuir neste sentido, esta pesquisa busca obter a percepção dos professores de duas escolas do município de Alegrete/RS ampliando o conhecimento acadêmico e empírico através análise da prática escolar cotidiana, seus desafios e suas diferentes formas de inserção. Para tanto, adota-se uma metodologia qualitativa para análise dos dados obtidos por meio de entrevistas não estruturadas realizadas com cinco professoras de duas escolas da cidade de Alegrete/RS, no ano de 2016. Como debilidades são mencionados problemas estruturais e financeiros das escolas, a falta de formação continuada de professores com temas voltados ao cotidiano escolar inserindo a EA; necessidade de maior interação entre escola e família. Para além dos pontos relatados pelas entrevistadas, observou-se que o tema em geral não é abordado pelo viés transversal, carecendo da perspectiva interdisciplinar e de ações coordenadas. Neste sentido, obteve-se que a Universidade pode assumir uma função muito significativa no planejamento e concretização das ações de EA, articulando saberes e fomentando a interdisciplinaridade. Outrossim, conclui-se que existe a necessidade de um ‘agente coordenador’, sendo o elo que articula as instituições parceiras e transforma os projetos em algo sistêmico, superando o isolamento das ações.Lepidus2017-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionmetodologia qualitativa por meio do Estudo de Casoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/658910.14295/remea.v34i1.6589REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 1 (2017); 72-911517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6589/4453Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Gabriella ElderetiBrandão, Janaína Balk2018-03-19T18:01:25Zoai:periodicos.furg.br:article/6589Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-19T18:01:25Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Parcerias institucionais para promoção da prática cotidiana da Educação Ambiental em escolas
title Parcerias institucionais para promoção da prática cotidiana da Educação Ambiental em escolas
spellingShingle Parcerias institucionais para promoção da prática cotidiana da Educação Ambiental em escolas
Machado, Gabriella Eldereti
Universidade
Secretaria de Meio Ambiente
Professores.
title_short Parcerias institucionais para promoção da prática cotidiana da Educação Ambiental em escolas
title_full Parcerias institucionais para promoção da prática cotidiana da Educação Ambiental em escolas
title_fullStr Parcerias institucionais para promoção da prática cotidiana da Educação Ambiental em escolas
title_full_unstemmed Parcerias institucionais para promoção da prática cotidiana da Educação Ambiental em escolas
title_sort Parcerias institucionais para promoção da prática cotidiana da Educação Ambiental em escolas
author Machado, Gabriella Eldereti
author_facet Machado, Gabriella Eldereti
Brandão, Janaína Balk
author_role author
author2 Brandão, Janaína Balk
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Gabriella Eldereti
Brandão, Janaína Balk
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade
Secretaria de Meio Ambiente
Professores.
topic Universidade
Secretaria de Meio Ambiente
Professores.
description A prática docente e a Educação Ambiental (EA) no ambiente da escola se dão por relações que demonstram a importância do tema ao ser parte do processo formador dos sujeitos, devendo ser gerador de mudanças de comportamento e olhar sobre o meio ambiente. Visando contribuir neste sentido, esta pesquisa busca obter a percepção dos professores de duas escolas do município de Alegrete/RS ampliando o conhecimento acadêmico e empírico através análise da prática escolar cotidiana, seus desafios e suas diferentes formas de inserção. Para tanto, adota-se uma metodologia qualitativa para análise dos dados obtidos por meio de entrevistas não estruturadas realizadas com cinco professoras de duas escolas da cidade de Alegrete/RS, no ano de 2016. Como debilidades são mencionados problemas estruturais e financeiros das escolas, a falta de formação continuada de professores com temas voltados ao cotidiano escolar inserindo a EA; necessidade de maior interação entre escola e família. Para além dos pontos relatados pelas entrevistadas, observou-se que o tema em geral não é abordado pelo viés transversal, carecendo da perspectiva interdisciplinar e de ações coordenadas. Neste sentido, obteve-se que a Universidade pode assumir uma função muito significativa no planejamento e concretização das ações de EA, articulando saberes e fomentando a interdisciplinaridade. Outrossim, conclui-se que existe a necessidade de um ‘agente coordenador’, sendo o elo que articula as instituições parceiras e transforma os projetos em algo sistêmico, superando o isolamento das ações.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
metodologia qualitativa por meio do Estudo de Caso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6589
10.14295/remea.v34i1.6589
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6589
identifier_str_mv 10.14295/remea.v34i1.6589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6589/4453
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 1 (2017); 72-91
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785493520384