TECENDO ENCONTROS E EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3880 |
Resumo: | O presente estudo foi realizado no Bosque Pedro Medeiros, uma área verde de lazer pública. Trinta crianças adentraram nesse território e participaram de dois momentos de encontros, em que foram desenvolvidas algumas atividades pedagógicas. Através delas pretendia vislumbrar a multiplicidade de olhares e relações tecidas pelas crianças com e através daquele lugar. Trago para este relato questões que foram recorrentemente enunciadas pelas crianças no decorrer das atividades. Entre as questões analisadas destacou-se a penetrabilidade de artefatos midiáticos nos modos como as crianças enunciavam aquela paisagem. Também ficou claro como as práticas educativas vivenciadas por elas estão envolvidas na forma como as crianças tecem relações com o mundo ao seu redor. Elas também mostraram outras formas de se relacionar com aquele espaço através das fabulações que criaram. Estas fábulas, mesmo que permeadas pela cultura, nos mostram outros caminhos, que fogem ao pensamento racional tão instituído em nossa sociedade. |
id |
FURG-9_6f840f684d0e7ca6910e7c2e25b1a47a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3880 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TECENDO ENCONTROS E EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTALBosque Pedro MedeirosCriançasPrática educativa.O presente estudo foi realizado no Bosque Pedro Medeiros, uma área verde de lazer pública. Trinta crianças adentraram nesse território e participaram de dois momentos de encontros, em que foram desenvolvidas algumas atividades pedagógicas. Através delas pretendia vislumbrar a multiplicidade de olhares e relações tecidas pelas crianças com e através daquele lugar. Trago para este relato questões que foram recorrentemente enunciadas pelas crianças no decorrer das atividades. Entre as questões analisadas destacou-se a penetrabilidade de artefatos midiáticos nos modos como as crianças enunciavam aquela paisagem. Também ficou claro como as práticas educativas vivenciadas por elas estão envolvidas na forma como as crianças tecem relações com o mundo ao seu redor. Elas também mostraram outras formas de se relacionar com aquele espaço através das fabulações que criaram. Estas fábulas, mesmo que permeadas pela cultura, nos mostram outros caminhos, que fogem ao pensamento racional tão instituído em nossa sociedade.Lepidus2013-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/388010.14295/remea.v24i0.3880REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3880/2316Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrelling, Aline GevaerdGuimarães, Leandro BelinasoArruda, Vera Lícia Vaz de2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/3880Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECENDO ENCONTROS E EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
TECENDO ENCONTROS E EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
TECENDO ENCONTROS E EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Krelling, Aline Gevaerd Bosque Pedro Medeiros Crianças Prática educativa. |
title_short |
TECENDO ENCONTROS E EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
TECENDO ENCONTROS E EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
TECENDO ENCONTROS E EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
TECENDO ENCONTROS E EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
TECENDO ENCONTROS E EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Krelling, Aline Gevaerd |
author_facet |
Krelling, Aline Gevaerd Guimarães, Leandro Belinaso Arruda, Vera Lícia Vaz de |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Leandro Belinaso Arruda, Vera Lícia Vaz de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krelling, Aline Gevaerd Guimarães, Leandro Belinaso Arruda, Vera Lícia Vaz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bosque Pedro Medeiros Crianças Prática educativa. |
topic |
Bosque Pedro Medeiros Crianças Prática educativa. |
description |
O presente estudo foi realizado no Bosque Pedro Medeiros, uma área verde de lazer pública. Trinta crianças adentraram nesse território e participaram de dois momentos de encontros, em que foram desenvolvidas algumas atividades pedagógicas. Através delas pretendia vislumbrar a multiplicidade de olhares e relações tecidas pelas crianças com e através daquele lugar. Trago para este relato questões que foram recorrentemente enunciadas pelas crianças no decorrer das atividades. Entre as questões analisadas destacou-se a penetrabilidade de artefatos midiáticos nos modos como as crianças enunciavam aquela paisagem. Também ficou claro como as práticas educativas vivenciadas por elas estão envolvidas na forma como as crianças tecem relações com o mundo ao seu redor. Elas também mostraram outras formas de se relacionar com aquele espaço através das fabulações que criaram. Estas fábulas, mesmo que permeadas pela cultura, nos mostram outros caminhos, que fogem ao pensamento racional tão instituído em nossa sociedade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3880 10.14295/remea.v24i0.3880 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3880 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v24i0.3880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3880/2316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783933239296 |