LUDICIDADE E PERCEPÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTOS PARA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ZOOLÓGICO DE SALVADOR – BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3079 |
Resumo: | Anteriormente considerados apenas por uma perspectiva taxonômica, os zoológicos não conseguiam abranger atividades relacionadas à Educação Ambiental. Com a mudança desta postura para uma visão sócio-ambiental, estes espaços hoje funcionam como grandes centros educativos, dialogando tanto com instituições que desenvolvem trabalhos no âmbito formal quanto com as demais que desenvolvem suas atividades nos espaços informais. Mas será que são vistos desta forma pela sociedade? Assim, o presente projeto foi desenvolvido no intuito de estudar como crianças da comunidade moradora do entorno do Zoológico de Salvador – BA o percebiam. A partir disto, buscou-se promover atividades lúdicas educativas que evidenciassem uma real apropriação do zoológico enquanto espaço educativo, no intuito de envolvê-las com a conservação da natureza. As atividades foram desenvolvidas durante três meses e os resultados mostraram que houve uma sensibilização positiva na maioria das crianças, sendo observado uma considerável mudança de postura, por parte de algumas delas, para com o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas - BA. |
id |
FURG-9_70f79ff5ea97c506941b30efb1c117ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3079 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LUDICIDADE E PERCEPÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTOS PARA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ZOOLÓGICO DE SALVADOR – BAEducação ambientalZoológicoAtividades lúdicasPercepção infantil.Anteriormente considerados apenas por uma perspectiva taxonômica, os zoológicos não conseguiam abranger atividades relacionadas à Educação Ambiental. Com a mudança desta postura para uma visão sócio-ambiental, estes espaços hoje funcionam como grandes centros educativos, dialogando tanto com instituições que desenvolvem trabalhos no âmbito formal quanto com as demais que desenvolvem suas atividades nos espaços informais. Mas será que são vistos desta forma pela sociedade? Assim, o presente projeto foi desenvolvido no intuito de estudar como crianças da comunidade moradora do entorno do Zoológico de Salvador – BA o percebiam. A partir disto, buscou-se promover atividades lúdicas educativas que evidenciassem uma real apropriação do zoológico enquanto espaço educativo, no intuito de envolvê-las com a conservação da natureza. As atividades foram desenvolvidas durante três meses e os resultados mostraram que houve uma sensibilização positiva na maioria das crianças, sendo observado uma considerável mudança de postura, por parte de algumas delas, para com o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas - BA.Lepidus2012-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/307910.14295/remea.v21i0.3079REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3079/1741Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarreto, Marcelo BarrosoCarvalho, Anderson Abbehusen Freire deRebouças, Surama Beatriz BandeiraAguiar, Maria Magalhães2020-08-14T19:59:53Zoai:periodicos.furg.br:article/3079Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:53Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LUDICIDADE E PERCEPÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTOS PARA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ZOOLÓGICO DE SALVADOR – BA |
title |
LUDICIDADE E PERCEPÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTOS PARA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ZOOLÓGICO DE SALVADOR – BA |
spellingShingle |
LUDICIDADE E PERCEPÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTOS PARA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ZOOLÓGICO DE SALVADOR – BA Barreto, Marcelo Barroso Educação ambiental Zoológico Atividades lúdicas Percepção infantil. |
title_short |
LUDICIDADE E PERCEPÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTOS PARA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ZOOLÓGICO DE SALVADOR – BA |
title_full |
LUDICIDADE E PERCEPÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTOS PARA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ZOOLÓGICO DE SALVADOR – BA |
title_fullStr |
LUDICIDADE E PERCEPÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTOS PARA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ZOOLÓGICO DE SALVADOR – BA |
title_full_unstemmed |
LUDICIDADE E PERCEPÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTOS PARA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ZOOLÓGICO DE SALVADOR – BA |
title_sort |
LUDICIDADE E PERCEPÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTOS PARA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ZOOLÓGICO DE SALVADOR – BA |
author |
Barreto, Marcelo Barroso |
author_facet |
Barreto, Marcelo Barroso Carvalho, Anderson Abbehusen Freire de Rebouças, Surama Beatriz Bandeira Aguiar, Maria Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Anderson Abbehusen Freire de Rebouças, Surama Beatriz Bandeira Aguiar, Maria Magalhães |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Marcelo Barroso Carvalho, Anderson Abbehusen Freire de Rebouças, Surama Beatriz Bandeira Aguiar, Maria Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Zoológico Atividades lúdicas Percepção infantil. |
topic |
Educação ambiental Zoológico Atividades lúdicas Percepção infantil. |
description |
Anteriormente considerados apenas por uma perspectiva taxonômica, os zoológicos não conseguiam abranger atividades relacionadas à Educação Ambiental. Com a mudança desta postura para uma visão sócio-ambiental, estes espaços hoje funcionam como grandes centros educativos, dialogando tanto com instituições que desenvolvem trabalhos no âmbito formal quanto com as demais que desenvolvem suas atividades nos espaços informais. Mas será que são vistos desta forma pela sociedade? Assim, o presente projeto foi desenvolvido no intuito de estudar como crianças da comunidade moradora do entorno do Zoológico de Salvador – BA o percebiam. A partir disto, buscou-se promover atividades lúdicas educativas que evidenciassem uma real apropriação do zoológico enquanto espaço educativo, no intuito de envolvê-las com a conservação da natureza. As atividades foram desenvolvidas durante três meses e os resultados mostraram que houve uma sensibilização positiva na maioria das crianças, sendo observado uma considerável mudança de postura, por parte de algumas delas, para com o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas - BA. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3079 10.14295/remea.v21i0.3079 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3079 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v21i0.3079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3079/1741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 21 (2008): Volume 21: julho a dezembro de 2008 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782426435584 |