LUDICIDADE E PERCEPÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTOS PARA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ZOOLÓGICO DE SALVADOR – BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Marcelo Barroso
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carvalho, Anderson Abbehusen Freire de, Rebouças, Surama Beatriz Bandeira, Aguiar, Maria Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3079
Resumo: Anteriormente considerados apenas por uma perspectiva taxonômica, os zoológicos não conseguiam abranger atividades relacionadas à Educação Ambiental. Com a mudança desta postura para uma visão sócio-ambiental, estes espaços hoje funcionam como grandes centros educativos, dialogando tanto com instituições que desenvolvem trabalhos no âmbito formal quanto com as demais que desenvolvem suas atividades nos espaços informais. Mas será que são vistos desta forma pela sociedade? Assim, o presente projeto foi desenvolvido no intuito de estudar como crianças da comunidade moradora do entorno do Zoológico de Salvador – BA o percebiam. A partir disto, buscou-se promover atividades lúdicas educativas que evidenciassem uma real apropriação do zoológico enquanto espaço educativo, no intuito de envolvê-las com a conservação da natureza. As atividades foram desenvolvidas durante três meses e os resultados mostraram que houve uma sensibilização positiva na maioria das crianças, sendo observado uma considerável mudança de postura, por parte de algumas delas, para com o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas - BA.
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